+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vandemberg
    Visitante

    Padrão Fita DAT

    Bom dia turma,
    Queria que voce me tirassem essa pequena dúvida.
    Estou comprando uma fita dat hp pro meu server e queia saber de voces sobre processo de intalação.
    Colocando a unidade no USB, basta dar o comando #tar -cvf /dev/st0 /diretorio/a/backupear/
    pra executar o backup? não é necessário nenhum comando pra montar ou coisa do tipo?
    O backup na fita é uma boa saida?
    Grato a todos.


  2. #2
    scsantos
    Visitante

    Padrão Re: Fita DAT

    Manipular Fitas DAT e DLT na mão eu achei uma tarefa árdua e um pouco complexa.

    O KDE tem um utilitário chamado KDAT aparentemente facilita em muito as coisas.

    Não testei ainda, teste e poste aqui os resultados.

    Silvio

  3. #3

    Padrão Re: Fita DAT

    eh esse comando q vc passou eh suficiente pra fazer o backup sim, fita dat é uma boa, mas usb? soh tive dor de caebeça com isso. o melhor eh scsi mesmo.

    scsantos:
    usar kde pra administrar o servidor é demias, vc gasta espaco no disco atoa, e corre o risco de falhas de seguranca direto

  4. #4
    scsantos
    Visitante

    Padrão Re: Fita DAT

    Citação Postado originalmente por 1c3m4n
    eh esse comando q vc passou eh suficiente pra fazer o backup sim, fita dat é uma boa, mas usb? soh tive dor de caebeça com isso. o melhor eh scsi mesmo.

    scsantos:
    usar kde pra administrar o servidor é demias, vc gasta espaco no disco atoa, e corre o risco de falhas de seguranca direto
    Citação Postado originalmente por 1c3m4n
    eh esse comando q vc passou eh suficiente pra fazer o backup sim, fita dat é uma boa, mas usb? soh tive dor de caebeça com isso. o melhor eh scsi mesmo.

    scsantos:
    usar kde pra administrar o servidor é demias, vc gasta espaco no disco atoa, e corre o risco de falhas de seguranca direto
    Não estamos falando de KDE para administrar servidor, e sim a unidade de backup de forma mais amigável, mas eu entendo a sua forma de postagem.

  5. #5
    vandemberg
    Visitante

    Padrão Re: Fita DAT

    Ele é USB sim, algum comando adicional para a instalação?

  6. #6
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: Fita DAT

    Dependendo do tamanho de sua massa de dados uma DDS2/3 ou 4 pode ajudar mas se passar dos 40GB aí o bom já é começar pensar numa DLT ou AIT.

    Só faça uma alteração no seu comando para comprimir os dados:

    tar cvfz /dev/st0 /diretorio/a/backupear

  7. #7

    Padrão Re: Fita DAT

    fnegreiros... não acho que comprimir dados de backup, seja uma boa idéia.

    O que vc acha??