+ Responder ao Tópico



  1. #1
    unix-fan
    Visitante

    Padrão Do Slackware para o OpenBSD?

    Galera, uso o LInux há mais de 5 anos. Entrementes, já usei o Red Hat, Conectiva,
    Mandrake e, atualmente, o Slackware (o quem mais me adaptei).

    Ouvi muito sobre os BSDs. Até pensei em experimentar o FreeBSD, mas por questões
    ideologicas e religosas, já o descartei (não me critiquem por isso. Somos livres e cada
    um tem a sua opinião). Então, interessei-me pelo OpenBSD que, segundo lí, não deixa
    nada a desejar em relação ao FreeBSD.

    1) Na opinião de vcs, qual o diferencial e vantagens do OpenBSD em relação ao Linux?

    2) Existe algum Tutorial/How-To/livro voltado para usuários vindo do Linux?

    3) E o Desktop? Sei que ele, o OpenBSD, é muito bom para o Servidor. Mas e para Desktop?

    Abraços.


  2. #2

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Para nivel de informacao, o FreeBSD é mais livre do que o Linux ok?

    O OpenBSD é bem mais fechado. Por padrao, o OpenBSD criptografa os dados do disco, mas em compensacao, o acesso a disco é bem mais lento.

    How to nao existe, mas a ideia é parecida com todos os BSDs.

    Desktop é a mesma coisa se o cara for ver mesmo, pois roda kde, gnome, tudo o que o linux, fbsd,nbsd rodam, o openbsd tambem roda, soh que mais lento.

  3. #3

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    openbsd tem um foco maior na segurança !!

  4. #4
    unix-fan
    Visitante

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Citação Postado originalmente por GrayFox
    Para nivel de informacao, o FreeBSD é mais livre do que o Linux ok?
    Gray, pelas análises que andei lendo, esta afirmação é relativa.

    Citação Postado originalmente por GrayFox
    O OpenBSD é bem mais fechado. Por padrao, o OpenBSD criptografa os dados do disco, mas em compensacao, o acesso a disco é bem mais lento.
    Hummm! Se for mais lento, tô fora!

    Para um usuário comum, o nível de segurança oferecido pelos demais Unixes já
    está de ótimo tamanho.

    Citação Postado originalmente por GrayFox
    How to nao existe, mas a ideia é parecida com todos os BSDs.
    É o que eu suspeitava.

    Citação Postado originalmente por GrayFox
    Desktop é a mesma coisa se o cara for ver mesmo, pois roda kde, gnome, tudo o que o linux, fbsd,nbsd rodam, o openbsd tambem roda, soh que mais lento.
    Gray, desculpa. Quando me referia ao Desktop, estava me referindo a disponibilidade
    de drivers e compatibilidade.

    Abraços.

  5. #5
    unix-fan
    Visitante

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    openbsd tem um foco maior na segurança !!
    Sim. Disso eu já sabia! O que estava procurando era por informação pormenorizadas
    que me apresentasse vantagens em relação ao Linux Slackware.

    Valeu!

  6. #6

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Olha, como da pra notar, eu trabalho com BSDs, mas vou deixar o meu ponto de vista:

    Eu utilizo BSDs para servidores de rede e Linux para Desktop. Tenho alguns motivos até pra isso:

    -Nao se ve uma gama de documentacao para BSDs comparados com linux, nem informacoes relativas;
    - Todo software q se ve hj, nem que seja mínimo, sempre tem algo em desenvolvimento para linux;
    - Apesar do FreeBSD rodar todos os binarios do Linux, o Linux possui alguns instaladores, que deixa a maquina mais com cara de "maquina de usuario";

    Entao, eu sempre vou nesse foco... Servidores BSDs, Desktop Linux...

    Em questao de drivers pro openbsd, drivers de rede ele tem de monte, vídeo tem pra nvidia (padrao dos unix), som tambem tem legal, wireless tem alguma coisa, mas se for pra ter BSD em desktop, use freebsd, compensa mais desde velocidade e suporte.

    Valeu?

  7. #7
    unix-fan
    Visitante

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Valeu, meu chapa!!

    Legal essa tua filosofia de Servidores BSD com Desktops Linux!! :wink:

  8. #8

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Tem uns artigos aqui no site pra "migrar" sim, ou melhor fazer o bsd parecer linux
    http://wiki.under-linux.org/index.php/Tutoriais/OpenBSD

  9. #9

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    Basicamente todos os BSD são iguais... então para começar com OpenBSD você pode ler documentação do FreeBSD (que é mais fácil de encontrar na net)... e howto pra freebsd tem e muito...

    Vou citar alguns links:

    www.fug.com.br (FreeBSD Users Group, os melhores profissionais do bsd estão aqui, o nível é muito alto).

    http://www.onlamp.com/bsd/ (os howtos são ótimos, mas tudo em inglês, mas quem não gostar de inglês desista de mexer com *nix).

    http://www.eldemonio.org/ (acho que é em espanhol, não sei, mas muito bom)

    http://www.bsdux.com.br/ (site do Christopher Giese, o cara saca muito de BSD)

    http://www.google.com/bsd (tem google só pra bsd

    Usei linux durante uns 6 anos... e faz uns 2 que uso BSD... uso muita coisa mesmo, apache, squid, dansguardian, named, mpd (vpn), ids (snort+ossec+base), altq+pf, voip, etc... o que acho legal no bsd é padronização... na internet existe muito soft pra linux, mas alguns só rodam em fedora, outros só em suse.. uns colocam a pasta www do apache em um lugar, outros em outro lugar... isso me chateava muito na época do linux... no bsd os ports já vem tudo padronizado, muito legal... sem falar da segurança que dos bsds... quando você instala um linux e roda um netstat -an | grep LISTEN tem um monte de porta aberta, que não sei nem pra que serve... bsd é muito menos e por default o firewall já fecha tudo... serviços vulneráveis como telnet nem foram portado para bsd...

    Mas já dizia aquele ditado, gosto é igual a c... cada um tem o seu... o importante é ser feliz...

    Eu particularmente uso o que o cliente quiser, se for preciso linux eu instalo (prefiro debian)... e pra desktop prefiro windows, e o Xuxa Park (XP)... :-)

    Abraço a todos.


    Welkson Renny
    Focus Team!




  10. #10
    unix-fan
    Visitante

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    rsrsrsrsr Xuxa Park?! rsrsrsrsrs

    Cara, o q me chamou a atenção no BSD foi exatamente isto a padronização e
    o fato de não ser um clone, mas sim um vertente do Unix. Mas como disseram
    devido ao fato de o OpenBSD ser a segurança ele acaba se tornando pesado.

    Como meu uso é particular (em casa mesmo) não preciso de um segurança tão
    exarcerbada assim (pelo menos, por enquanto). Logo, a segurança do Slackware
    tem sido suficente. Mas como eu disse, no Linux, tem esse problema de padronização.

    Sobre o FreeBSD... Como disse antes ...

    Ouvi muito sobre os BSDs. Até pensei em experimentar o FreeBSD, mas por questões
    ideologicas e religosas, já o descartei (não me critiquem por isso. Somos livres e cada
    um tem a sua opinião)

  11. #11

    Padrão Re: Do Slackware para o OpenBSD?

    saiu uma versao do freebsd para desktop... ficou bem legal !!

    baseado no 5.5-stable ..

    nao lembro o site.. mas tem..