+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hardware pra Mikrotik

    Ola pessoal, toh com uma maq. com placa mae offboard Sempron 3000+ hd 120Gb Sata, 512 de ram.

    Quero ingressar no mundo Mikrotik e quero usuar ele no lugar do meu gateway linux **, ele tera proxy transparente, controle de banda(up e down), e dual balance(pppFRAMERELAY e adsl) etc..., pois sou provedor via radio, como todos aki deste forum, entao toh meio perdido e precisa da cooperacao dos colegas pra eu comecar arregassar as mangas e trabalhar logo nesse projeto.

    Futuramente, espero bem logo, trocar meus aps swl3300 por mikrotik.

    **Debian - MB Asus Off proc. K6 2 500mhz com 512 de ram e hd de 40giga IDE.

    valeu desde jah pela cooperacao.

  2. #2

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Amigão, a galera aqui é bem solidária...
    Vamo lá, a princípio quais são as suas duvidas ?
    Não ficou claro, mas se vc quiz perguntar se essa configuração ( do seu PC ) é adequada para rodar o MK com os serviços que vc mencionou, fique tranquilo, dá pra funcionar perfeitamente sem problemas.

    POsta ae suas duvidas, a comunidade MK fará o possivel pra te responder.


    Sucessos ae !

  3. #3

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    valeu mesmo rps, olha vc respondeu sim minha duvida, mas vc acha melhor o Mikrotik num k6 2 500 com 512de ram e 40 giga de hd ou eh melhor esse Sempron com 512ram(vou aumentar pra 1 giga) e 120gb SATA? Tenho uma media de 100 cliente e mensalmente um crescimento de 5%, +/-, gcas a Deus.

    Sei q o Mikro nao eh exigente em hardware e nao quero ou colocar maquina demais ou colocar maquina fraca, serah q deu pra entender? E qual melhor versao do Mikrotik a instalar, pois tem level ???, eu nao entendi isso. obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Olá, pretendo colocar o SWL3300, para levar o link P-T-P, de uma base para outra, pelo visto você tem experiência com este eqto, acha que ele suporta bem nesta configuração, teria uma boa largura de banda.
    as estações uma esta com MK e outra com AP2000

  5. #5

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    olha realmente eh bom mesmo. Fiz o link ponto a ponto e funciona muito bem. Os swl tem um protocolo especifico pra fechar o link. qq coisa abre um topico novo no forum wireless. tem gente q manja mais que eu.

  6. #6

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Citação Postado originalmente por rwidal
    Olá, pretendo colocar o SWL3300, para levar o link P-T-P, de uma base para outra, pelo visto você tem experiência com este eqto, acha que ele suporta bem nesta configuração, teria uma boa largura de banda.
    as estações uma esta com MK e outra com AP2000
    rwidal,

    Quanto de velocidade tu precisa? SWL3300 saiu de linha a quase dois anos por isso tome cuidado em usar um equipamento e não ter como substituir depois ou acabar demorando a substituição. Eu tenho várioas SWL3000, SWL4000 e SWL3300 parados aqui em forma de backup dos meus rádios.

    Quanto a suportar... suportar o que? Qual o tráfego médio? Pacotes? Tipo de acesso?

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks
    valeu mesmo rps, olha vc respondeu sim minha duvida, mas vc acha melhor o Mikrotik num k6 2 500 com 512de ram e 40 giga de hd ou eh melhor esse Sempron com 512ram(vou aumentar pra 1 giga) e 120gb SATA? Tenho uma media de 100 cliente e mensalmente um crescimento de 5%, +/-, gcas a Deus.

    Sei q o Mikro nao eh exigente em hardware e nao quero ou colocar maquina demais ou colocar maquina fraca, serah q deu pra entender? E qual melhor versao do Mikrotik a instalar, pois tem level ???, eu nao entendi isso. obrigado.
    jesus,

    Sem dúvida no SEMPROM tu roda o sistema muito mais facilmente. Apesar de não usar muito CPU (tenho uma máquina igual a sua em um POP com proxy transparente, pppoe e mais algumas coisas e ocupa menos de 10% do CPU mesmo com 35~40 pppoe habilitados).

  7. #7

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Bem, "balanceamento" e proxy você não vai conseguir fazer numa mesma máquina, a não ser que você não use um balanceamento, e sim, rotas estáticas, baseadas no destination... Funciona melhor que o Load Balance, mas é preciso monitoramento para definir essas rotas...

  8. #8
    frugoni
    Visitante

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    pessoal....desculpa minha ignorancia...mas nao sei onde posso conseguir este software...não consigo encontrar um local para fazer um download...que funcione!!! vlw

  9. #9

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Amigos,
    desculpe a minha ignorância no mundo linux, mais o mikrotik é uma distribuição linux assim como coyote e etc.. ou um sistema que roda em cima do linux?
    Se for um a segunda opção, qual o melhor linux p/ instala-lo? tenho o ubuntu rodando aqui.

    Onde baixa-lo?


    Grato,
    Willian Robert
    Consultor de TI

  10. #10

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Willian,

    Nem um nem outro.

    O MK é um sistema operacional especificamente para sistemas de roteamento (sejam ethernet ou wireless) baseado em BSD e algumas coisas em Linux.

    Você baixando ele já pode instalar diretamente como se fosse um Kurumin ou Ubuntu.

  11. #11

    Padrão Re: Hardware pra Mikrotik

    Blz...Obrigado Amigo!
    Acabei de instalar, agora é fuçar o bicho, tô testando no vmware e não tô conseguindo abrir via winbox. Vou continuar tentando aqui.


    Sds,
    Willian
    São Luís MA