+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    ola amigos queria a opniao de vcs referente a estes 2 cartoes pro MK.

    Como cada um se comporta com interferencia no MK????

    ja vi relatos q o senao segurando mais de 80 usuarios no MK sera verdade??

  2. #2

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Caro amigo, eu nao conheco nenhuma placa ou cartao que tenha processador nele, todos utilizam o processador do computador que vc ta utilizando.....
    A limitação de usuários nos pequenos rádios estão unica e exclusivamente relacionadas com o processador do mesmo, que geralmente são pequenos, entao teorizando, vc pode colocar 200 clientes em cada cartão ou placa tranquilamente (com processador bom), mas isso nao é uma boa opção tendo em vista o seguinte:
    1) A velocidade nominal do cartão é de 11Mbps geral, não é como um hub de 10/100 que cada porta funciona nesta velocidade, então todos os clientes pendurados nele vão estar compartilhando 11mbps, se vc tiver 200 clientes nele, teóricamente vc tera uma velocidade de 56kbps para cada usuário.
    2) Para aumentar vc pode pensar em colocar os cartões em G, mas vários relatos e experiencias dizem que o G não funciona muito bem em outdoor, eu vou estar fazendo meu primeiro teste em um p2p G hoje, qualquer coisa eu posto aki.

    vc perguntou sobre interferencia, veja o seguinte.... o senao nos seus 200mw gera muita poluição sim, o ideal é vc utilizar sempre a menor potencia possivel
    []'s Bene

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    SENAO, suporta com qualidade no máximo uns 35 clientes. Quem usa mais clientes que isso ou vende banda como se fosse dial-up ou tem um chipset diferente dentro do cartão.

    Esses DLINK com chipset Atheros são bons, mas não é nenhum super rádio, é bom lembrar.

    Em ambiente com espectro poluido os 2 se comportam mal, então é bom dimensionar bem antenas e área de cobertura.

  4. #4

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por benematos
    Caro amigo, eu nao conheco nenhuma placa ou cartao que tenha processador nele, todos utilizam o processador do computador que vc ta utilizando.....
    A limitação de usuários nos pequenos rádios estão unica e exclusivamente relacionadas com o processador do mesmo, que geralmente são pequenos, entao teorizando, vc pode colocar 200 clientes em cada cartão ou placa tranquilamente (com processador bom), mas isso nao é uma boa opção tendo em vista o seguinte:
    1) A velocidade nominal do cartão é de 11Mbps geral, não é como um hub de 10/100 que cada porta funciona nesta velocidade, então todos os clientes pendurados nele vão estar compartilhando 11mbps, se vc tiver 200 clientes nele, teóricamente vc tera uma velocidade de 56kbps para cada usuário.
    2) Para aumentar vc pode pensar em colocar os cartões em G, mas vários relatos e experiencias dizem que o G não funciona muito bem em outdoor, eu vou estar fazendo meu primeiro teste em um p2p G hoje, qualquer coisa eu posto aki.

    vc perguntou sobre interferencia, veja o seguinte.... o senao nos seus 200mw gera muita poluição sim, o ideal é vc utilizar sempre a menor potencia possivel
    []'s Bene
    olha so eu tenho ptp aqui em G funcionando normalmente pode acreditar.... e dando show mas pra AP eu acho q so B eh o bom mesmo...

  5. #5

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por sergio
    SENAO, suporta com qualidade no máximo uns 35 clientes. Quem usa mais clientes que isso ou vende banda como se fosse dial-up ou tem um chipset diferente dentro do cartão.

    Esses DLINK com chipset Atheros são bons, mas não é nenhum super rádio, é bom lembrar.

    Em ambiente com espectro poluido os 2 se comportam mal, então é bom dimensionar bem antenas e área de cobertura.
    meu amigo sergio, o q vc sugere pra usar no MK melhor doque este 2 cards??? estou disposto a tudo pois estou saindo do STAR-OS com orinoco gold por causa dos reset card e algumas coisas loucas e quero resolver de vez e ja montei e estou com tudo pronto aqui com MK so q quero um card bom ja mandei buscar ate uma ubiquiti SR2 pra ver se resolve o problema... tudo pra usar com MK. mas se vc fosse escolher umas das 2 vc escolheria qual???

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    meu amigo sergio, o q vc sugere pra usar no MK melhor doque este 2 cards??? estou disposto a tudo pois estou saindo do STAR-OS com orinoco gold por causa dos reset card e algumas coisas loucas e quero resolver de vez e ja montei e estou com tudo pronto aqui com MK so q quero um card bom ja mandei buscar ate uma ubiquiti SR2 pra ver se resolve o problema... tudo pra usar com MK. mas se vc fosse escolher umas das 2 vc escolheria qual???
    Apesar dos problemas do star-os, voce está deixando um sistema estável em termos wireless, pois os cartões orinocos 802.11b são excelentes, inclusive em espectro poluido; aqui uso eles e não tenho esses problemas de reseting, mas paciência, cada caso é um caso.

    Como vai mudar para o Mikrotik a melhor opção hoje, homologado, seria usar as DWL AG-530 ou os cartões orinoco a/b/g (tem restrição de antena). Mas como mencionei antes, não encare como solução dos seus problemas somente o rádio, pois transmissão depende de vários outros fatores/items, como antena, conectores, relevo, etc..

  7. #7

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Nos tambem saimos do staros aqui por causa de problemas de reset nos cartões, e passamos para mk utilizando a DWL G520...por enquanto ta funcionando tranquilo (só tô com problemas com win 98). O cartão orinoco não funciona como AP no microtik. Vou testar o senao essa semana..parece que é bom

  8. #8

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por maxtex
    Nos tambem saimos do staros aqui por causa de problemas de reset nos cartões, e passamos para mk utilizando a DWL G520...por enquanto ta funcionando tranquilo (só tô com problemas com win 98). O cartão orinoco não funciona como AP no microtik. Vou testar o senao essa semana..parece que é bom
    o mk com g520 esta melhor q o star-os com orinoco gold?
    esta tento problemas com upload dos clientes com o DWLG520??? ou esta tudo normal??? eu ja estou pensando ate em colocar no canal 13 aqui pra ver se fujo da interferencia... uhauahuah

  9. #9

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Caro Tarcisio, vc tem um p2p funcionando com MK, se sim, me diz como vc fez, pq aki só consegui fazer com wds, e nao gosto muito de usar WDS nao, se puder me dar uma dica?

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Não se esqueçam que a DWL G520 tem restrição de antena na homologação (2 dbi). A DWL G510 não tem essa restrição (se não me engano pode usar com antena de até 20 dbi)

  11. #11
    weziton
    Visitante

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Gostaria de lembrar a todos sobre o uso do "G" em ambientes texternos, a poluição que vc causa em vc mesmo é absurda, devido ao uso dos canais, vc pode ate ficar com um P2P com mais banda, mas da uma olhada no ruído da sua torre depois que vc fez isso. Se querem um conselho, não usem G em hipótese alguma.

    Weziton

  12. #12

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    tarcisio, eu to usando a g520, mas vou testar agora a g530 pelo problema que o segio falou (homologação da antena) mas to gostando mais do que o orinoco....por enquanto..rssss

  13. #13

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por weziton
    Gostaria de lembrar a todos sobre o uso do "G" em ambientes texternos, a poluição que vc causa em vc mesmo é absurda, devido ao uso dos canais, vc pode ate ficar com um P2P com mais banda, mas da uma olhada no ruído da sua torre depois que vc fez isso. Se querem um conselho, não usem G em hipótese alguma.

    Weziton
    rapaz

    eu tenho numa torre 6 ptp usando G e todos funcionando normalmente e tem mais com aqueles radinho Ovislink 5456 se nao me engano e olhe so dando show... e tenho ptp 5.8 a 64KM na mesma torre e dando show tb.... pelo menos aqui nao estou tendo problemas nao...

  14. #14

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Caros amigos, eu ultilizava o Senão CB3 na função ap, porém quando se obtiva um numero de 27 Clientes usando simultaneamente tinha problema como: ping alto e perda e ping.

    então coloquei uma adptadora pci/pamcia com o cartão do senão... melhorou bastante, porém por ele funcionar em 11mbps, quando foi-se aumentando o numero de clientes, voltei a ter o mesmo problema... comprei o "ubiquiti sr2", que trabalha em a/b/g. estou aguardando chegar na Sexta pra fazer os testes no fim de semana...

    e posto aqui o resultado.

  15. #15

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    use o cartao atheros CM9 !!

    aguenta mto cliente.. e eh um bom cartao.. compativel com MK, star-os, ikarus...


  16. #16

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    use o cartao atheros CM9 !!

    aguenta mto cliente.. e eh um bom cartao.. compativel com MK, star-os, ikarus...

    eu testei este cartao CM9 nos STAR-OS os clientes nao conseguiam fazer o upload normal nao, na verdade ninguem conseguia enviar nada o upload era horrivel ai eu tireo e voltei pro orinoco gold e ficou blz... mas fica esta coisa chata e reset cards...

  17. #17

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    use o cartao atheros CM9 !!

    aguenta mto cliente.. e eh um bom cartao.. compativel com MK, star-os, ikarus...

    eu testei este cartao CM9 nos STAR-OS os clientes nao conseguiam fazer o upload normal nao, na verdade ninguem conseguia enviar nada o upload era horrivel ai eu tireo e voltei pro orinoco gold e ficou blz... mas fica esta coisa chata e reset cards...
    O mk trabalha bem com chipset atheros o mesmo não sei dizer do star-os, pena o mk ter suporte as cartoes orinoco apenas no modo cliente pois estes cartoes são exelentes para prover!!



  18. #18

    Padrão Re: Cartao SENAO 200mw (Prism) X DLINK G-510 (Atheros)

    oi eu comprei um catao de ubiquiti sr2 mais eu pu infrantandou um poblema estranho ,quando eu coloco mais de 35 clentes cadastrados em uma placa ocorre uma coisa estranha . eu passo a nao ter mais o controle de banda e dados dos clientes que tiverem acima do ip como 10.10.36.2 dai endiendte eu nao tenha mais comtrole de bamda sobre eles . com a placa da senau funciona legau .