+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente Transparente

    Ola pessoal, estou a quase um dia tentando fazer o mikrotik trabalhar como cliente sem NAT, a situação é a seguinte:
    Tenho um servidor com autenticacao por ip/mac/login/senha (o myauth do patrick) e gostaria de colocar em um ponto com um cartao atheros fazendo cliente de um ap e uma placa de rede ligada a um hub onde os clientes vao estar ligados.
    Ja configurei o cartao, setei ele como station, conectei ele no ap (verifiquei no ap e ele esta mesmo conectado) ativei a bridge entre o cartao e a placa. Mas mesmo assim, nao consigo nem pingar meu ap, ja to ficando louco, sera que alquem ja fez isso??

    []'s Bene

  2. #2

    Padrão Re: Cliente Transparente

    Você não vai conseguir fazer esse Mikrotik "conversar" com o AP ao qual ele se conecta utilizando da estrutura AP Bridge / Station sem fazer NAT... Dizem que é uma limitação, ou um padrão, do protocolo 802.11... Para fazer um enlace com 2 Mikrotik transparentes, em ambos vc vai ter que setar os modos de operação, ao invés de AP Bridge no AP, e ao invés de Station no cliente, para WDS...

    Como eu nunca fechei um enlace assim, gostaria de saber exatamente quais configurações preciso deixar na interface wireless, tanto no AP, quanto no cliente, e também gostaria de saber a opinião a respeito do desempenho de um enlace assim, um avez que com o Star-OS, nos modos Access Point (no AP) e Station (no cliente) eu conseguia throughputs reais de 48 Mbps, com placas AG530 em 5.8 GHz... Será que consigo isso também no modo WDS com os Mikrotiks, ou é mais aconselhável deixar nos modos AP Bridge / Station e fazer NAT no MK cliente??? E se eu precisar colocar um IP válido num cliente do cliente do enlace???

    Não tô assustando a galera aeh naum neh??? hehehehe

  3. #3

    Padrão Re: Cliente Transparente

    Caro AGM, eu ja conhecia essa limitação, mas realmente esperava que no mk teria um modo de faze-lo, pois sei que no star-os faz, em todos esses pequenos ap's que usamos pra clientes faz ( mesmo sem o firmware de roteamento).

    Agora quanto ao seu enlace, creio eu que o mk faz isso melhor que o star-os pra distancias menores, parece que o protocolo do star-os trabalha melhor com longas distancias, agora uma coisa é fato (até onde vai meu conhecimento) qualquer enlace fica muito melhor se vc usar os protocolos de ptp pois os desempenhos deles são melhores que os protocolos de ap/station, se alguem discordar pode postar aki....

    []'s Bene

  4. #4

    Padrão Re: Cliente Transparente

    Citação Postado originalmente por benematos
    Ola pessoal, estou a quase um dia tentando fazer o mikrotik trabalhar como cliente sem NAT, a situação é a seguinte:
    Tenho um servidor com autenticacao por ip/mac/login/senha (o myauth do patrick) e gostaria de colocar em um ponto com um cartao atheros fazendo cliente de um ap e uma placa de rede ligada a um hub onde os clientes vao estar ligados.
    Ja configurei o cartao, setei ele como station, conectei ele no ap (verifiquei no ap e ele esta mesmo conectado) ativei a bridge entre o cartao e a placa. Mas mesmo assim, nao consigo nem pingar meu ap, ja to ficando louco, sera que alquem ja fez isso??

    []'s Bene
    Bene tem duas opcoes...
    1) vc pode trabalhar como bridge transparente.. e so criar um bridge e associar as interfaces que vc quer..
    2) colocar ele como router, ele vem por padrao assim, eu particularmente gosto de trabalhar como router pois te dar mais opcoes... para botar ele para trabalhar em router vc tem que fazer o seguinte:
    vamos supor que teu myauth a interface do cliente seja a eth1 e nela o ip 192.168.0.1/24
    e que o mk tem duas interfaces, uma lan e outra wlan
    na lan tu bota 192.168.0.2/24 e na wan 192.168.2.1/24 gw 192.168.0.1
    no gw do mayauth vc tem que definir uma rota para os ips da wlan no mk que 192.168.2.1
    fazendo assim vc vai colocar os clientes associados na wlan com os ips 192.168.2.2 a 255
    para definir a rota no gw linux: route add -net 192.168.2.1 gw 192.168.0.2







  5. #5

    Padrão Re: Cliente Transparente

    Caro Oyama, ta justo ai o problema, nao tem como definir o mk como cliente wireless fazendo uma brigde, ele só funciona como router, e pra isso, ele repassa apenas o mac e o ip dele para o server myauth, e isso no meu caso nao da, pois travo ele pelo mac e pelo ip tb, mas ja to resolvendo, vou colocar outro mk na minha torre e fazer um bridge entre 2 mk, ai vai resolcer meu problema de vez.....

    []'s Bene

  6. #6

    Padrão Re: Cliente Transparente

    Citação Postado originalmente por benematos
    Caro Oyama, ta justo ai o problema, nao tem como definir o mk como cliente wireless fazendo uma brigde, ele só funciona como router, e pra isso, ele repassa apenas o mac e o ip dele para o server myauth, e isso no meu caso nao da, pois travo ele pelo mac e pelo ip tb, mas ja to resolvendo, vou colocar outro mk na minha torre e fazer um bridge entre 2 mk, ai vai resolcer meu problema de vez.....

    []'s Bene
    Bene isto deve ser uma limitacao da placa wireless ou do modo que o mk trabalha como ap, wds..., não o modo que ela trabalha com os pacotes.. no momento ainda nao montei meu laboratorio de teste para testar o mk antes de colocar em producao. tente colocar seus ponto a ponto em wds, add-roc.. ou outro modo de comunicacao .

  7. #7

    Padrão Re: Cliente Transparente

    Sim, ja estamos implementando isso, um ptp com mk até o POP, creio q ira resolver meu problema

    []'s Bene

  8. #8

    Padrão

    e ai bene . conseguiu botar os ips validos nos clientes .. estot tendo o mesmo problema