+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS - Prioridade VoIP

    Olá Pessoal,

    Alguém saberia me dizer se na prioridade de pacotes VoIP é necessário setar uma regra para cada codec, ou uma única regra se aplica a todos codecs do protocolo SIP?

    Qual regra vcs utilizam em seus servidores?!

  2. #2

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    Na verdade o QoS voce faz no protocolo e nao no codec, o que tenho aqui é um delay menor para os pacotes sip, isso com iptables, bem como uma reserva de banda. O que não consegui fazer é para o protocolo rtp que usa portas aleatórias, entao o que fiz é verificar os ips dos provedores voip e usar isso pra deixar um delay menor na fila pra esse destinos.

  3. #3

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    É uma boa alternativa!

    Com isso eu posso priorizar um endereço de IP de destino por exemplo?

  4. #4

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    O asterisk por exemplo, eu sei q tem uma faixa que pode ser configurada.
    Por padrao ela é da 10000-20000

    Eu costumo colocar prioridades nessa faixa em UDP, e nos ips dos servidores.

    Valeu?

  5. #5

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    ha um grande problema em priorizar uma faixa de portas neste caso.

    programas do tipo P2P ... exemplo: ares !!.. ele usa portas ALTAS e randomicas.. entao.. pode acontecer de trafego P2P ter uma prioridade alta na rede se passar pela faixa que vc determinou..

    a sugestao de dar prioridade ao destino (ip) é uma alternativa mais segura, exata... mas há farios modulos para kernel que ajudam a melhorar a qualidade de SIP e RTP !!

    www.netfilter.org tem modulos para esse tipo !!

  6. #6
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    Caro IJR entre em contato comigo pelo msn e te ajudo a fazer, o meu está funcionando perfeito .

  7. #7

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    minelli coloca sua solução aqui para todos.. se puder...

  8. #8

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    É sim, assim o benefício é mais coletivo!!

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: QoS - Prioridade VoIP

    Bom gente é o seguinte e uso mikrotik então vou passar as regras que uso no mikrotik ai vc´s convertam para o sistema q quizerem, blz........
    Ai estão as Regras:

    add chain=forward connection-mark=voip_conn action=mark-packet new-packet-mark=voip passthrough=yes comment="" disabled=no

    add chain=posrouting connection-mark=voip_conn action=change TOS new-TOS=16 (min-delay) comment="" disabled=no

    add chain=forward dst-address:xxx.xxx.xxx.xxx/xx action=mark connection new connection mark=voip_conn passthrough=yes comment="" disabled=no

    Observem que onde está xxx.xxx.xxx.xxx/xx deve estar o gatway onde o voip vai fazer a autenticação (como alguns sistemas autenticam em varios ip´s dentro da mesma classe), recomendo sempre faserem assim xxx.xxx.xxx.xxx/24 pois ai ele faz controle de toda a faixa......, galera espero ter ajudado ........
    T.´.F.´.A.´.

  10. #10

    Padrão Voip

    Caro Mineli

    Sou novato no MK e gostaria de sabe ro seguinte, como eu configuro meu MK para direcionar para um determinado IP da rede as portas do voip pois no meu caso o voip nao funfa nem a pau se vc tem instalado no seu provedor como vc fez para ele ,, o voip funcionarnuma maquina de cliente


    vlw