+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Ricardojp
    Visitante

    Padrão Wireless em Prefeitura - Ajuda/Recomenções

    BOm dia,

    Estou precisando compartilhar uma conexão com a Web, através de três prédios na cidade.
    Bom, a experiência que tenho é de montagem em casa (interno).

    A princípio serão apenas três pontos, incluindo o central.

    Qual equipamentos vocês recomendariam e o que usar para segurança?

    Dúvidas:

    A distância será pequena, então devo usar uma omini de 8 (alguma marca)?
    O AP pode ser um Ovislink?
    Quanto a segurança, fica difícil pois como não tem ninguem que ficara dando suporte (interior),
    o que poderia fazer para manter segura nesta rede?

    . Deixar tudo a 5.8Mhz para espantar pelo menos que nao possue estas placas, as antenas para isso são caras?
    . WEP, desabilitar SIP, controle por MAC, não adianta quebrei uma esta semana, não confio
    . WAP, é seguro?
    . Não posso usar um micro com Linux por exemplo já que não tem ninguém para dá suporte local
    . Dá para deixar seguro usando o linux no ovislink?

    Quando me refiro a marca, estou procurando qualidade/custo.

    E quanto cobrariam para fazer isso?

    Obrigado,

    Ricardo

  2. #2

    Padrão Re: Wireless em Prefeitura - Ajuda/Recomenções

    pode usar zinwel g120, muto boa não trava (muito dificil) vai aguentar legal o trafego. Se fosse eu travaria por MAC e usaria a cliptografia sim (mesmo q alguem tente quebrá-la, e consiga é uma segurança a mais q nao vai te atrapalhar pelo seu trafego). O zinwell q vc usar como cliente colque DHCP nele e use o NAT. Se tiver rede interna abilite só o NAT

  3. #3

    Padrão Re: Wireless em Prefeitura - Ajuda/Recomenções

    Citação Postado originalmente por Ricardojp
    BOm dia,

    Estou precisando compartilhar uma conexão com a Web, através de três prédios na cidade.
    Bom, a experiência que tenho é de montagem em casa (interno).

    A princípio serão apenas três pontos, incluindo o central.

    Qual equipamentos vocês recomendariam e o que usar para segurança?

    Dúvidas:

    A distância será pequena, então devo usar uma omini de 8 (alguma marca)?
    O AP pode ser um Ovislink?
    Quanto a segurança, fica difícil pois como não tem ninguem que ficara dando suporte (interior),
    o que poderia fazer para manter segura nesta rede?

    . Deixar tudo a 5.8Mhz para espantar pelo menos que nao possue estas placas, as antenas para isso são caras?
    . WEP, desabilitar SIP, controle por MAC, não adianta quebrei uma esta semana, não confio
    . WAP, é seguro?
    . Não posso usar um micro com Linux por exemplo já que não tem ninguém para dá suporte local
    . Dá para deixar seguro usando o linux no ovislink?

    Quando me refiro a marca, estou procurando qualidade/custo.

    E quanto cobrariam para fazer isso?

    Obrigado,

    Ricardo
    Te recomento a usar o Samsung SWL 3300.
    Para Omni correto seria Omini de 15 dBi da Ideal que é homologada.
    Pode usar o Ovislink sim, pois é um excelente rádio.
    Para fazer a segurança da rede, vc pode implementar criptografia, como o WEP ou o WPA (recomendável).
    Qualquer dúvida, posta ai.
    Abraços.

  4. #4
    Ricardojp
    Visitante

    Padrão Re: Wireless em Prefeitura - Ajuda/Recomenções

    Obrigado pelas indicações e a marca da antena. Mas continuo com o problema de segurança. Corrijam-me se estiver enganado:

    1. Com o sniffer posso detectar os macs das placas de rede e quebrar rapidinho wep e talvez wap. Mudando o mac de minh placa, estou dentro da rede

    2. Como não posso manter um micro com Linux no local (radius, firewall etc), estava pensando num ovilisk que rodam Linux e ver o que poderia implantar de segurança, talvez tenh amais opções que os acima recomendados?

    Obrigado,

    Ricardo

  5. #5

    Padrão Re: Wireless em Prefeitura - Ajuda/Recomenções

    Citação Postado originalmente por Ricardojp
    Obrigado pelas indicações e a marca da antena. Mas continuo com o problema de segurança. Corrijam-me se estiver enganado:

    1. Com o sniffer posso detectar os macs das placas de rede e quebrar rapidinho wep e talvez wap. Mudando o mac de minh placa, estou dentro da rede

    2. Como não posso manter um micro com Linux no local (radius, firewall etc), estava pensando num ovilisk que rodam Linux e ver o que poderia implantar de segurança, talvez tenh amais opções que os acima recomendados?

    Obrigado,

    Ricardo
    Amigo,

    Caso não consiga manter um Server, ficará difícil conseguir rádios baratos e com segurança. Pois os de baixo custo que temos no mercado são os Ovislink, Z Plus e etc., que possuem apenas WEP e WPA como aplicativos de segurança.
    Rádios que rodam Linux não tem grandes memórias flash para rodar bons aplicativos de segurança.
    Se quer boa segurança, ou invista em rádios de custo mais elevado que vão te dar boa segurança, ou invista em um Server Linux e implemente autenticação via ppoe.
    Abraços,

  6. #6

    Padrão Re: Wireless em Prefeitura - Ajuda/Recomenções

    Ricardo, primeiro me diga qual o link (velocidade) que vc vai trafegar, dai lhe dou soluçoes por demanda de trafego e banda, se vc vai dividir por exemplo 128kbps, lhe dou muita segurança e baixo custo, agora se for 512 a 1mb o préço é outro, se for mais, maior ainda.. .tudo depende da sua demanda de trafego.

    em que região vc esta?

    posso lhe indicar otimos profissionais, para lhe orientar...

    abraços

    massa