+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance + ip dinamico (cliente pppoe) é possivel?

    boa noite pessoal... preciso fazer um load balance no meu mikrotik.. tenho dois adsl, ligados a duas plc de rede no mikrotik e uma 3ª placa de rede pra ligar os clientes...
    agora vem a maior duvida: meus modems adsl estao configurados como bridge e no mikrotik estou usando duas interfaces cliente pppoe, uma em cada... pra piorar é ip dinamico...
    eu nao gostaria de mudar os modems pra router pois travam muito ( especificamente esses q tenho, o D-Link 500G). Sera q da pra fazer esse load balance nessas condições ( com meus dois adsl conectados via cliente pppoe do mikrotik)? ou vou ter mesmo q mudar meus modems pra router?
    espero q tenham entendido minha pergunta e possam me ajudar :P
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Load Balance + ip dinamico (cliente pppoe) é possivel?

    O IP que a sua conexão PPPoE recebe é dinâmico, mas provavelmente o Gateway será o mesmo para os 2 links, pelo menos aqui na BrasilTelecom é assim: todos ADSL possuem o mesmo gateway... Isso descarta a hipótese de vovê fazer load balance com eles, uma vez que ele é baseado nos IP´s dos Gateways... Naum tem jeito, que eu saiba... Vai ter que colocar eles em modo Router... Mas já vou avisando, troca eles logo....

  3. #3

    Padrão Re: Load Balance + ip dinamico (cliente pppoe) é possivel?

    caro _AGM_ , muito obrigado... esse lance de ser o mesmo gateway eu nao sabia... valeu a dica... vou providenciar a troca desses modems.. qual vc me recomenda? tive uma ideia agora.. posso tipo pegar duas maquina simplezinhas e instalar o brazilfw pra conectar esses adsl mantendo o modo bridge.. e usar os ips desses servidores brazilfw como gw do meu mikrotik certo? mais ainda o melhor jeito é passar os modems pra router pois darao menos problema q essas maquinas "simplezinhas" .. heheh.
    qual o melhor metodo de fazer esse load balance? preciso q sejam somadas as velocidades dos adsl... sao dois de 1mb... eu faria download a 2mb entao? ou o negocio mesmo é dizer q tipo de dados vai sair por tal gateway?

  4. #4
    drlinuxap
    Visitante

    Padrão Re: Load Balance + ip dinamico (cliente pppoe) é possivel?

    Amigo tenho feito varios loadbalance com dsl da Brasil Telecom, porem tenho recomendado para os meus clientes roteadores 3com 812 , pois tenho notado que eles quase não travam . Tem clientes que passa meses sem travamento dos roteadores.

  5. #5

    Padrão Re: Load Balance + ip dinamico (cliente pppoe) é possivel?

    Eu também recomendo o 3Com OfficeConnect 812.

    Para fazer o Load Balance, tem um tutorial que funciona de forma bem interessante...

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways

    Ele não "soma" os links, mas se vc fizer um download usando um gerenciador de downloads, ele irá criar várias conexões, e esse tutorial trata justamente de balancear as conexões novas que vão sendo feitas... Desta forma, com certeza vc vai usar os 2 links...

    Nesse tópico tá tudo isso explicado:

    http://forum.under-linux.org/index.php?topic=44975.0

    Boa sirte, hehehhe