+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Resolv.conf

    Bom dia,


    Pessoal é o seguinte tenho um servidor slackware 10.2 kernel 2.6.13 a minha dúvida é a seguinte quando reinicio a máquina perco o ip de dns da minha rede 192.168.0.3 e só permanece o ip do velox o que estaria mudando meu resolv.conf?????

    Já instalei outros servidores Slackware com kernel 2.4 e nunca havia acontecido isso!

    Agradeço desde

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Cara, da uma checada no DHCP server, ele que te envia os dns`s.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Cara a minha conexão é velox, como faço para desabilitar o DHCP???


    Grato


  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Mas... vc nao ta usando ip fixo??? em servidor?
    Descubra as configuracoes da sua rede, gateway... ip disponivel...
    E depois edite o arquivo /etc/resolv.conf e adicione os dns do seu provedor juntamente com o seu dns ai.
    flw.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Se vc desabilitar o DHCP como vc vai se conectar? Quais serviços estão disponíveis no seu servidor?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Só estou utilizando ele como gateway!

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    entao faz isso ai, coloca ip fixo. que dai depois que vc mudar o resolv... nunca mais ele vai ser mudado pelo dhcp.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Depois dessa máquina vem o modem ou o roteador?

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Mas o problema é que o velox não tem ip fixo!! então não tem como colocar fixo só o da minha rede está fixo!

    Valeu

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    É o seguinte tenho um modem da telemar (velox) conectado nessa máquina! e compartilho a conexão para as outras estações. Tenho 2 placas de rede!

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Então vc só tem que fazer nat de uma rede pra outra, acredito que já esteja configurado assim, a placa do velox vc não altera nenhuma configuração, o endereço tem que ser dinâmico mesmo.

    O resolv.conf é alterado por causa disso, mas não precisa se preocupar que não há problema algum.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Cara... eu ano sei, tente configurar o modem velox colocando o seu dns la dentro ou aguarde alguem postar uma solucao aqui. Mas enquanto isso, se vc colocar dentro do /etc/rc.d/rc.local pra escrever o seu dns no seu resolv... pode resolvER... ¨emergencialmente¨.

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    O que está acontecendo é que ele perde o ip do meu servidor dns interno e quando isso acontece as estações não conseguem mandar emails (servidor de email externo)??? esse é meu problema!!!

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    valeu mesmo!!

    Vou tentar alguma solução nem que seja provisória!!!


    Valeu!!!


  15. #15

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Nesse caso suas estações também tem que ser configuradas para ip dinâmico. Assim, sempre que atualizar a configuração do gateway, vai ser atualizada a configuração dos hosts.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Correto minhas estações já estão configuradas para dhcp!


  17. #17

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Vc deve estar configurando o DNS com o ip do gateway. O DNS deve ser o fornecido pela Velox, ou seja, o mesmo usado pelo gateway. Exemplo:

    eth0 (rede externa)
    ip: 200.210.220.230/24
    gateway: 200.210.220.231
    dns: 200.210.220.232

    eth1 (rede interna)
    ip: 192.168.0.1
    gateway: 200.210.220.231
    dns: 200.210.220.232

    estação
    ip: 192.168.0.10
    ip: 192.168.0.1
    dns: 200.210.220.232

    Sacou?

  18. #18

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Mas se eu colocar sem o dns interno as estações não vão mais resolver internamente!

  19. #19

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    Configura com dns secundário então.
    Essa configuração funciona somente quando vc tem um servidor DNS externo, que replica as informações para o seu DNS, acho q não é o seu caso. Procure entender melhor como funciona um DNS, se vc tem um servidor que só resolve os nomes da sua rede, ele é praticamente inútil.

  20. #20

    Padrão Re: Dúvida Resolv.conf

    pense o simples, faça o simples.

    Quando vc recebe a informação, via dhcp, do ip-addr do seu provedor (no caso, velox) TAMBÉM recebe o ip-addr do servidor de nomes, no caso, o dêles. Pra simplificar, vc pode alterar o atributo do arquivo /etc/resolv.conf para apenas leitura ( chmod -fv 0644 /etc/resolv.conf) pelos usuários não-root. Até mesmo 0600 Iexclusividade do root) pode ajudar.

    ou então pode até fazer um comando, dentro do script de get-addr, para substituir êsse arquivo por outro (seu), após recebido o ip-addr dhcp.