+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Existe alguma possibilidade de impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet? Hoje o servidor amarra IPxMAC para um computador de um "usuário" acessar a internet. Gostaria de impedir que ele (o usuario) fizesse NAT para outras máquinas de sua rede internet e/ou limitar o numero de maquinas para NAT da rede internet dele.

  2. #2

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Eu achava que não tinha jeito, mas outro dia olhando aqui no fórum eu achei um post que falava sobre isso. O negócio é utilizar o TTL (Time To Live) do pacote para bloquear.

  3. #3

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Agradeço demais a atenção, mas já procurei incansavelmente algo sobre o assunto e infelizmente não encontrei. Talvez seja a palavra chave na busta, por fim estou pesquisando agora no www.netfilter.org. Mas se alguém já fez isso e quiser me mostrar o link para que possa me virá ou até mesmo já passa o bisu.
    Desde já to agradecendo.
    Pelo menos uma luz. Utilizar o TTL (Time To Live). Já usei o man iptables mas não conseguir montar um sintaxe compreensivel para esse fim.

  4. #4

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Na verdade a solução do problema é mais conceitual do que difícil.

    A definição de TTL é o tempo de vida do pacote até que ele alcance o seu destino. O TTL de um pacote pode depender do sistema operacional da máquina destino e da região em que o host se encontra. Para cada nó da rota, é subtraído 1 número do TTL do pacote.

    Seguindo esse conceito, você há de concordar comigo que um roteador sob o seu domínio vai passar por 2, 3 nós até chegar ao seu servidor, que estará rodando IPTables. Então você pode montar algo mais ou menos assim (Não posso afirmar com certeza porque eu estou na faculdade e aqui só tem Microsoft Windows):

    Existe um módulo do IPTables que permite setar e identificar o TTL de um pacote que esteja passando por ele:

    Código :
    # iptables -t nat -A PREROUTING -s $cliente -j TTL --set-ttl 2
    # iptables -t nat -A FORWARD -m ttl --ttl-gt 62 -j DROP

    Estes são apenas exemplos para você ter uma idéia do quadro inteiro, mas eu recomendo que você dê uma lida no Wikipedia sobre o conceito e depois dê uma caçada no Google sobre o assunto. Se você digitar como chave de pesquisa a string "-m ttl" netfilter vai encontrar a solução pro seu problema com certeza.

  5. #5

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Blz,
    Ajudou bastante, infelizmente não consegui fazer na prática, mas já compreendir. O ttl do pacote é decrementado 1 a cada roteador que passa. No entanto o que irá solucionar parte desse problema será ajustar o valor do ttl para "1" na entrega do pacote ao ip do cliente. Tentei a seguinte sintaxe:
    root@server:~# iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth0 -j TTL --ttl-set 1
    iptables: No chain/target/match by that name
    porém diz que não conhece o chain... em fim. Por quê?
    Bom, digo parte do problema pois a limitação do numero de pontos adicionais depois do roteador cliente ser controlado tbm através do server.
    Vamos estudar que conseguimos... bola pra frente.

  6. #6

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Bem, é porque tu não tem o target compilado no kernel (Isso é normal, tu precisa do patch-o-matic), mas tu pode utilizar a segunda regra. =)

  7. #7
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Cara pessoalmente eu acho que isso é consideravelmente dificil, e se utilizando do TTL o que acontece é que voce acaba tendo problemas diversos direto Servidor-Cliente, e nao obtendo o funcionamento desejado.

    Claro que nada é certo, mas esse conceito é bastante teorico e pouco desenvolvido na pratica, na minha opiniao impedir que usuários façam nat pra sua rede (sem circunstancias especiais) é extremamente dificil, quase impossivel, eu diria.

  8. #8
    Lion_Black
    Visitante

    Padrão Re: Impedir que "usuários" façam NAT para "sua" rede internet

    Não sei se é isso... mas so um palpite de curioso.. usa Autenticação Wireless...