+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DOMINIO 2000server

    Bom Dia Amigos,

    simplificando...tenho uma rede toda em Win2000... e quero colocar meu servidor de Proxy com Linux (Conectiva 10) sendo que nunca tinha inst e conf um... bom consegui inst e
    fui fuçando na net e vi que precisaria de um servidor Samba...(já instalei) e também já configurei minha rede normal a placa esta Down, porem respondendo aos pings com a rede WIN mais não acessar via rede LINUX X WIN nem WIN X LINUX e quando eu tento conf o SAMBA ou o Squid pelo WEBMIN ele avisa que não é possivel abrir a porta localhost 10000




    Agradeço desde já

  2. #2

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Samba não tem nada a ver com proxy.

  3. #3

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    foi apenas o jeito que eu achei para compartilhar a internet(que vai fc no Linux) para a rede Microsoft!!
    oq devo fazer entao?

  4. #4

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Citação Postado originalmente por Raphael_suporte
    foi apenas o jeito que eu achei para compartilhar a internet(que vai fc no Linux) para a rede Microsoft!!
    oq devo fazer entao?
    O samba não compartilha internet. Compartilha pastas e controla um domínio. Algo como um AD.

    Quanto ao proxy, vc vai ter que ler um pouco. Explicar todo o funcionamento do proxy vai ser complicado. Isso seria o caso para um curso.

    Leia http://wiki.under-linux.org/index.ph...etos/Squid-Doc
    e http://www.linuxman.pro.br/squid/

    Com esses dois artigos vc vai ter uma base sólida para contruir qualquer coisa em squid. Quando vc tiver alguma dúvida específica posta ae que te damos uma ajuda pq assim fica complicado.



  5. #5

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Complementando

    Citação Postado originalmente por Raphael_suporte
    também já configurei minha rede normal a placa esta Down, porem respondendo aos pings com a rede WIN mais não acessar via rede LINUX X WIN nem WIN X LINUX e quando eu tento conf o SAMBA ou o Squid pelo WEBMIN ele avisa que não é possivel abrir a porta localhost 10000
    Como vc consegue pingar numa placa down? Essa mágica eu quero aprender. Dessa forma vc não vai conseguir acessar o webmim mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    qnd eu entro no console e digito # service network status...ele volta como ok,
    qnd eu abro o Configure tcp/ip settings ele volta como down e qnd eu mando habilitar ele fc up e logo depois down...isso pode ser pq nao ta autenticando minha rede né?

  7. #7

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Citação Postado originalmente por Raphael_suporte
    qnd eu entro no console e digito # service network status...ele volta como ok,
    qnd eu abro o Configure tcp/ip settings ele volta como down e qnd eu mando habilitar ele fc up e logo depois down...isso pode ser pq nao ta autenticando minha rede né?
    Cara. Eu não queria dizer isso mas vc tah precisando de ajuda de alguem pra lhe ensinar a andar. O serviço network eh o serviço de rede e engloba diversos serviços. A sua placa de rede pode estar parada. De um "ifconfig" e veja o que resulta. Pode estar mal configurada também. Vc pode não ter configurado o gateway. Use o comando "route" para mostrar as rotas. A roda "default" eh o seu gateway. Verifique também o seu DNS cadastrado no arquivo /etc/resolv.conf. Vc pode verificar o conteúdo dele com "cat /etc/resolv.conf".

    Posta os resultados ae e vamos ver no que podemos ajudar.

  8. #8

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    if config:

    eth0 Encapsulamento do Link: Ethertnet endereço de (mac da placa)
    inet end.:xxx.xxx.xxx.203(que eu defini no DNS do dominio) Bcast xxx.xxx.xxx 255 Masc. 255.255.255.0
    up broadcast MTU:1500 Metrica:1
    Pacotes RX:0 erros: 0descart: 0sobr : o quadro
    Pacotes TX: 540 erros: 0: 0 : 0 :....txquelen 1000

    IRQ10 endereço w/s:0xd400
    lo Encapsulamento do Link: loopback local
    inet end.:127.0.0.1 Masc. 255.0.0.0
    up LOOPBACKRUNNING MTU:1500 Metrica:1
    Pacotes RX:417 erros: 0descart: 0sobr : o quadro
    Pacotes TX: 417 erros: 0: 0 : 0 :....txquelen 0



    ROUTE:

    destino roteador mascaraGen opçs metrica ref uso inter
    192.xxx.xxx.0 * 255.255. 255.0 U 0 0 0 eth0
    127.0.0.0 * 255.0.0.0 U 0 0 0 lo
    default (meu gatway) 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth0




    estou verificando o resto...

    desde já mt obrigado pela compreenção




  9. #9

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    o resolv.conf ta assim

    nameserver e o ip do meu servidor DNS, e dominio de rede


    só isso mais nada
    ta certo né??

  10. #10

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    E que resposta dá se vc tentar pingar de outra máquina para esta?

  11. #11

  12. #12

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Citação Postado originalmente por Raphael_suporte
    host nao disponivel

    De um "cat /proc/sys/net/ipv4/icmp_echo_ignore_all " para ver se o firewall não está abilitado para barrar ping.

  13. #13

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    digitei e ele me retornou com um "0" na linha de baixo




    PSosso te add no msn?

  14. #14

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Citação Postado originalmente por Raphael_suporte
    digitei e ele me retornou com um "0" na linha de baixo

    PSosso te add no msn?
    Poder pode mas eu prefiro responder aqui pq dae todos podem ver e aproveitar da nossa discução.

  15. #15

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    ok, só para ir mais rapido e assim que eu tiver concluido eu coloco aqui...


    vou formatar e inst de novo.....vou reler seu tutorial e tentar de novo




    Muito obrigado, pela paciencia e compreenção

  16. #16

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Bem, vamos iluminar o caminho da salvação para o nosso irmão!

    O SAMBA, como o nosso compreensivo e apto colega WhiteTiger mencionou, não serve para compartilhar a internet, ou ser proxy, ou qualquer coisa do gênero, mas sim para compartilhar diretórios entre redes heterogêneas utilizando Microsoft Windows e GNU/Linux à princípio, mas podem ser utilizados outros SO's. Como ele também falou, o SAMBA serve para fazer a mesma coisa que o AD (Active Directory) faz, que é autenticar usuários dentro de uma rede para ter acesso aos diretórios, etc.

    Já o SQUID sim, serve para fazer controle de sites acessados pelos usuários, cache, bloquear e permitir todo aquele uso de internet que você tem na sua empresa.

    Existem várias documentações sobre ambos os assuntos aqui no site da Underlinux. Goze (Epa!) de várias horas divertidas de estudos navegando pelo nosso site, lembrando que o fórum serve para tirar suas eventuais dúvidas sobre um determinado assunto, pequenas nuâncias que não ficaram claras na leitura do documento e pela eterna busca por uma iluminação no caminho da felicidade do administrador de redes/sistemas.

    Como o nosso competente amigo Tigre-Branco-Van-Damme mencionou, nós não podemos fazer um how-to ou uma aula, mas nós podemos - e queremos - que você tire suas dúvidas conosco.

    Mas voltando ao assunto - que é o quê realmente importa -, aqui vão dois links para ambos os assuntos. Espero que consiga resolver o seu problema. E se não resolver, pergunta aqui pra gente que a gente vê o quê pode ser feito:

    Excelente guia sobre SAMBA: http://focalinux.cipsga.org.br/ (Procure o Guia Avançado, seção sobre o SAMBA).

    Ótimo (Modéstia à parte, ca-ham) guia sobre Squid, ensinando as milenares técnicas de como acabar com a felicidade de um usuário ocioso no serviço tentando ver sites de mulheres nuas encontra-se aqui!


    Um grande abraço, da comunidade Underlinux. =)

  17. #17

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    O primeiro problema dele é colocar o linux na rede :P

  18. #18

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    =/ fiz tudo do 0 conf padrao só coloquei meu IP, e minha plana nao fica UP e nem abre o localhost 10000, estou instalando em outro computador aqui para vê se é a dist. ou minha placa onboard...



    P: coloquei uma placa Off e ele não reconheceu, tenho que conf alguma coisa?

  19. #19

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    Qual placa é a sua?

  20. #20

    Padrão Re: DOMINIO 2000server

    vou tentar instalar o Suse aqui, pq acho que minha dist que ta bichada assim que termina aviso qual foi a novidade e se precisar de ajuda post aqui...



    obrigado por tentarem me ajudar!