+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Controle de Banda por percentual

    E ai galera !

    Queria saber se alguem conhece uma ferramenta de controle de banda que limite por percentual da velocidade do link em tempo real !
    Exemplo , eu configuro que a origem 192.x.x.x. só pode usar 50% do meu link ,

    Eu sei que posso fazer com cbq (eu até jah faco isso) , sabendo a velocidade do meu link , soh eu distribuir , mais o problema é que meu link nunca está na mesma velocidade .
    tenho um speedy da vida de 500 , mais tem determinados momentos que ele esta com velocidade de 250 . então esse 50%(250) , já é 100% do meu link !

    Desculpa se nao fui sucinto , qq coisa eu posso tentar explicar melhor !

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Eae Dênis blz?

    Não sei como o CBQ controla a banda pois nunca usei, mas no HTB vc especifica o CIR e o top de cada handle:
    Ex:
    Handle 10 - 100Kps ceil 256Kbps
    Handle 20 - 100Kbps ceil 256Kbps

    Moral da histórica.

    Tens uma banda de 100Kbps para cada usuário, PODENDO chegar a 256Kbps se não tiver clientes simultâneos ou se o link suportar. Com o balanceamento que ele faz os dois clientes acessam a velocidade similares de acordo com o link, estou certo?

    Um abraço!

  3. #3
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Você está correto neto, HTB funciona dessa forma mesmo, estou quase migrando pra ele , mais antes de migrar queria saber se algum controle funciona do metodo q mensionei acima !




  4. #4

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Desse jeito eu acho que não funciona, porque o HTB não sabe a quanto você está conectado. (não sei se ele consegue conversar com Gateway UPnP)

    A melhor solução, eu acho que é a do neto.

  5. #5
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Obrigado amigo !

    Vou fazer isso então !

    Agradecido !

  6. #6

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Denis,

    Essa situação que tu precisa é um tanto inusitada. Infelizmente você não terá meios de medir a velocidade de forma eficiente para ter uma base para o cálculo. Se você conseguir um script que teste a velocidade do seu link é possível sim escrever um script que lê uma determinada variável e configura os padrões de velocidade de acordo com a porcentagem calculada.

    A opção mais interessante realmente é o HTB utilizando o SFQ para que tu tenha um compartilhamento mais ameno entre os usuários. Sete uma classe pai com a banda toda que pode usar e coloque o seu cliente com a velocidade mínima que ele terá em caso extremo de perda de link. Sete o ceil desse cliente para o máximo que ele pode ocupar da classe pai.

    Assim fica mais simples o sistema.

  7. #7
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    O caso do script pra testar a banda eu pensei e logo desisti , por que esse script iria consumir banda , rs ! nao eh muito eficaz tambem !

    Valeu pela dica , ta tudo encaminhado pra mim mudar pro HTB , !

    ,

  8. #8

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Denis,

    A um bom tempo atrás eu vi um script que fazia isso. Ele mandava um to tamanho exato da banda e calculava o tempo... Era uma coisa rustica mas até que funcionava razoavelmente bem. Consumia coisa de 1~3% da banda em situações normais... hehehehe...

    O triste é que era enviado a cada 25 segundos...

  9. #9

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Sinistro isso cara... mas bom bem ou mal, o link é fixo, o problema é CIR do Speedy, Velox e afins que é triste, tente fechar as 'porcetagens' da banda reservada baseadas no teu CIR e nao na velocidade total, dai vc controla qual trafego vai ter seu limite maximo usando o 'ceil'. E outra, é meio complicado fazer isso q estas pensando, nao tem nada automatico... nunca ouvi falar de um protocolo de reserva de banda dinamico desta maneira q vc ker fazer existe o RSVP no caso do QoS mas nao se aplicaria nesta tua situacao.

  10. #10
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Re: Controle de Banda por percentual

    Obrigado galera ...

    Realmente, a unica forma é com um script que testa a banda , mais pra testar a banda , tenho que consumir banda , isso não é muito certo , sendo que meu problema é banda , rs !

    valeu mistymst e nataniel pelo toque !