+ Responder ao Tópico



  1. #1
    reaper
    Visitante

    Padrão opnião dos camaradas

    galera é seguinte.. eu tenho aki na empresa um servidor de internet linux. Eu to usando o Red HAt 9.0.
    Esses dias um cara da empresa que da "suporte" pra gente disse que tava na hora de atualizar esse servidor. Ele falo pra agente colocar uma Distru mais atual, dai ele disse pra gente colocar ou o Mandrake ou o Debian. Mas sinceramente eu nao sei se é mesmo o caso de trocar.. pq esses caras sao mercenarios, eles leveriam o dia inteiro pra configurar esse servidor, e cada hora deles custa R$70,00, 8 horas = R$560,00. entao eu gostaria de saber da opniao de vcs, se vale mesmo a pena trocar de distru. Pq se valer, derrepente até eu mesmo posso trocar.. instalo o mandrake e ja era. Não é tão dificil assim...

    se vcs puderem colaborar com a opniao de vcs :-D

    abraço a todos

  2. #2
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    A Red Hat descontinuou (ou está para descontinuar) o suporte ao RH9, dependendo do hardware da sua máquina o Debian pode dar alguns problemas com relação à drivers, convem pensar tb. na instalação de um Fedora Core 5, tendo em vista que vc. já trabalha com RH e não vai estranhar o ambiente.

  3. #3

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    Versões desatualizadas e descontinuadas pelo fabricante, correm sério risco de problemas com vunerabilidades. Se tem conhecimento suficiente para tal, aconselho a instalação de um a + atual!!

    Não se esqueça que um servidor de Internet (Proxy / Firewall), não é só compartilhar a Interente!!

    mtec

  4. #4
    reaper
    Visitante

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    Citação Postado originalmente por mtec
    Versões desatualizadas e descontinuadas pelo fabricante, correm sério risco de problemas com vunerabilidades. Se tem conhecimento suficiente para tal, aconselho a instalação de um a + atual!!

    Não se esqueça que um servidor de Internet (Proxy / Firewall), não é só compartilhar a Interente!!

    mtec
    cara.. eu vo fazer o seguinte... antes de atualizar o server.. eu vo instalar o fedora na minha maquina, dai eu faço todos os testes, instalo o squid o iptables e coloco eles pra funfar..
    mas vc me sugere fazer mais alguma coisa? tipo.. sei la.. algum outro programa...

    obrigado por ter respondido :-)

  5. #5

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    Leve em consideração que a maquina que vc vai montar eh um servidor e não um desktop
    ou seja um servidor de aplicação tem que ser estavel, e desculpe mais o fedora pra servidores em aplicação não recomendaria mesmo.
    o que diria a vc se for optar em continuar em uma distro que usa rpm use o corporativo, ou opte pelo Debian, use o SARGE, pois são os pacotes estaveis, sem correr riscos, e com a 'facilidade do apt' .
    mais do que tudo com relação ao dinheiro, ja que vc tem tempo e tem mais uma maquina é certo que vc pode fazer uma serie de testes ...
    Savio

  6. #6
    reaper
    Visitante

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    Citação Postado originalmente por tronx
    Leve em consideração que a maquina que vc vai montar eh um servidor e não um desktop
    ou seja um servidor de aplicação tem que ser estavel, e desculpe mais o fedora pra servidores em aplicação não recomendaria mesmo.
    o que diria a vc se for optar em continuar em uma distro que usa rpm use o corporativo, ou opte pelo Debian, use o SARGE, pois são os pacotes estaveis, sem correr riscos, e com a 'facilidade do apt' .
    mais do que tudo com relação ao dinheiro, ja que vc tem tempo e tem mais uma maquina é certo que vc pode fazer uma serie de testes ...
    Savio
    cara.. qq vc acha do mandrake? ele me parece bom, e como eu ja tenho algum conhecimento...
    e outra coisa.. o que é esse sarge? eu só conheço o SARG que é aquele programa de relatorios de acessos no squid.. tem alguma coisa a ver ou não?

  7. #7

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    vamos la ...o mandrake não seria uma distro totalmente estavel para um servidor de aplicações... pricipalmentes pelo seus pacotes pre compilados..
    Debian, o debian é uma distro que tem versão estavel,outra testing, e uma outra unstable...
    a estavel tem o codnome SARGE, a testing usao o codnome ETCH e tem a unstable não lembro agora ...
    o que é itneressante todoso os pacotes do sarge não possuem erros, são pacotes estaveis,
    testados na versão teste do propio debian, o que é otimo para um servidor... estabilidade e segurança.

    bom faz o teste...

    espero ter te ajudado

  8. #8

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    O codinome para unstable é sempre SID.

    :wink:

  9. #9

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    Eu gosto muito do Centos ( http://www.centos.org ) que é uma versão compilada do Red Hat Enterprise Linux, só que grátis.

    Caso você queira uma distribuição estável e que seja igual a Red Hat, te recomendo esse. O Fedora sempre tem seus probleminhas...

    Aqui no DataCenter, eu só trabalho com Red Hat EL AS4, mas são todos pagos, pois preciso de uma distro estável e com suporte.

  10. #10

    Padrão Re: opnião dos camaradas

    Citação Postado originalmente por fredy10
    Eu gosto muito do Centos ( http://www.centos.org ) que é uma versão compilada do Red Hat Enterprise Linux, só que grátis.

    Caso você queira uma distribuição estável e que seja igual a Red Hat, te recomendo esse. O Fedora sempre tem seus probleminhas...

    Aqui no DataCenter, eu só trabalho com Red Hat EL AS4, mas são todos pagos, pois preciso de uma distro estável e com suporte.
    Yes....... se vc quer continuar a usar uma distro baseada na estruta de diretorios da red hat ,essa eh uma otima distro.. e vc continua com usando as facilidades como kudzu e o anaconda que é da red hat..