+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão para os gurus Asterisk

    Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
    mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber...

    1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?

    2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?

    3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?

    4º qual a diferenca (na pratica) entre uma placa FXO e FXS?

    obrigado

  2. #2

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?
    A ideia seria ter uma placa FXO da digium,digivoice,sangoma, algo do genero, seria a maneira mais correta, mas existe um jeito diferente.
    A maioria das placas FXO utilizam a tecnologia da TigerJet, e tem alguns modems 56k que utilizam esse chip, tipo o MD3200.

    2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?
    Sim, se na linha possuir identificador de chamadas e utilizar uma placa "original" e nao "genericas". Genericas seria essas placas 56k fajuta.

    3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?
    Bem, voce pode trocar o "callerid" para chamadas SIP, na teoria até daria de trocar, mas eu (experiencia propria) ainda nao tive essa oportunidade.
    É bom saber, que essas placas genericas possuem um problema com o callerid.
    A diferença de preço entre essas genericas e as "originais" sao de uns US$750.00 no mínimo.

    4º qual a diferenca (na pratica) entre uma placa FXO e FXS?
    A placa FXO recebe sinal, a FXS gera sinal.
    FXO recebe linha, FXS gera tom de linha.


    Valeu?

  3. #3

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    Citação Postado originalmente por The-shadow
    Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
    mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber...

    1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?

    2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?

    3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?

    4º qual a diferenca (na pratica) entre uma placa FXO e FXS?

    obrigado
    Caro The_Shadow..
    Primeiramente.. para integrar seu asterisk com a PSTN (linha convencional) você necessitará de placas com portas FXO.. para isso você pode usar qualquer placa que lhe forneça essa porta.. existem alguns modems que são suportados pelo asterisk e identificados como X100P (Clones da digium).. os modelos suportados até o momento são:

    Intel 537PG and 537PU
    Ambient MD3200
    Motorola 62802 - Alguns casos esses modems são identificados como SM56 PCI.
    (Porém.. com testes que eu fiz.. algumas funcionabilidades nao são tão perfeitas.. se queres algo garantido.. procure pelas placas digium | http://www.digium.com )

    Quanto a sua segunda pergunta, como você sabe, algumas operadoras ocultam o id das ligações para poder oferecer um plano de identificação de id, as conhecidas binas, nesses casos vc terá que solicitar um plano para que suas ligações recebam o id, nas ligações originadas de celular normalmente o id não é ocultado, podendo assim, receber o numero da pessoa.

    A sua terceira pergunta eu acho que não está bem clara, mas em todos os casos, se a ligação é feita entre troncos asterisk, isto é possivel sim, mas ao sair para a PSTN você necessitará estar ligado a ela (lógica de rede) sendo assim, ao entrar na rede PSTN o id será repassado através da linha que é originado.

    A diferença entre FXO e FXS é :
    FXS (Foreign eXchange Station): Fornece alimentação (-48V) e ring, comporta-se como a placa de um PABX. (ramal)
    FXO (Foreign eXchange Office): Fornece endereçamento, ou seja, disca números telefônicos, comporta-se como um telefone.(linha)

    Não sei se fui claro..
    Mas acredito que tenha ajudado..

    Valeu

  4. #4

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    entao basta eu ter uma placa FXO para conseguir efectuar e receber chamadas da PSTN?

  5. #5

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    exato.. istó é.. se ela estiver ligada a pstn.. ehhe

  6. #6

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    Citação Postado originalmente por budairc
    exato.. istó é.. se ela estiver ligada a pstn.. ehhe
    Pera ae colega, é isto mesmo que eu entendi, para que eu possa fazer e receber ligações eu só preciso de uma placa FXO!
    E a FXS qual seria a funcionalidade dela na real então?

  7. #7

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    Apenas "receber" ou "realizar" chamadas, mas nao repassar elas, do tipo, receber uma chamada da internet e repassar para para PSTN, com a FXO tu podes fazer isso.

    Já o uso da FXS é utilizado para o "end-user" que so vai realizar e receber chamadas "diretamente" sem fazer a 'comutacao' de chamadas, voce pode assimilar como o FXO sendo um PBX e o FXS um ramal.

  8. #8

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    Citação Postado originalmente por mistymst
    Apenas "receber" ou "realizar" chamadas, mas nao repassar elas, do tipo, receber uma chamada da internet e repassar para para PSTN, com a FXO tu podes fazer isso.

    Já o uso da FXS é utilizado para o "end-user" que so vai realizar e receber chamadas "diretamente" sem fazer a 'comutacao' de chamadas, voce pode assimilar como o FXO sendo um PBX e o FXS um ramal.
    Então tipo assim a FXO eu utilizo ela, para receber ligações da PSTN, certo, e fazer ligações vinda da internet ou de adaptadores ATA correto.
    e a FXS eu uso para ligar no pabx para conectar os telefones ramais.
    No entando se eu tiver uma FXO e utilizar SoftPhone eu posso fazer ligações para a rede PSTN, correto.

  9. #9

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    Citação Postado originalmente por LinuxKids
    Citação Postado originalmente por mistymst
    Apenas "receber" ou "realizar" chamadas, mas nao repassar elas, do tipo, receber uma chamada da internet e repassar para para PSTN, com a FXO tu podes fazer isso.

    Já o uso da FXS é utilizado para o "end-user" que so vai realizar e receber chamadas "diretamente" sem fazer a 'comutacao' de chamadas, voce pode assimilar como o FXO sendo um PBX e o FXS um ramal.
    Então tipo assim a FXO eu utilizo ela, para receber ligações da PSTN, certo, e fazer ligações vinda da internet ou de adaptadores ATA correto.
    e a FXS eu uso para ligar no pabx para conectar os telefones ramais.
    No entando se eu tiver uma FXO e utilizar SoftPhone eu posso fazer ligações para a rede PSTN, correto.
    Entenda da seguinte forma.. FXO (linha) FXS (ramal)
    vc pode fazer ligacoes por fxs.. porem.. se quiser fazer ligacao para pstn precisará uma fxs.. (utilizando troncos de outras operadoras.. a conversao para a pstn é feita pela operadora.. nesses casos nao é necessario FXO na sua maquina.. pois vc é um ramal do tronco.. )

  10. #10

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    FXS então é para ligar ele como PABX e fazer RAMAIS.
    então só para mim entender para que eu possa ligar para PSTN eu preciso de uma FXO ou FXS.

  11. #11

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    A ideia é essa ó:


    FXS -> FXO
    FXO -> FXS

    FXS -> FXS (nao rola)
    FXO -> FXO (tb nao rola)

    Bem simples:

    FXS: Gera o tom de linha.
    FXO: Recebe o tom de discagem.
    As operadoras possuem varios troncos fxs para mandar para as casas das pessoas.
    O seu aparelho de telefone normal, chega a ser uma FXO, porque recebe o tom de discagem.

    A grosso modo, ficaria assim:
    FXO: Cliente
    FXS: Servidor.

    Se voce quer gerar tom de discagem, use modulos FXS.
    EX: Voce quer fazer um PBX para sua casa, sua casa tem 3 telefones e 1 linha da BRT
    Asterisk+3modulos FXS +1modulo FXO.

    Mudando um pouco entao,

    Voce tem um PABX com 10 linhas no seu escritorio, e quer colocar um ramal voip:
    Pegue um asterisk com 1 fxo, e coloque em uma das linhas tronco do pabx, e configure como quiser.
    Aqui eu pidi para que quando puxasse o 8, puxasse a linha voip, linha 0 puxa a brt.

    valeu?


  12. #12

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    ja tou a ficar baralhado com a historia.. entao por exemplo, pra eu ter um voicmail em minha casa... e kndo ligam para minha casa pela PSTNm atender o voicemail ou redirecionar para um softphone, ou para um ATA, ou mesmo IPphone ... preciso da FXO, correcto?

  13. #13

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    Citação Postado originalmente por The-shadow
    ja tou a ficar baralhado com a historia.. entao por exemplo, pra eu ter um voicmail em minha casa... e kndo ligam para minha casa pela PSTNm atender o voicemail ou redirecionar para um softphone, ou para um ATA, ou mesmo IPphone ... preciso da FXO, correcto?
    Assim Shadow..
    Para a PSTN entrar no seu asterisk.. naturalmente vc precisará de uma FXO(linha).. esta linha é tratada no asterisk para fazer o que quiser com a ligacao de entrada..
    para o seu ata.. alguns possuem porta fxo no aparelho.. e podem tratar diretamente esta ligacao..

    Valeu

  14. #14

    Padrão Re: para os gurus Asterisk

    ok, esclarecido, mto obrigado manos [][]