Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento de ADSL

    Amigos, é o seguinte, tenho um servidor LinuxAP com uma adsl recebendo por pppoe e os meus clientes recebem ip por dhcp Server, e uso proxy cache na porta 1080.

    preciso o seguinte, a gama de clientes creceu bastante, e instalei outra adsl de 1mb, mais não qual a melhor forma de balancear a carga, tipo, usar uma das adsl só para P2P, MSN e FTP e a outra só para a porta 80 pra navegação, tem como, tem outra forma melhor de balancear carga.

    cheguie a acreditar que a melhor forma seria instalar outro cartão, outra placa de rede e separar os clientes entre aos links... conto com a ajuda de voceis pra melhorar a qalidade para meus clientes...

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Olha amigo, já faz muito tempo que procuro fazer algo parecido. Fazer balanceamento com ADSL é complicado, por uma série de limitações. Eu aconselho vc a fazer uma divisão dos clientes por link. Tipo : Clientes com IP até o final 128 saem por um link, clientes com ip acima de 128 saem pelo outro link. Dessa forma vc não terá problemas com o msn e sites de bancos....

    Estamos ae .... Sucessos ..!

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Usando o iproute2 e o iptables pode balancear os links como quiser, eu tenho links balanceados por porta, exemplo a porta 80 ta balanceada, só nao aconselho balancear as portas 443 e para sites como conectividade social da caixa, e msn.

    Agora portas como 80, p2p(vai ter de ter o layer7 para marcar), smtp, pop3 nao teria problema.

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por rps67
    Olha amigo, já faz muito tempo que procuro fazer algo parecido. Fazer balanceamento com ADSL é complicado, por uma série de limitações. Eu aconselho vc a fazer uma divisão dos clientes por link. Tipo : Clientes com IP até o final 128 saem por um link, clientes com ip acima de 128 saem pelo outro link. Dessa forma vc não terá problemas com o msn e sites de bancos....

    Estamos ae .... Sucessos ..!
    Amigo, sua dica é bastante interessante, isso vai me ajudar pakas, tipo assim, instalo mais uma placa de rede no servidor ligada ao segundo link, tanbém configurado como bridge para que o mik possa discar e receber o ip direto da BRT, como ta instalado o link que to usando agora, ai no dhcp server crio esta limitação que vc citou.

    Tem como por exemplo ditar qual será a saída de um cliente que eu estou cadastrando o mac? tipo, 192.168.1.2 > link 01, 192.168.0.3 > link 02 e assim por diante, se tiver me da uma luz que vai ser a solução dos meus problemas... valeu mesmo...

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting src-address=192.168.1.0/25 action=mark-routing new-routing-mark=Link_01 passthrough=yes comment="" \
    disabled=no
    add chain=prerouting src-address=192.168.128/25 action=mark-routing new-routing-mark=link_02 passthrough=yes comment="" \
    disabled=no

  6. #6

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por rps67
    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting src-address=192.168.1.0/25 action=mark-routing new-routing-mark=Link_01 passthrough=yes comment="" \
    disabled=no
    add chain=prerouting src-address=192.168.128/25 action=mark-routing new-routing-mark=link_02 passthrough=yes comment="" \
    disabled=no
    legal, valeu, vou testar aki e posto o resultado...

  7. #7

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Conseguimos efetivar uma solucao eficiente em testes, mas com ADSL e mais um link dedicado.
    O problema que vejo que para 2 adsl´s os, Gateway´s padrão na operadora é o mesmo, e não sei se essa solução consegue funcioar adequadamente.
    Mas pode-se tentar..

  8. #8

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Conseguimos efetivar uma solucao eficiente em testes, mas com ADSL e mais um link dedicado.
    O problema que vejo que para 2 adsl´s os, Gateway´s padrão na operadora é o mesmo, e não sei se essa solução consegue funcioar adequadamente.
    Mas pode-se tentar..
    Funciona, sim, mas é preciso deixar os modens ADSL como routers (gateways do Mikrotik)... Com isso vc perde um pouco do desempenho dos links, pois o Mikrotik gerencia uma conexão PPPoE muito melhor que o próprio modem ADSL...

  9. #9

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Oi eu tenho um solução melhor que funciona e tão simples e ate eu te ensino ainda como fazer e dar manutenção. Entra em contato comigo que vou fazer isto pra vc. [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por pro2
    Oi eu tenho um solução melhor que funciona e tão simples e ate eu te ensino ainda como fazer e dar manutenção. Entra em contato comigo que vou fazer isto pra vc. [email protected]
    amigão ajudaria pakas...
    vc usa MSN, vamos trocar idéias por ele...

  11. #11

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por pro2
    Oi eu tenho um solução melhor que funciona e tão simples e ate eu te ensino ainda como fazer e dar manutenção. Entra em contato comigo que vou fazer isto pra vc. [email protected]
    Amigo, posta aqui a sua solução, que ela pode ser útil prá muita gente... É mais prático do que atender um a um no seu e-mail.....

    Ficaremos muito agradecidos...

  12. #12

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Essa pergunta é principalmente para o Nataniel e aos damais conhecedores
    Sobre aquele balanceamento mais conhecido, está funcionando, mas gostaria de compreender melhor.

    Se não me engano é baseado em novas Conecções (new conection), mas suponha que tenho um link de 1mb e um de 500k.
    A cada conecção ela capta um link?
    Ele vai pegar 2 vezes mais o de 1mb do que o outro?

    Suponha que o de 500kb esteja no limite, o balanceamento vai perceber isso e direcionar para o de 1mb? Ou pode ser de ele tentar continuando no de 500k e acabar tornando a navegação lenta?

    É muitas perguntas, e apesar de estarmos testando, não consegui compreender o funcionamento claro disso.

  13. #13

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Essa pergunta é principalmente para o Nataniel e aos damais conhecedores
    Sobre aquele balanceamento mais conhecido, está funcionando, mas gostaria de compreender melhor.

    Se não me engano é baseado em novas Conecções (new conection), mas suponha que tenho um link de 1mb e um de 500k.
    A cada conecção ela capta um link?
    Ele vai pegar 2 vezes mais o de 1mb do que o outro?

    Suponha que o de 500kb esteja no limite, o balanceamento vai perceber isso e direcionar para o de 1mb? Ou pode ser de ele tentar continuando no de 500k e acabar tornando a navegação lenta?

    É muitas perguntas, e apesar de estarmos testando, não consegui compreender o funcionamento claro disso.
    Se vc tem links com velocidades diferentes, é só colocar mais uma regra de Mark Connection e de Mark Routing seguindo aqueles padrões do tutorial, e colocar essa marcação para seguir pelo teu link mais potente, ou seja, a cada 3 novas conexões, 2 serão encaminhadas para o teu link de 1 mega e 1 para o teu link de 512k...

  14. #14

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    COMPARTILHAR LINK DE ADSL COMERCIALMENTE EH CRIME!!!!!
    ME SURPREENDE O MODERADOR PERMITIR ESSE TIPO D DIALOGO
    LAMENTAVEL!!!

  15. #15

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Citação Postado originalmente por fbig
    COMPARTILHAR LINK DE ADSL COMERCIALMENTE EH CRIME!!!!!
    ME SURPREENDE O MODERADOR PERMITIR ESSE TIPO D DIALOGO
    LAMENTAVEL!!!
    ta certo, diz isso pro pessoal do setor comercial da BRT, R$ 1400,00 link 1 Mb com garantia de 50% de banda... se acha isso certo?

  16. #16

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Bem esquecendo ae as discursões gostaria que o _AGM_ e demais colegas me respondessem pra eu também entender:

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd \
    comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even \
    comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 scope=255 target-scope=10 comment="" \
    disabled=no

    OBS: nesse exemplo acima o gateway 192.168.20.1 é um link de 500K e o 201.18.52.161 de 1M. Pelas regras acima, a cada conexão o mais requisitado será o 192.168.20.1 ?
    Help ....

    Abraços ...

  17. #17

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Fizemos inúmeros testes, e não conseguimos diferenciar e dar maior ênfase a um ou outro canal.
    Tentamos criar outras regras no Mangle, para ficar 2 vezes mais apontando para o link principal, mas não tivemos efeito.

    Para acompanhamento vejam a quantidade de pacotes contabilizados pelo mangle (para 2 interfaces que fiz o teste), em determinado período.

    Interface 1
    Mark Connection LINK principal 2950
    Mark Routing LINK principal 12600
    Mark Connection LINK secundario 2550
    Mark Routing LINK secundario 15500

    Interface 2
    Mark Connection LINK principal 400
    Mark Routing LINK principal 4800
    Mark Connection LINK secundario 750
    Mark Routing LINK secundario 6600

    Inclusive troquei a ordem de colocação (link principal para cima ou para baixo).
    Pelos dados percebemos que não há uma lógica concreta.

    Na interface 1 marcou mais conexoes no link principal, mas marcou mais rotas no secundario
    Na interface 2, marcou mais conexoes e mais rotas na secundaria.

    Obs.: O principal tem 2mb e o secundario 500k

    Observação 2: Se o link secundário que tem 500k estiver com 400k da capacidade ocupada, e o cliente conectar e no momento de um download pegar esse caminho, o download se torna lento pois não há banda sobrando, mesmo que no principal tenha.
    Para a navegação funciona muito bem. Mas para downloads quando o link secundario está proximo do limite, pode causar certa lentidao, pois o balanceamento nao consegue averiguar quanto de link tem sobrando naquele canal.

    Só sei que está divertido trabalhar com esse mangle.

  18. #18

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    [quote=pro2 ]
    Oi eu tenho um solução melhor que funciona e tão simples e ate eu te ensino ainda como fazer e dar manutenção. Entra em contato comigo que vou fazer isto pra vc. [email protected]
    [/quote
    Citação Postado originalmente por pro2
    Oi eu tenho um solução melhor que funciona e tão simples e ate eu te ensino ainda como fazer e dar manutenção. Entra em contato comigo que vou fazer isto pra vc. [email protected]
    Pq nao coloca a soluçao aqui mesmo pra gente discutir!!! Compartilha aí sua sabedoria com a gente amigo, é injusto que todos tenham dado sua contribuiçao e vc talvez com a mais valiosa, nao nos apresente a sua!!

  19. #19

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    pro2 porque voce não posta a solução, assim todos aprendem velho! abralços.

  20. #20

    Padrão Re: Balanceamento de ADSL

    Eu fiz assim:

    No ip / firewall / mangle:

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=odd1 passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd1 comment="" disabled=no


    No ip / route:

    add gateway=201.18.52.161 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=odd

    add gateway=192.168.20.1 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=even

    add gateway=201.18.52.161 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=odd1

    add gateway=201.18.52.161

    Sendo que este último seria o gateway padrão...

    Dessa forma, a primeira conexão nova irá para o gateway 201.18.52.161, a segunda para o 192.168.20.1 e a terceira para o 201.18.52.161 novamente... Assim, a proporção do link principal seria de 2 para 1 do link secundário... Como o teu link principal é 4 vezes maior que o secundário, é só criar mais 2 regras com outro nome de marcação e direcionar para o mesmo gateway...