+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rafalamana
    Visitante

    Padrão samba com usuarios e grupos

    Fala Galera!
    Sou novo na lista e estou tendo um problema com meu samba.
    EU configurei ele todinho está funcionando perfeitamente, só que quero fazer restricoes de usuarios, e com isto eu me embanano todo.
    Tenho o seguinte problema.
    Aqui é uma escola de informatica, temos 4 cursos (ex: tecnico, redes, basico, hardware)
    Eu quero que cada curso deste tenha um diretorio aonde somente quando o aluno logar-se com o usuario e senha do curso dele ele seja enviado para o diretorio que corresponde a ele
    Ex:

    Usuario tecnico (entra com seu login e senha) -> se tudo ok --> acessa o diretorio [Tecnico] --- Aonde ele vai poder gravar/ler/executar [e quando ele acessar ele só vera a pasta correspondente a seu curso]
    mesma coisa sera feita para os outros cursos


    Agora preciso criar um diretorio para cada usuario. TEnho o user1, user2,user3
    cada usuario entra com seu login e senha e tera acesso a sua pasta correspondente e a uma pasta chamada "programas na qual tera os programas que são utilizados para manutencao dos laboratorios" (ex. usuario user1 entra com login e senha ---> verifica se tudo ok --> ele vera a pasta "user1" que ele tera acesso total [ler/gravar/executar] e o diretorio programas no qual ele só tera permissão de ler/executar)

    Depois tenho os funcionarios da escola, no qual terão acesso total ao servidor, cada um deles terao um diretorio pessoal, com permissão de ler/gravar/executar - poderam ter acesso ao diretorio dos cursos com leitura/execução/gravacao aos diretorios dos usuarios com leitura/execucao/gravacao e poderao ter acesso ao diretorio "programas" com leitura/gravacao/execucao.

    compliquei? pois é quebrei a cabeça e até agora não consegui nada, quem poder me ajudar fico muito grato! estou recorrendo a forum porque é minha ultima esperança, já tentei de tudo, faz mais de mes que estou tentando :| :cry:
    T+
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: samba com usuarios e grupos

    se eu naun me engano,o samba jah dah o acesso a pasta do usuário por padrao...possso estar errado,ainda mais pq eu acabei de configurar meu primeiro file server,mas achu que eh issu..ou seja,o usuário loga(desde que esteja cadastrado,óbvio)e já tem direito a uma pasta...eu tenho uma dúvida,que eh bem de iniciante...tipo assim....eu tenho mew usuário na mauqina,o joselito, criei uma pasta publico e cruei o grupo publico com o addgroup.Adicionei no /etc/group o joselito no grupo publico. Quando tento mapear a pasta no ruindows XPombas,ele nega o acesso para o joselito.Mas eu eu dou um smbpass joselito,cadastro uma senha,ele funfa...será que eh assim q funciona msm?

  3. #3

    Padrão Re: samba com usuarios e grupos

    se eu naun me engano,o samba jah dah o acesso a pasta do usuário por padrao...possso estar errado,ainda mais pq eu acabei de configurar meu primeiro file server,mas achu que eh issu..ou seja,o usuário loga(desde que esteja cadastrado,óbvio)e já tem direito a uma pasta...eu tenho uma dúvida,que eh bem de iniciante...tipo assim....eu tenho mew usuário na mauqina,o joselito, criei uma pasta publico e cruei o grupo publico com o addgroup.Adicionei no /etc/group o joselito no grupo publico. Quando tento mapear a pasta no ruindows XPombas,ele nega o acesso para o joselito.Mas eu eu dou um smbpass joselito,cadastro uma senha,ele funfa...será que eh assim q funciona msm?

  4. #4
    gessival
    Visitante

    Padrão Re: samba com usuarios e grupos

    Galera... estou com uma situação semelhante. Mas acho que ainda é mais complexa.
    Tenho uma pasta compartilhada(departamentos), sendo que, cada departamento deve acessar apenas a pasta pertinente ao grupo. Ex. Dpessoal, financeiro, etc.
    Mas o diretor da empresa acessa a todos e quando ele altera determinado arquivo, as permissões são alteradas e somente ele pode abrir esse arquivo.
    O que dá pra fazer nesse sntido?