+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RamDisk do inferno!!

    viva colegas, tou com um problema que me esta a deixar em brasa!
    Tenho um slackware 10.1 e ah pouco tempo actualizei o kernel para o 2.6.16, como o meu filesystem esta em reiserfs, e eu tenho no kernel o suporte a reiserfs como modulo, tive de criar um ramdisk (initrd) para que o modulo pudesse ser carregado antes de montar a particao root, eu sei que poderia ter marcado o reiserfs como <*> built in, mas nao quero!
    o que quero mesmo e por o ramdisk a funcionar.
    Uma vez que o ramdisk utiliza o ext2 como filesystem, eu tenho o ext2 marcado como built in <*> e tabem o loopback device tal como o ramdisk support e LVM, todos estes estao <*>
    ...
    penso que n falta nada, o problema

    é que ao iniciar, o kernel parece nem seker carregar o ramdisk... n sei porque..
    ele simplesmente boota e tenta montar a particao root, e claro que acaba em kernel panic, pois n tem o modulo do reiserfs carregado...

    qui vai a minha conf do lilo:

    image = /boot/vmlinuz
    initrd = /boot/initrd.gz
    root = /dev/hda1
    label = 2.6.16-PaX
    read-only

    n consigo perceber pq o kernel n carrega o ramdisk... tb ja tentei trocar o "root" por "root = /dev/ram0" mas o erro permanece..

    Kernel panic: VFS: Unable to mount root fs on unknown block (3,1)

    sinceramente ja estou a perder a experanca de ter um kernel a funciona correctamente...alguem tem uma luz?
    aguardo.. Um abraço

  2. #2

    Padrão Re: RamDisk do inferno!!

    resolvido... coloquei o suporte a RAMdisk no kernel, e eskeci de meter o suporte a initial ram disk... :P

  3. #3
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: RamDisk do inferno!!

    :-D Acontece!!!
    parabéns por ter resolvido o problema sozinho, e simplesmente cruzou os braços e esperar alguém te responder como muitos fazem

    O mais legal é q além disso tudo, ainda postou a resolução


    parabéns! :-D