+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão novas duvidas sobre redes

    ola, estou começando a pouco a trabalhar com redes, e tenho mais algumas dúvidas. Levem em consideração que essas dúvidas se tratam de uma rede genérica, com no máximo 15 máquinas. Seguem elas abaixo:

    1 - Ouvi dizer que seria interessante ter 1 no-break por servidor. Isto está correto ?

    2 - Qual a temperatura adequada para um servidor ?

    3 - Qual uma boa frequência de backup em relação a custos ? (levando em consideração a empresa com no máximo 15 máquinas).

    4 - Como e quando devem ser feitos planejamentos para modificaçoes (reformas), e qual a melhor maneira (se é que existe ) de passar isso para a gerência, e fazer com que eles compreendam isso ?

    5 - Qual a diferença entre UPS e No-Breakes ?

    Novamente agradeço a atenção e ajuda que estão me dando....[]s

  2. #2
    Tubbs
    Visitante

    Padrão Re: novas duvidas sobre redes

    Boa tarde Dedao!
    1-Sequinte, você pode ter uma estrutura de no-break que atenda todos os seus servidores, ao invés de no-breaks independentes. Mas o certo é, os servidores não podem desligar toda hora que faltar energia. Você precisa dimensionar a carga consumida e determinar o tamanho do seu banco de baterias para o tempo que você julgar necessário manter os servidores ligados quando faltar energia. Caso seja inviável o investimento em uma estrutura destas, te resta comprar um no-break para cada servidor ou 1 para 2, mas tem que respeitar as especificações dos equipamentos e ver se atende como você quer.
    2-A temperatura adequada é determinada pelo fabricante da máquina, mas uma temperatura aceitável que você pode usar é em torno 21º, evite variações bruscas. Mas precisa dar atenção à umidade também!
    3-A rotina de backup depende da aplicação, por exemplo, fileservers pode fazer um Full por semana e Diff/Inc nos outros dias. Banco de dados, 3 Full por semana e nos outros dias backup de archives, isto depende muito da sua aplicação e da sua empresa.
    4-O bom é trabalhar com projetos e apresentar à Gerência a necessidade de acordo com o crescimento da empresa e das operações, este é um trabalho chato, mas a Gerência precisa de dados para aprovar investimentos. Você precisa sempre comprovar a necessidade, e isto você consegue através de análise continua do seu ambiente e gerando relatórios para apresentação. Mantenha históricos de crescimento porque eles que te ajudarão a convencer o pessoal que vai liberar o recurso. Dica, documente tudo!
    5-Não conheço diferença entre UPS e no-break.

  3. #3

    Padrão Re: novas duvidas sobre redes

    Citação Postado originalmente por Dedao
    ola, estou começando a pouco a trabalhar com redes, e tenho mais algumas dúvidas. Levem em consideração que essas dúvidas se tratam de uma rede genérica, com no máximo 15 máquinas. Seguem elas abaixo:

    1 - Ouvi dizer que seria interessante ter 1 no-break por servidor. Isto está correto ?

    2 - Qual a temperatura adequada para um servidor ?

    3 - Qual uma boa frequência de backup em relação a custos ? (levando em consideração a empresa com no máximo 15 máquinas).

    4 - Como e quando devem ser feitos planejamentos para modificaçoes (reformas), e qual a melhor maneira (se é que existe ) de passar isso para a gerência, e fazer com que eles compreendam isso ?

    5 - Qual a diferença entre UPS e No-Breakes ?

    Novamente agradeço a atenção e ajuda que estão me dando....[]s
    1 - Depende. Se você tem um no-break de 3 kva não é legal utilizar ele inteiro em um servidor. Você pode ligar nele uma régua e ir distribuindo ele dentro do seu rack. Recomendo os no-breaks da APC, que possuem um gerenciamento melhor com GNU/Linux e que funcionam que é uma beleza em vários servidores. Dá até para enviar comandos para as máquinas rodando o daemon. Bem bacana.

    2 - Quanto mais frio, melhor.

    3 - Difícil responder essa pergunta, a partir do momento que a gente não sabe o quê roda na sua rede, mas eu teria uma rotina de backup diária, com retensão semanal; uma semanal, com retensão mensal; uma mensal, com retensão anual e uma anual, com retensão eterna. Fuja de fitas DAT, a partir do momento que elas não são confiáveis. Pense em um servidor de storage.

    4 - Depende da "reforma". Eu seria sincero ao falar que eu vou tornar a empresa uma sucursal do inferno durante a implementação do SAP, mas eu concordo plenamente com o quarto item do nosso amigo Tubbs.

    5 - Nenhuma.