+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar arquivos hd windows XP???

    Fala galera...
    Estou com mais algumas dúvidas de iniciante....rrs :roll:
    Tenho 2 hds : 1 está instalado o windows Xp e em outra partição do 2003E.E no outro está instalado o Suse 10.1
    Ao entrar pelo Suse consigo ver as partições instaladas..mas não consigo abri-las, dá erro de acesso negado.
    Existem algum programa para acessar ??? O que devo fazer ??
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Bom, vamos ver se consigo ajudar, já que também estou engatinhando!
    Também tenho o XP em um HD e em outro o Kurumin. Se você está vendo as partições, provavelmente conseguirá acessá-las com o comando: mount /mnt/hda1, caso seja esta a partição em que o windows está instalado. Caso tenha os dados em hda5, por exemplo, poderá usar o comando anterior, trocando o hda1 por hda5.

    Até!
    Paulo

  3. #3

    Padrão Acessar arquivos hd windows XP???

    Pode ser problema da permissão também.
    Tente logar como superusuario e dar um CHMOD nas partições.

    darkstar@root: chmod 777 /mnt/hd1

    Tenho a certeza que as partições tenham sido montadas corretamente,senão é erro de montagem de partição.

    Abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Amigo, na verdade, voce tem que editar seu arquivo fstab, que fica em /etc/fstab.
    Na net existem milhares d explicacoes desse arquivo e como voce faz para montar particoes.
    A particao do ruindo$ xp (NTFS), voce so vai conseguir montar com permissao de leitura. Se voce quiser escrever na particao, existem programas que fazem isso e sao faceis de instalar, lembrando que voce deve estar com o kernel 2.6+ e carregando com ele o suporte de escrita em NTFS.

    Vou tentar te ajudar, mas acoselho dar uma pesquisada num exemplo do arquivo fstab.
    Quando voce abrir o /etc/fstab, vai encontrar algumas colunas... para abrir, use um editor de texto que voce preferir. tem o gedit, o kwrite, pico (terminal) e um monte de outros.

    Nesse arquivo, a primeira coluna trata-se do dispositivo que voce quer montar, no caso /dev/hdaX (sendo X o num da particao).
    Na segunda coluna fica o ponto de montagem. Eh apenas uma pasta que voce deve criar em algun lugar do tipo... (mkdir /mnt/ruindows ) (pasta criada em /mnt). Ai seráo diretório que voce acessará toda vez que quiser ver os arquivos.
    Na terceira será especificado o tipo da particao, no seu caso, ntfs.
    A quarta linha eh muito importante pois eh nela que voce vai setar as opcoes de montagem... pesquise melhor sobre isso.
    As ultimas duas colunas realmente eu nao sei o que sao mas pode colocar um 0 (zero) na penultima e 1 (um) na ultima (está assim no meu :-D).

    Logo, fica mais ou menos assim.

    /dev/hda1 /mnt/ruindows ntfs defaults,umask=007 0 1

    depois para as mudancas ocorrerem vc deve ir no terminal e montar a particao desta forma.
    # mount /mnt/ruindows

    ou reinicie o computador.

    Lembrando que a edicao do arquivo e a montagem da particao deve ser feita como root.

    Abraco e bom trabalho.

  5. #5

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Não é necessário reiniciar o computador (pelo amor de deus, estamos falando do linux!), use o comando mount da seguinte maneira:

    mount -t tipo_do_fs /dev/hda1 /ponto/de/montagem

    tipo_do_fs = fat, fat32, ntfs, iso9660, nfs

    esse são os mais usuais, boa sorte

    o arquivo fstab funciona assim, vc pode especificar quais partições vc quer que seja montada na inicialização do sistema. Para montar uma partição que está descrita nesse arquivo é só dar o comando 'mount /dev/dispositivo_a_se_montado' sem especificar o local, pois esse já está escrito no fstab. Se a partição não estiver nesse arquivo, vc tem que escrever o comando inteiro.

    Os últimos 2 campos númericos servem para:

    5º campo: setar backup com o utilitário dump, se estiver 0 ele não faz backup, geralmente não é utilizada essa opção
    6º campo: ordem em que o fs vai ser checado pelo fsck, se estiver 0 ele não vai ser checado, 1 vai ser checado antes da partição / e 2 depois da partição / (acho que é isso, não to muito lembrado)

    É isso

  6. #6

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Blz....vou tentar fazer tudo isto qdo chegar em casa e depois posto o que ocorreu..
    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Fala galera...
    então usei o comando cima :
    mount -t tipo_do_fs /dev/hda1 /ponto/de/montagem
    e funcionou normal ..agora estou tendo acesso as 2 partições.
    Só não entendi como configurar a quarta coluna no arquivo fstab para inicializar com o sistema..
    alguém ??
    Obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Se vc colocar 'default', quando o sistema iniciar, essa partição será montada automaticamente.

  9. #9

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Perfeito ..caso resolvido estou conseguindo acessar normalmente as 2 partições....
    Obrigado Galera.

  10. #10

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Se quiser escrever na partição NTFS, procure por `Captive`.
    Já li a respeito, vi que eh fácil configurar mas nunca usei. :-P

  11. #11
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    não queria ser chato, mas acho q escrever em partições ntfs não é a melhor coisa...
    acho que ainda não é uma feature estável e homologada
    mas eu posso estar errado e desinformado

  12. #12

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Eu tb concordo com o Super_Diaulas, é instável e vai dar merda qlqr hr...
    Até a leitura tem certos problemas as vezes.

    A solução que eu encontrei para compartilhar aquivos com o ruindow$ e Linux foi criar uma partição só pra aquivos e com o sistema de arquivos fat32. O problema foi resolvido, consigo escrever normalmente e um unico problema que me ocorreu foi um que realmente nao sei se eu estava louco mas apareceu uma pasta de musica em um lugar absurdo... e nao fui eu que mandei... Deixa pra lá.

    Uma coisa que se deve preocupar, a respeito da utilização de fat32 em vez de ntfs, é que vc perde um pouco de desempenho e um pouquinho de espaço no HD tb. Mas a minha necessidade é maior.

    PS.: Tem programa pra ruindow$ que permite ele ler patições ext2/3... mas este eu não sei o nome e tb me recusaria a falar. rsrsrs
    PPS.: ruindow$ é só pra jogar alguns jogos e olhe lá... rsrsrs (meu os pra jogos... )

  13. #13

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Citação Postado originalmente por samuelstj
    Se quiser escrever na partição NTFS, procure por `Captive`.
    Já li a respeito, vi que eh fácil configurar mas nunca usei. :-P
    Site do Captive: http://www.jankratochvil.net/project/captive/

    Ab, Duca

  14. #14

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Æ!!

    Nossa....Bem interessante essa do Captive...Eu ja tinha ouvido falar, mas ficou só nessa...Agora com o site em mãos vou testar para ver como é.... :-D

    Há braços

  15. #15

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    backup de tudo antes.... não se assuste se seu rundow$ não inicializar mais... se seus arquivos começarem a desaparecer... e muitas outas coisas.
    Bem aventurados aqueles que fizeram backup.. rsrsrs
    Abraço :-P

  16. #16

    Padrão Re: Acessar arquivos hd windows XP???

    Æ!!

    Putz...Não me assuste....uaehueahueahaeuahe
    Vou pensar seriamente depois dessa....
    Mas se os problemas ocorrerem só no windows ta beleza....O importante é não acontecer nada com o Linux...

    Há braços