+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tcherenato
    Visitante

    Padrão Roteamento

    Salve pessoALL!!!

    Tenho o seguinte problema:

    Configurações do servidor de rede/firewall
    => eth0 configurada para internet (ppp0)
    => eth1 rede interna (192.168.0.0/24) - HUB
    => eth2 sem uso - HUB
    => HTB fazendo controle de banda na eth0 (upload)

    Como o HTB faz controle de banda somente na saída, eu poderia também fazer controle de banda com HTB na eth1, limitando assim a banda de download para a rede interna. Acontece que além de Internet, nesta rede também trafegam outros dados, que também seriam afetados pela limitação de banda.

    O que estou querendo fazer é rotear todos os dados vindos da ppp0 para eth2. Eu faria HTB na eth2 e teria controle de banda somente para pacotes vindos da internet, limitando o download.
    Sei que parece uma solução estranha, mas acontece que uso esta máquina (192.168.0.1) que está servindo a rede (Apache, Squid, FTP, Firewall, Gateway internet) também para uso pessoal e ela acabaria fugindo do controle de banda para downloads se aplicasse HTB na eth1.
    Sei que quando compilei meu kernel, eu o fiz com suporte a roteamento avançado, mas como não entendo quase nada deste assunto, pergunto:

    - Como eu poderia obrigar todos os pacotes entrando pela eth0 a sairem pela eth2 e seguirem para o destino na eth1?

    []'s

  2. #2
    jrlinux
    Visitante

    Padrão Re: Roteamento

    Olha kra, vc disse que usa outros aplicativos certo? Por isso naum pode limitar a banda pela eth1, pois prejudicaria o restante dos serviços. Mas vc pode selecionar quais as postas que vc quer que o HTB atue controlando o donwload. POr exemplo, Se os plactivos da sua empresa funciobnam na porta ex.: 12456, entaum vc naum prcisa controlar o donwload pra essa porta. Vc pode controklr apenas na porta 80, 21 por exemplo.....Isso fica super fćil usando o htb-tools.
    da um aolhad nisso...e ve se pode te ajudar.
    abraço.