+ Responder ao Tópico



  1. #1
    reaper
    Visitante

    Padrão instalar firefox

    galera, é o seguinte, sei que eu vo fazer uma pergunta bem idiota, mas eu so iniciante no linux e nao to conseguindo instalar o firefox.

    eu baixei a versao pro mandrake, dai veio esse arquivo compactado :

    firefox-1.5.0.4.tar.gz

    blz, dai eu descompactei ele na minha home. ele criou um diretorio chamado firefox mesmo. dentro deste diretorio tem esses arquivos aki :

    browserconfig.properties libnssckbi.so* plugins/
    chrome/ libplc4.so* readme.txt
    components/ libplds4.so* removed-files*
    defaults/ libsmime3.so* res/
    extensions/ libsoftokn3.chk run-mozilla.sh*
    firefox* libsoftokn3.so* searchplugins/
    firefox-bin* libssl3.so* updater*
    greprefs/ libxpcom_compat.so* updater.ini
    icons/ libxpcom_core.so* updates/
    libmozjs.so* libxpcom.so* xpicleanup*
    libnspr4.so* libxpistub.so*
    libnss3.so* mozilla-xremote-client*

    po.. mas e agora.. qq eu faço? ops:

  2. #2

    Padrão Re: instalar firefox

    Ai cara, vc tem duas opções:
    A primeira é baixar o rpm que vc pode enconrar em http://rpm.pbone.net/
    depois vc entra no terminal, entra no diretório em que está o pacote assim
    # cd (endereço)
    e depois instala da seguinte forma:
    # rpm -ivh firefox-xxxx.rpm

    lembrando que isso deve ser feito estando logado como root. :-D

    e a outra opção é pegar o fonte que vc pegou mesmo. Este que vc pegou, com extenção .tar.gz é o fonte que pode ser instalado em qualquer distribuição.
    Quando vc tiver que instalar algo desse jeito, a primeira coisa que se deve fazer, depois de descompactá-lo, é procurar por arquivos dentro da pasta, chamados readme ou install.
    Encontrando esses arquivos, no terminal digite
    $ less readme
    ou
    $ less install (lembrando que o $ só indica que vc está logado como usuario normal e # como root)

    o less vai de mostrar na tela o conteudo do arquivo que vai te dar dodas as instruções corretas de como instalar.

    Tenta ai e qualquer coisa volte a postar aqui que te ajudo! :lol:

    Abraço.


  3. #3
    reaper
    Visitante

    Padrão Re: instalar firefox

    po cara.. ta inguiçado isso aki :-(

    não vai de jeito nenhum.. eu baixei o rpm dele, mas da uma olhada nisso aki:

    [root@ws001 michel]# rpm -ivh mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk.i586.rpm
    aviso: mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk.i586.rpm: V3 DSA signature: NOKEY, key ID 26752624
    erro: Failed dependencies:
    libnspr4 >= 2:1.5.0.4 is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libnss3 >= 2:1.5.0.4 is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libcairo.so.2 is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libnspr4.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libnss3.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libpangocairo-1.0.so.0 is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libplc4.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libplds4.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libsmime3.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libsoftokn3.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    libssl3.so is needed by mozilla-firefox1.5-1.5.0.4-1.1.20060mdk
    po cara.. qq eu to fazendo de errado? :?

  4. #4

    Padrão Re: instalar firefox

    cara, cada um desses ai, são bibliotecas requeridas pelo firefox.
    Naquela pagina que vc achou o firefox tem uma lista abaixo enooorme contendo todas estas libs.
    vc pode baixar e instalar todas.

    e vc nao ta fazendo nada de errado. :-D

  5. #5

    Padrão Re: instalar firefox

    Primeira vez que usa linux?
    Instalou o Mandriva tem pouco tempo?
    O mandriva eh muito bom mas eu não conheço muuito.
    Dou aula e geralmente recomendo para meus alunos iniciantes o Ubuntu. Mas isso ai é mais gosto meu mesmo, mas só pra te adiantar... o Ubuntu é derivado do Debian e os dois possuem um dos melhores repositórios de pacotes.

    E só pra ter uma ideia, o Ubuntu tem uma "ferramentazinha" grafica, de administração de pacotes, chamada synaptic (q usa o apt-get do debian), que com ela vc gastaria menos de um minuto e uns 3 cliques pra baixar e instalar o firefox automaticamente.

    A grande "desvantagem" desse tipo de distribuição é que elas acabam fazendo tudo muito facil pra vc e vc acostuma com a moleza. O ubuntu 6.06 foi lançado recentemente e eu já pude dar uma olhada e achei muito bom. Instalador facil e tudo mais.

    Abraço, qq coisa... to aqui sempre. heheh

  6. #6
    reaper
    Visitante

    Padrão Re: instalar firefox

    entao cara.. é o seguinte, eu instalei o mandrake a poco tempo mesmo, porem eu ja mexo com linux a um tempinho. Aki na empresa tem um server Rad Hat 9.0, e acredite se quiser, eu sei mexer (um pouco) com o iptables e com squid, tanto que eu ja consigo administrar a rede aki de boa, tipo bloquear sites, restringir ips coisa e tal, porem essas coisas básicas eu nao sei fazer, eu pulei todo o basico de linux, tanto que eu sei pouquisimos comandos (burrice da minha parte), pq a empresa que administrava o nosso servidor cobrava muito caro, entao eu tive que aprender a mexer com o firewall e o proxy. e agora to instalando o mandrake aki e tomando a maior surra hehehe... e o ubuntu, realmente me falaram que ele é bem facil de usar,mas eu quero aprender no mandrake, como vc mesmo disse, depois agente acaba se acustumando com moleza, e eu quero muito me aprofundar no linux, pq é milhoes de vezes melhor que um ruindows da vida, (mesmo com a surra que eu to levando)

    voltando ao assunto do firefox, eu nao consegui achar aquelas bibliotecas, mas naquele primeiro arquivo tar.gz que eu baixei tem elas, mas elas tao com a extensao .so como instala esse trem?

    po cara, brigado pela força q vc ta dando... ainda bem que existem caras como vc que ajudam iniciantes patetas feito eu...

    valeu mesmo hein..

  7. #7

    Padrão Re: instalar firefox

    Então tenta instalar via source (.tar.gz) mesmo. Le o readme e ve como instala. Mas acho que vc tem q executar o arquivo firefox-bin... ou firefox.
    e pra executar, basta entrar no dir e digitar ./firefox-bin (como root)

    E nada de pateta... vc ja sabe muito e ta fazendo a melhor coisa q existe nesse mundo... APRENDENDO.

    msn: [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: instalar firefox

    Putz... eu não sei se o Mandriva tem apt-get... mas se tiver...

    Código :
    # apt-cache search firefox
    # apt-get install mozilla-firefox-blablabla

    O primeiro comando vai fazer uma pesquisa no repositório de pacotes e mostrar o quê tem disponível com a string "firefox". Olha o nome que mais se adequa e instala utilizando o segundo comando.

    Caso você não possua o apt-get, utilize o urpmi. Infelizmente, como eu não sou usuário do Mandriva, não posso te dar mais informações. A vantagem de utilizar os dois comandos é que eles já puxam as dependências necessárias automaticamente.


    Abraços!

  9. #9
    reaper
    Visitante

    Padrão Re: instalar firefox

    entao cara.. no final das contas, aquele arquivo "firefox" dentro daquela pasta que eu descompactei era o navegador. da pra usar ele normal, ja até baixei o plug-in do flash e instalei manualmente. o unico "problema" que eu encontrei é o seguinte, toda vez que eu vo abrir o navegador eu tenho que ir la na pasta que ele ta pra poder abir. eu nao posso jogar ele no Desktop se nao ele nao abre. mas blz, isso é o de menos, depois eu tento achar uma saida pra isso.. hj eu nao quero esquentar minha cabeça com mais nada, tem uns usuarios aki no trampo que tao me deixando loco... pela madrugada, eu sei que chamar eles de burros é até covardia, mas tem uns que são demais :x

    mas queria agradecer vcs pela força que vcs me deram.. valeu mesmo 8-)
    abraço a todos

  10. #10
    reaper
    Visitante

    Padrão Re: instalar firefox

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Putz... eu não sei se o Mandriva tem apt-get... mas se tiver...

    Código :
    # apt-cache search firefox
    # apt-get install mozilla-firefox-blablabla

    O primeiro comando vai fazer uma pesquisa no repositório de pacotes e mostrar o quê tem disponível com a string "firefox". Olha o nome que mais se adequa e instala utilizando o segundo comando.

    Caso você não possua o apt-get, utilize o urpmi. Infelizmente, como eu não sou usuário do Mandriva, não posso te dar mais informações. A vantagem de utilizar os dois comandos é que eles já puxam as dependências necessárias automaticamente.


    Abraços!
    a.. ja ia esquecendo, no mandrake nao tem o apt, eu tentei ele. ja o urpmi eu nem sei usar.. mas valeu mesmo assim cara. abraço