+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CONFLITO DE IP

    Pessoal,

    Estou com um problemazinho chato aqui, parece que algum cliente decidiu configurar a placa de rede dele com o ip do meu servidor. Ai a conexao fica caindo.
    Quando eu desconecto do servidor um dos radios, a conexao volta, ai depois parece que ele se conecta no outro radio e a conexao cai novamente, entao se eu desconecto esse outro radio e conecto o primeiro a conexao volta novamente, e assim sucessivamente.
    Alguem tem alguma ideia para eu tentar localizar o endereco mac que deve esta entrando em conflito com o meu servidor? Tem como fazer alguma regra, para impedir que isso aconteca?

  2. #2

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    Vc utiliza Mikrotik??? se sim é facil, visualize todos os user q estao conectador, la aparece ip e mac, depois bloqueie o acesso do mac no seu mk e boa....
    só que se o cara é sacana, ele vai clonar outro mac e assim por diante


    []'s Bene

  3. #3

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    amigo. utilize a funcao ADRESS POOL do mirkotik... com ela voce define que seus usuarios usem ips do range 10.0.1.2 ate 10.0.1.254 deixando assim o ip 10.0.1.1 pro seu servidor.... como exemplo .. deu pra entender ??

    assim seus clientes so consiguirao usar do ip 10.0.1.2 ate o 10.0.1.254 ..

    para usar isso va em IP > POOL,,, dai voce adiciona as range que tu quer..

    so nao vou saber te explicar como voce ira ligar a lista pool com a interface wireless.. mais isso e possivel pois um amigo meu usa desta forma...

    se alguem aqui no forum souber posta ae.... se ninguem conseguir eu dou um jeito de perguntar ele como ele fez..

    mais o caminho e esse

    espero ter ajudado
    um abracao pra todos

  4. #4

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    Notgle,
    Voce usa mikrotik em qual versão ? Usa o Ip amarrado à MAC ( Reply-only) ?

  5. #5

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    Philipe, eu olhei nas minhas configuracoes e observei que esta opcao que vc falou ja estava configurada

    rps67, estou usando o mikrotik 2.9.6 e estou usando o ip amarrado ao mac com reply ony tambem.

  6. #6

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    Citação Postado originalmente por Phillipe
    amigo. utilize a funcao ADRESS POOL do mirkotik... com ela voce define que seus usuarios usem ips do range 10.0.1.2 ate 10.0.1.254 deixando assim o ip 10.0.1.1 pro seu servidor.... como exemplo .. deu pra entender ??

    assim seus clientes so consiguirao usar do ip 10.0.1.2 ate o 10.0.1.254 ..

    para usar isso va em IP > POOL,,, dai voce adiciona as range que tu quer..

    so nao vou saber te explicar como voce ira ligar a lista pool com a interface wireless.. mais isso e possivel pois um amigo meu usa desta forma...

    se alguem aqui no forum souber posta ae.... se ninguem conseguir eu dou um jeito de perguntar ele como ele fez..

    mais o caminho e esse

    espero ter ajudado
    um abracao pra todos
    Phillipe,

    Os POOLs (intervalos) de IPs que o Mikrotik conta são utilizados para os serviços de DHCP, PPP, Hotspot e alguns outros. Se o cliente setar um IP na placa dele o Mikrotik não pode impedir. Se o próprio Mikrotik for o AP você pode desabilitar aquele cliente ligado a interface, se ele for servidor aí a coisa fica braba... Têm que descobrir quem é e desligar o cara na marra.

    Alguns equipamentos que fazem clonagem de MAC têm a tendência de fazer besteira e acabar clonando coisas erradas e os conflitos podem aparecer. Tive uma rede inteira em que todos os micros apresentavam conflitos de IPs... Todos com IPs diferentes. Depois de muito lutar descobri que em um dos computadores havia um AP clonando o MAC, teoricamente daquela máquina, mas na prática era o MAC do servidor. Além disso ele conseguiu usar um IP de uma classe estranha e gerava o conflito (aparentemente de IP, mas sem relação com o endereçamento).

  7. #7

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    E no meu caso o mikrotik ta como servidor mesmo. Ja tentei desconectar o radio do servidor e colocar o radio conectado direto em um pc comum e nesse pc eu coloquei o ip do servidor pra ver se dava conflito, e deu mesmo. Entao eu coloquei esse pc com outro ip que nao seja o do servidor, e ele aceitou esse ip normalmente, entao tentei passar um scanner de rede pra ver se conseguia pegar o ip do servidor, mais ele nao acha esse ip, e se eu tentar pingar nesse ip tambem nao consigo. Voces conhecem alguma ferramenta que eu possa encontrar o mac que esta com o ip que deveria ser do mikrotik?

  8. #8

    Padrão Re: CONFLITO DE IP

    Se você for lá em Wireless / Registration, vc verá quais MAC´s estão atualmente conectados no teu AP... Dando 2 cliques sobre cada MAC, vai aparecer o último IP utilizado por esse MAC...

    Será que resolve seu problema?