+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    Pessoal estou fazendo uns testes com o hotspot, e não estou conseguindo.. (não sei se tem como) colocar o hotspot numa ether ou wlan, e os restantes das interfaces sejam direcionados somente para uma plca fazer a autenticação..

    Pois pelo q eu estou conseguindo fazer é.. somente criando um Hotspot para cada interface q tenho na máquina.. desse jeito fica muito dificil administrar todos os usuários..


    Alguém tem alguma idéia??

    Abraços..

  2. #2
    clistenis
    Visitante

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    Amigo, pelo que vejo você terá que criar um HOTSPOT para cada interface sim e depois cadastra os usuários como server = ALL



    Citação Postado originalmente por deivyn
    Pessoal estou fazendo uns testes com o hotspot, e não estou conseguindo.. (não sei se tem como) colocar o hotspot numa ether ou wlan, e os restantes das interfaces sejam direcionados somente para uma plca fazer a autenticação..

    Pois pelo q eu estou conseguindo fazer é.. somente criando um Hotspot para cada interface q tenho na máquina.. desse jeito fica muito dificil administrar todos os usuários..


    Alguém tem alguma idéia??

    Abraços..

  3. #3

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    Entao.. amigo..
    eu fiz isso.. mas quando eu me logo numa Wlan e depois vou me logar em outro interface (local mesmo) ele congela a navegação.. e nem o MK pinga mais nada..

    ae removo o hotspot q criei na conexao local e deixa só a da Wlan volta a navegar normalmente..

    Ja viu isso??

  4. #4

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    deivyn,

    Faça com que seus HOTSPOTS autentiquem seus clientes em cima de um servidor Radius externo. Mais fácil o gerenciamento de usuários.

  5. #5

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    Mas Natanael.. é quase isso q quero fazer.. deixar um servidor só para gerenciar os user..
    mas tb quero q esse server seja um AP..

    Pelo o q eu vi.. tenho q colocar as interfaces desse MK em bridge, mas nao estou conseguindo fazer isso.. e nao achei ainda no manual como fazer.. estou procurar..

    Se alguem puder me dar uma direção.. vai ser muito bem vinda..


    Abraços..

  6. #6

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    deivyn,

    O Mikrotic não têm um servidor Radius interno. Ele precisa que o servidor seja externo... Se você cadastrar os usuários dentro do MK você têm que indicar em qual interface ele vai conectar...

    http://www.mikrotik.com/docs/ros/2.9/guide/aaa_radius

    Nesse link fala sobre como usar um servidor Radius externo.

  7. #7

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    Valeu Natanael.. por se preocupar em me dar uma solução..

    Mas agora no final da tarde.. consegui resolver o meu problema.. (acho q consegui ahah pelo menos nao travou mais .. e já fazem 2 horas q estou conectado)

    Não sei se foi mera coincidência, mas ele só travava quando eu ativava o hotspot na Lan junto com a Wlan.. (quando n clientes estava conectado na Wlan nao travava, quando eu me logava na Lan era coisa de 5 minutos ele travava)

    E tb percebi q cada Hot q eu criava ele tb adicionava uma regra no NAT para mascarar..

    Desabilitei essas regras.. deixei a minha NAT padrao mesmo..

    Eu removi a placa de rede off board (que ja tinha testado com a 3com e a Via) deixei só a on-board e adicionei mais uma AG530 e configurei as 2 AG530 para AP e a rede on board para receber a internet.. coloquei 2 pcs para conectar um em cada AP..

    Ambos estão conectados agora, e as 2 Wlan estao autenticando pelo hotspot sem travar..

    Ufa.. espero nao ter dor de cabeça quando montar esse server oficialmente ahahha

    Agora nao me pergunte pq ele trava com Lan e Wlan usando hotspot nas 2 e com 2 wlan ele vai q é uma maravilha..

    parece ser pau no MK mesmo.. ou alguma configuração refinada q nao achei em mais nenhum lugar..

    o problema é quando alguém for precisar montar o MK numa empresa q nao seja ISP só para gerenciar a rede interna e tb querer colocar uma wireless lá para rodarem juntas.. usando hotspot..

    se alguém ja fez esse teste.. e teve o mesmo problema.. posta ae.. pra ver se acharemos alguma solução.. caso alguem venha precisar disso no futuro..

    minha versão do MK é a 2.9.27

    Abraços..

    T++

  8. #8

    Padrão Re: Tenho q criar um HotSpot para cada Wlan??

    Vc pode simplesmente criar o Hotspot numa interface 'bridge' e todas as WLAN que tiverem ela como 'port' serão autenticados.
    minha versão do MK é a 2.9.27
    Com essa versão vc já possui o Radius no próprio Mikrotik e não precisa de um radius externo. O userman te dará uma interface web bem simples de gerenciar seus usuários que se conectam ao mesmo ou em outros rádios fazendo uso da mesma tabela.