+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Alguem usa servidor CACHE???

    Pessoal,

    Alguem aki da comunidade usa servidor CACHE 3com/cisco...??? To qurendo implantar um no meu sistema de ISP, mas o custo é alto cerca de 7mil um cisco e não tenho expeiencia no equipamento. Entao gostaria de saber se um sistema Linux ou MIKROTK pode atender bem um cache, sem ter que comprar um e tb saber se um desses equipamentos sao melhores que os OS citados acima...
    Abraços!!

  2. #2

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Eu pessoalmente prefiro montar meus servidores escolhendo item a item nesta ordem, placa mae prefiro epox, msi, o processador p4, xeon ou athon 64 , memoria korsair, kingston.. e hd seagate sata. vc consegue com este valor montar dois servidores parrudos. E uma opniao pessoal.


  3. #3

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Amigo,


    Falou em Cache, pensou em squid!!!

    Abraços,

  4. #4
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Citação Postado originalmente por oyama
    Eu pessoalmente prefiro montar meus servidores escolhendo item a item nesta ordem, placa mae prefiro epox, msi, o processador p4, xeon ou athon 64 , memoria korsair, kingston.. e hd seagate sata. vc consegue com este valor montar dois servidores parrudos. E uma opniao pessoal.

    Tb concordo com vc...prefiro montar eu mesmo um servidor em um gabinete U e colocar no meu RACK junto com os outros servidores, pq a manutençao fica bem mais facil e em conta tb e posso ter um como redundancia tb...mas o resultado do PC x 3com/cisco é o mesmo??? Pq por ex.: No MIROTIK o pessoal usa um cache de no máximo 3Gb se nao o servidor se perde com tanta informaçao (me corrija se eu estiver erado) e um 3com/cisco tem HD SCSI de 80Gb, putsssssss é coisa pra raio rssssssssss heheheh oq vc's acham???

    E flaviobatistela, quanto ao sguid ele pode rodar junto com o servidor email/web??? e tem a mesma performance do 3com/cisco??? e o espaço do cache pode ser de alta capacidade???

    Meu servidor email/web é um HP - pentium 4 (2 processadores 3.0) 2GbRAM - 270HD SCSI...

  5. #5

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Citação Postado originalmente por ISP-RJ
    Citação Postado originalmente por oyama
    Eu pessoalmente prefiro montar meus servidores escolhendo item a item nesta ordem, placa mae prefiro epox, msi, o processador p4, xeon ou athon 64 , memoria korsair, kingston.. e hd seagate sata. vc consegue com este valor montar dois servidores parrudos. E uma opniao pessoal.

    Tb concordo com vc...prefiro montar eu mesmo um servidor em um gabinete U e colocar no meu RACK junto com os outros servidores, pq a manutençao fica bem mais facil e em conta tb e posso ter um como redundancia tb...mas o resultado do PC x 3com/cisco é o mesmo??? Pq por ex.: No MIROTIK o pessoal usa um cache de no máximo 3Gb se nao o servidor se perde com tanta informaçao (me corrija se eu estiver erado) e um 3com/cisco tem HD SCSI de 80Gb, putsssssss é coisa pra raio rssssssssss heheheh oq vc's acham???

    E flaviobatistela, quanto ao sguid ele pode rodar junto com o servidor email/web??? e tem a mesma performance do 3com/cisco??? e o espaço do cache pode ser de alta capacidade???

    Meu servidor email/web é um HP - pentium 4 (2 processadores 3.0) 2GbRAM - 270HD SCSI...
    Amigos,

    O squid é o Proxy/Cache mais usado no mundo.
    Pra vc ter uma ideia, tenho servers com 100Gb de cache, o squid gerencia tudo, sem perder performance.
    É claro que para isso preciso de um Pentiun 4. Mas não chega nem na metade do valor de um cache Cisco.
    Temos um tópico aqui no fórum que fala sobre Proxy/Cache.

    Abraços.

  6. #6
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Putsssssssss to por fora mesmo do assunto rssssssssss 100GB e funciona legal??? O server nao se perde com tanta informaçao nao??? Pq vou iniciar com 300 clientes, mas vou dar uma pesquisada la no topico q vc falo. O pessoal da 3com e cisco me garantiu que atende legal minha rede o equipamento deles...mas o custo disso fica em 7mil quase ja um server montado (caseiro) fica em 2 a 3mil ja com sguid
    O melhor a fazer é montar um e fazer o teste com ele funcionando, nao custa nada...valeu pela ajuda abraços

  7. #7

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Citação Postado originalmente por ISP-RJ
    Putsssssssss to por fora mesmo do assunto rssssssssss 100GB e funciona legal??? O server nao se perde com tanta informaçao nao??? Pq vou iniciar com 300 clientes, mas vou dar uma pesquisada la no topico q vc falo. O pessoal da 3com e cisco me garantiu que atende legal minha rede o equipamento deles...mas o custo disso fica em 7mil quase ja um server montado (caseiro) fica em 2 a 3mil ja com sguid
    O melhor a fazer é montar um e fazer o teste com ele funcionando, nao custa nada...valeu pela ajuda abraços
    Amigo,

    Pode confiar que funciona sim, falo com conhecimento de causa.
    É claro que vc tem que ter um server bem montado, no sentido de software. Um Linux bem instaldo para ter o maior aproveitamento do Cache.
    Tenho atualmente, 8 servidores rodando squid, com baixo consumo de memória virtual e pouco processamento na fila.

  8. #8
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    É...to dando umas lidas la nos topicos que vc me falo...o que pega nao é o processamento e sim a RAM...ja o tamanho do CACHE, acho q depende do trafico que vai ter na rede certo???
    E outra duvida, pode ter mais de um server CACHE na mesma rede??? Assim pode-se dividir os clientes ou é viagem minha???

  9. #9

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Citação Postado originalmente por ISP-RJ
    É...to dando umas lidas la nos topicos que vc me falo...o que pega nao é o processamento e sim a RAM...ja o tamanho do CACHE, acho q depende do trafico que vai ter na rede certo???
    E outra duvida, pode ter mais de um server CACHE na mesma rede??? Assim pode-se dividir os clientes ou é viagem minha???
    Amigo,

    Com certeza, o cache vai depender do tráfego de rede. Caso sejam poucos clientes, não precisa de tanto cache assim, mesmo pq o squid vai rotacionando o cache.
    E sobre ter varios caches em uma mesma rede, é possivel sim, esses 8 Servidores, um é ligado ao outro, ou seja, o que ele não acha em um cache, procura no outro e por ai vai. Pra vc ter uma idéia, até meu firewall de fronteira tem algumas partições de cache.

    Abraços.

  10. #10
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Valewwwww mesmo, vc me esclareceu muita coisa e me ajudo a economizar uns R$ rssssssss
    Mas agora to com outra curiosidade...
    Minha rede wi-fi terá 3 POP's, onde cada torre terá sua classe de IP.
    Torre 1 - 192.168.0.x / 192.168.10.x
    Torre 2 - 192.168.11.x / 192.168.30.x
    Torre 3 - 192.168.31.x / 192.168.60.x
    Onde meu ISP terá 300 clientes e 70% conectados simultaneamente...
    Eu posso colocar um server CACHE para cada classe de IP e como vc disse se um cliente não achar o q quer no seu CACHE ele pode procurar no outro e no outro e assim por diante...e claro se não achar vai pro link??? Caso seja SIM, qual a vantagem de se colocar 3 server cache e isso traz um benefício consideravel na rede? Ou é isagero??
    E abusando um pouco mais do seu conhecimento , qual a diferença entre proxy transparente ou não? Sei que é pelo fato de ter que configurar um browser (no caso web) ou não...mas configurando como não transparente não força o PC do cliente ir sempre no server primeiro ou é uma viagem minha??
    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Citação Postado originalmente por ISP-RJ
    Valewwwww mesmo, vc me esclareceu muita coisa e me ajudo a economizar uns R$ rssssssss
    Mas agora to com outra curiosidade...
    Minha rede wi-fi terá 3 POP's, onde cada torre terá sua classe de IP.
    Torre 1 - 192.168.0.x / 192.168.10.x
    Torre 2 - 192.168.11.x / 192.168.30.x
    Torre 3 - 192.168.31.x / 192.168.60.x
    Onde meu ISP terá 300 clientes e 70% conectados simultaneamente...
    Eu posso colocar um server CACHE para cada classe de IP e como vc disse se um cliente não achar o q quer no seu CACHE ele pode procurar no outro e no outro e assim por diante...e claro se não achar vai pro link??? Caso seja SIM, qual a vantagem de se colocar 3 server cache e isso traz um benefício consideravel na rede? Ou é isagero??
    E abusando um pouco mais do seu conhecimento , qual a diferença entre proxy transparente ou não? Sei que é pelo fato de ter que configurar um browser (no caso web) ou não...mas configurando como não transparente não força o PC do cliente ir sempre no server primeiro ou é uma viagem minha??
    Abraços
    Olha o bom de ter varios servidores e que vc concentras as conexoes no proprio servidor e nao sobrecarrega os radios.. e la no servidor tu bloqueia tudo que e porcaria antes de mandar para o radio que ta atras. Outra boa e que tu pode usar o squid o esquema de cache pai e filho.. inclusive a embratel tem um servico parecido que se vc tiver o link embratel pode solicitar que ele inclua o teu como cache filho la no data center deles.. eu nunca usei pois nao preciso... minha rede ta economica d+

  12. #12

    Padrão Re: Alguem usa servidor CACHE???

    Citação Postado originalmente por ISP-RJ
    Valewwwww mesmo, vc me esclareceu muita coisa e me ajudo a economizar uns R$ rssssssss
    Mas agora to com outra curiosidade...
    Minha rede wi-fi terá 3 POP's, onde cada torre terá sua classe de IP.
    Torre 1 - 192.168.0.x / 192.168.10.x
    Torre 2 - 192.168.11.x / 192.168.30.x
    Torre 3 - 192.168.31.x / 192.168.60.x
    Onde meu ISP terá 300 clientes e 70% conectados simultaneamente...
    Eu posso colocar um server CACHE para cada classe de IP e como vc disse se um cliente não achar o q quer no seu CACHE ele pode procurar no outro e no outro e assim por diante...e claro se não achar vai pro link??? Caso seja SIM, qual a vantagem de se colocar 3 server cache e isso traz um benefício consideravel na rede? Ou é isagero??
    E abusando um pouco mais do seu conhecimento , qual a diferença entre proxy transparente ou não? Sei que é pelo fato de ter que configurar um browser (no caso web) ou não...mas configurando como não transparente não força o PC do cliente ir sempre no server primeiro ou é uma viagem minha??
    Abraços
    Sim, vc pode colocar cada classe de IP em um Server. Lembrando que um server deve ser cliente do outro para que seja feito o cascateamento e a procura no cache dos outros servidores.
    O proxy transparente é aquele configurado no servidor, sem qualquer configuração no navegador do usuário.
    Já o proxy não transparente, o cliente pode mudar as configurações da máquina e deixar de passar pelo proxy.

    Qualquer dúvida, é só postar.
    Atenciosamente,