+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre plataforma 64 bits

    fala galera como estão as coisas???

    pessoal, me surgiu uma dúvida aqui...

    é certo de que usando um micro com processador de 64 bits e uma distro de 64 bits terei mais desempenho do que 32 bits..

    mas e com relação aos programas? é possível compil;á-los para a plataforma 64, ou estes já tem pra 64 ou terei q usar 32 bits???

    exemplo:

    se eu instalo o fedora 64 num micro, eu terei os programas básicos para o 64? como o squid, bind, apache, dhcp, samba, programas para roteamento e firewall (iptables e iproute), e assim vai...

    acredito q exista estes programas para 64, pois caso contrário qual seria a vantagem?

    alguém poderia me explanar uma idéia???

    valeu
    []'s

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    existem sim, as distros 64bits jah vem com os programas compilados pra 64, mas nada impede de vc instalar as libs de 32 e usar algum programa que nao tenha pra 63 como 32bits, mas os principais jah foram portados sim

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    1c3, qual distro 64bits vc recomenda ?

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    Eu recomendaria Red Hat enterprise server, Suse enterprise, Debian. Ou seja. Distribuições mais consistentes.

    Mas depende também do que vc vai fazer. Por exemplo. Em máquinas pra rodar server oracle só serve Suse ou RH. Não que as outras não funcione. Funcionam bem sim. O caso eh que a oracle só homologa essas duas. E cá entre nós, pagar uma nota pelo banco de dados e tomar um "problema é seu, se vira" se der pepino no banco de dados e seu sistema for outro eh dose. Eles nem abrem chamado se o sistema não for Suse ou RH.

    Mas se for para aplicações mais simples o debian também se comporta muito bem. O slack que eu não sei.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    bom saber disso...

    era o q eu mais o menos imaginava (questão de lógica heehhe..)

    mas otra coisa, existe diferença muito grande entre uma plataforma rodando sistema 32 para a mesma rodando sistema 64??

    seria oq? só diferença de desempenho???

    valeu
    []'s

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    De início sim. Sem contar a possibilidade de escrever sistemas mais precisos.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    isso é interessante...

    preciso juntá um dindin pra comprá um micro 64 hehehe

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    Eu uso o ubuntu e openbsd numa boa

    eu paguei mias barato num amd64 do q num p4.... amd64 nao eh caro

    Assim qto ao desempenho, pra usar office,net,etc vc nao percebe difernca, mas pra compilacoes..... eh um aviao, coisas que requerem mto processamento valem a pena

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre plataforma 64 bits

    cara...

    com relação a preço o pentium sempre foi mais caro... tá doido...

    hein.. mudando um pouco o assunto do tópico, tenho vontade de aprender bsd, mas nao encontrei na net algum manual/tutorial bom, vc tem alguma indicação de alguma teoria/pratica de bsd?? tipo, comparação de comandos do llinux, sintaxe, exemplos.. essas coisas...

    valeu
    []'s