+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como atingir o maximo desempenho do airaya

    E ae pessoal.


    Pessoal estou iniciando a utilização dos rádios airaya na minha rede escolhi eles para fazer o backbone da minha rede, estou utilizando antenas Visiontec de 24Dbi 5.8 ligadas aos meus airaya a distancia do link e de 500Metros, estou com a média de 1,5ms, mas notei que quando minha rede esta com vários clientes logados o tempo de resposta começa a váriar de mais(os tinha dois realsat que mantinham-se sempre em 2 a 4ms). Gostaria de saber como alguns de vcs estão utilizando os rádio e saber se tem alguma forma de aumentar a performace deles, estou utilizando a seguinte configuração 5Ghz (20Mhz wide Channeles) - Radio frequencia 5260 - Data Rate Best - Transmit Power 21dBm, esta configuração fiz em ambos os radios que estão neste enlace.
    Outra pergunta é quanto a teste de trougputh como posso faze-lá?


    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    Voce fez a vistoria no mostrador de nivel de sinal que o proprio radio possui? ele tem na guia advanced um item onde vc clica em stats e verifica o nivel de sinal e thoughput, lá vc encontra a melhor performance para o enlace. quanto ao ping, não nem nada haver a variação dele, tenho enlaces que entre os radios o meu ping vai a 2000ms, o motivo é simples, o controle de ack, que não tem compensação de ICMP, pelo menos foi o que descobri até agora. o trafego para medir é facil, coloque um arquivo de 100mb no teu server e baixe na ponta do airaya. desligue o seu radio que faz ap, ligue um notebook na ponta e faça um download, meça a taxa e multiplique por 8 assim vc tem a taxa em megabits.

    abraços.

    massa

  3. #3

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    Cara Obrigadão pela dica agora estou conseguindo monitorar o link, mas queria tirar um duvida com o pessoal e contigo se vc souber me informar me disseram que estes rádios são muito fortes e por estarem muito proximos estão saturando o link o que acaba fazendo que eles se perderem. Vcs concordam com isso, lembrando o link é de apenas 300 metros ligados por antenas de 24 dbi da visiontec

  4. #4

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    Liguei um par de airaya com duas antenas zirok de 60 cm (para teste) aqui dentro do provedor, ficou 2 dias ligado, entre uma mntena e outra tinha no maximo 5 metros!
    Nao percebi nenhuma saturação!

  5. #5

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    este lance de saturação é balela, não tem lógica o sinal de mais fazer algo ruim... tem que ser ao contrario... heheh...

    qual o valor que vc pegou na medição? tenho um enlace com 300mts tambem , tenho 54mbits direto no mostrador...

    roda direitinho...

    abraços

    massa

  6. #6

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    nesse enlace que eu tenho esta passando 300 clientes que acessam paginas da web e fazem donwloads o mais interessante de tudo é que quando os radios começam a estourar o tempo de resposta a 2000ms eu ligo meu link antigo em 2.4 ghz que utilizam dois rádios realsat e os radinhos aguentam como média de 2ms é neste ponto que estou intrigado, pq os radios menores que na teoria seriam muito mais fracos que os airaya aguentam o mesmo trafego que os airaya não aguentam?

    Grato pelas contribuições

  7. #7

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    eu nao lhe disse que icpm nao tem nada haver com trafego???? bom , nao no caso dos airaya, pouco importa o ping entre eles, o que vale é quanto de banda eles aguentam, agora tenha a certeza que mais que os seus edimax isto é.. faça o teste como lhe disse, faça um download d eum arquivo de 600mb do provedor para o seu notebook usando o link airaya sozinho.. e meça....


    abraços...

    massa

  8. #8

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    Pessoal consegui achar o ponto ideal do meu airaya, precisei setar a seguinte configuração 5Ghz (10 Mhz wide chanel), na frequencia 5300, data rate: Best, Trasnmit Power: 21 dBm, desta forma o rádio esta fazendo meu backbone muito bem estabilizado e aguantando o trafego de mais de 300 clientes.

    Sobre a dica do amigo para ver o nivel do sinal muito válida e bastante util meus rádios estão com o seguinte gráfico rate 36, Last Trasmitted 17 e Last Received 16.

    Obrigado a todos pelas dicas.

    Tenho ainda uma pergunta a quem souber a resposta.
    Dentro do airaya tem algum local onde eu escolho a opção Ponto a Ponto ou Ponto Multi Ponto?

    Grato

  9. #9

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    Este radio aceita trabalhar em AP Multi Ponto ???

  10. #10

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    O Airaya é o unico radio - MESH do mercado que tem este preço bom como tem, ele faz GRID de qualquer quantidade, para fazer ele falar com outros basta colocar o mac dos airaya que falarão com ele, não tem que setar nada, multiponto.

    exemplo:

    Airaya BAse - mac 00xx33 - (1)
    Airaya Torre 1 - mac 00yy33 - (2)
    Airaya torre 2 - mac 00ww33 - (3)
    Ayraia Torre 3 - mac 00zz33 - (4)

    ** a numeração entre parenteses é só para facilitar (1) ou demais.

    vamos supor que vc quer ligar as torres entre si, e a base com a torre 1.
    no radio (1) vc coloca o mac - 00yy33
    no radio (2) vc coloca o mac - 00xx33 e 00ww33
    no radio (3) vc coloca 0 mac - 00ww33 e 00zz33
    no radio (4) vc coloca o mac - 00ww33


    eu tenho aqui radios que falam com 4 ou 5 outros

    funciona normalmente bem.

    abraços.

    massa

  11. #11

    Padrão Re: Como atingir o maximo desempenho do airaya

    Citação Postado originalmente por massanegra
    O Airaya é o unico radio - MESH do mercado que tem este preço bom como tem, ele faz GRID de qualquer quantidade, para fazer ele falar com outros basta colocar o mac dos airaya que falarão com ele, não tem que setar nada, multiponto.

    exemplo:

    Airaya BAse - mac 00xx33 - (1)
    Airaya Torre 1 - mac 00yy33 - (2)
    Airaya torre 2 - mac 00ww33 - (3)
    Ayraia Torre 3 - mac 00zz33 - (4)

    ** a numeração entre parenteses é só para facilitar (1) ou demais.

    vamos supor que vc quer ligar as torres entre si, e a base com a torre 1.
    no radio (1) vc coloca o mac - 00yy33
    no radio (2) vc coloca o mac - 00xx33 e 00ww33
    no radio (3) vc coloca 0 mac - 00ww33 e 00zz33
    no radio (4) vc coloca o mac - 00ww33


    eu tenho aqui radios que falam com 4 ou 5 outros

    funciona normalmente bem.

    abraços.

    massa
    Muito obrigado pela dica !
    Este sistema funciona com o Ovis 5000 5,8 tipo deixo ele em WDS e vou adicionando os MACS ?