+ Responder ao Tópico



  1. #1
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Softlimit Qmail

    Olá pessoal,

    Gostaria de saber como é que vcs calculam o valor do softlimit
    do qmail (/var/qmail/supervise/qmail-smtpd/run)

    Meu servidor tava lento e estava configurado o valor de 3000000, aumentei
    para 4000000 e melhorou bastante, porém quando a fila atinge 700 msg a maquina
    fica muito lenta, consome quase toda a memria RAM e o processamentoo fica em 5.0, 8.0

    Estava utilizando um PII com 512 de ram, agora está com 1GB, para esse ambiente qual
    o valor de softlimit seria legal colocar?? E caso tenha, o seria legal fazer para aumentar o desemprenho
    do meu server.

    Muito Obrigado a todos

    Abraços


  2. #2

    Padrão Re: Softlimit Qmail

    Na verdade, não existe um método "ortodoxo" de se calcular o valor do softlimit. Isso depende muito do tráfego que percorre no seu servidor e você tem que ir experimentando para ver até onde fica bom. Eu recomendo este link para entender melhor o conceito do softlimit.

    Um abraço!

  3. #3
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Re: Softlimit Qmail

    Show!!

    Obrigado pela resposta xstefanox

    Meu servidor fica praticamente o dia inteiro estável, porem quando a fila atinge 700 mensagens nafila remota
    a entrega fica muuuito lenta, após pesquisar bastante resolvi tomar as seguintes decisões: Aumentar o softlimit
    e criar os arquivos concurrencyremote e concurrency local. Em ambos os arquivo coloquei o valor de 100.

    Com relação a fila, tem alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar isso??
    Vc acha que os procedimentos que tomei foram adequados??
    O que mais posso fazer para melhorar o desempenho?

    Novamente agradeço a atenção, tem me ajudado muito.

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Softlimit Qmail

    O grande lance também que você deve prestar atenção é que se você utiliza qmailscanner ou SpamAssassin, seu servidor vai comer mais processamento. Se você utiliza um PII para isso, fica meio complicado, ainda mais quando se trata de 700 mensagens, já tornando o servidor crítico de uso, seria legal ter uma máquina melhor. Dê uma olhada também nos processos que estão comendo mais memória e verifique se algum usuário está tentando fazer SPAM.

  5. #5
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Re: Softlimit Qmail

    Legal,

    Na verdade me equivoquei, não é um PII e sim um PII, com relação ao anti-spam implementei o TMDA,
    temos cerca de 200 usuários, para rodar esses dois serviços que maquina vc acha q seria ideal?

    Obrigado

    Abraços

  6. #6
    lnx_unx
    Visitante

    Padrão Re: Softlimit Qmail

    Citação Postado originalmente por lnx_unx
    Legal,

    Na verdade me equivoquei, não é um PII e sim um PII, com relação ao anti-spam implementei o TMDA,
    temos cerca de 200 usuários, para rodar esses dois serviços que maquina vc acha q seria ideal?

    Obrigado

    Abraços
    Aff, errar é Humano, persistir no erro é.....

    PIII - P3

  7. #7

    Padrão Re: Softlimit Qmail

    Cara, eu vou ser honesto contigo e falar que eu nunca utilizei o TMDA, apenas o SpamAssassin... tu já deu uma olhada nos logs do seu qmail?