+ Responder ao Tópico



  1. #1
    apmatos
    Visitante

    Padrão Connection refused no sendmail

    Olá a todos!

    Estou com um problema, que a princípio parece ser no sendmail. Tenho quatro scripts perl que rodam diariamente às 04:02h da manhã, agendado no /etc/cron.daily. Cada um destes scripts fazem uma verificação de espaço em disco e gera um gráfico de utilização, que é enviado por e-mail no final do processo.

    Nos últimos 3 dias, apenas 2 dos 4 scripts funcionaram pela cron. Os outros 2 eu preciso executar na mão. O interessante é que, quando executo estes na mão, na shell, funcionam de primeira, sem dar problema.

    Encontrei no /var/log/maillog as seguintes entradas, na hora da execução dos scripts:

    Aug 4 04:02:02 riols04 sendmail[7547]: k74722JW007547: from=root, size=1056, class=0, nrcpts=1, msg
    id=<[email protected]>, relay=root@localhost
    Aug 4 04:02:02 riols04 sendmail[7547]: k74722JW007547: to=root, ctladdr=root (0/0), delay=00:00:00,
    xdelay=00:00:00, mailer=relay, pri=30040, relay=[127.0.0.1] [127.0.0.1], dsn=4.0.0, stat=Deferred:
    Connection refused by [127.0.0.1]


    A versão do sendmail em uso aqui na empresa é a 8.12.8, rodando no Linux kernel 2.4.27.

    Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

    Obrigado e abraços!
    Alexandre Matos

  2. #2
    felco
    Visitante

    Padrão Re: Connection refused no sendmail

    Estranho porque voce disse que na mão roda sem problemas... bom ao que parece ai ou o servico esta fora ou esta bloqueado a porta 25 no loopback... 127.0.0.1 tcp porta 25

  3. #3
    apmatos
    Visitante

    Padrão Re: Connection refused no sendmail

    Não só na mão roda sem problemas como os outros 2 scripts funcionam no agendamento da cron. Ou seja, não é problema de permissão no loopback.

    Pensei no serviço fora tb. Mas pq 2 funcionam e 2 não? Ta assim há 3 dias, são sempre as mesmas.

  4. #4
    felco
    Visitante

    Padrão Re: Connection refused no sendmail

    Voce nao tem mais nenhuma informacao relevante? Cara nao consigo pensar em outra coisa a nao ser porta fechada, porque Connection Refused me diz isso claramente, nao consigo imaginar outra coisa, tipo como se nao estivesse aberta a porta 25, ai quando ele tenta conectar pra enviar o e-mail da esse erro... nao sei... sera que voce nao tem uma regra de --limit no iptables que ta causando isso?

  5. #5
    apmatos
    Visitante

    Padrão Re: Connection refused no sendmail

    Não tem nenhum --limit no iptables.

    Reparei uma coisa nova: nem ontem (domingo) nem hj (segunda) o /var/log/maillog acusou connection refused, mas ainda assim o email não foi enviado.

    Vou colocar uns traces nos scripts pra ver onde está parando exatamente. Depois posto aqui.

    Valeu pela ajuda!

  6. #6
    apmatos
    Visitante

    Padrão Re: Connection refused no sendmail

    Po, olha isso...

    Mudei o agendamento na cron. Antes os 4 scripts estavam na cron.daily, agendados para rodar às 04:02h pelo /etc/crontab (não me pergunte o motivo deste horário tosco, peguei assim...).

    Tirei os links da cron.daily e coloquei tudo na crontab do root, com 5 minutos de diferença entre cada um (04:05, 04:10, 04:15 e 04:20).

    Assim funcionou... Não entendi nada. Será que pode ter sido algum problema de concorrência no sendmail? Espero q não, pq um servidor de correio que não trata concorrencia seria um problema sério.