Alguem que ja montou um server de impressao como o CUPS e que pode realmente dar uma ajuda que resolva o problema.

depois de penar um bocado para achar os drivers para uma LEXMARK E321 achei num forum em ingles uma resposta de 2 linhas: CUPS + HPlaserJet 4 series. deu certo instalei a impressora local no servidor pelo cups usando o filtro hp (porta pararela) e funcionou blz. ja estou imprimindo pelo openoffice etc...arq's. formatados com imagens tudo ok.

acontece que nas maq's. cliente nao consigo imprimir, a rede esta ok, /etc/hosts, /etc/cups/client.conf ja coloquei o ip do servidor, escolhi a URI IPP, os mesmos drivers e a lexmark foi instalada ok quando mando imprimir pag. de teste nada acontece na tela do CUPS via browser aparece:
lexmark hp Laserjet 4 series,cups+gimp-print v4.2.5
descrition:
Location://192.168.0.1/lexmark (ip do server)
Printer State:stopped, accepting jobs
"Destination printer does not exist!"
DEvice URI:HTTP://192.168.0.1:631 (configurei assim)

o prolema acho que é o "Destination printer" que não existe, nao sei o que fazer nem onde cofigurar isso pelo cups. acredito que é o que tá faltando para fazer a maldita funcionar na rede para que eu possa abandonar o $winxp aqui no trabalho. cançei de pesquisar e ler sobre cups na net e ñ conseguir resolver o problema, então se alguem puder ajudar vai ai meus sinceros agradecimentos.

omar slack9.1