Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Olá Pessoal, esse topic vai ser grande.

    Tentando resumir, estou querendo abrir um provedor aqui na cidade, quase interior que tem ADSL, mas é tenso, tem muito tempo que não expandem e tem uma penca de gente que quer, fizemos uma pesquisa de campo de deu mais de 60 logo de cara, somente de conhecidos nossos.

    Já temos empresa etc... e estamos vendo a questão do SCM com uma empresa para sermos "franquia" etc...

    Equipamentos homologados na mão, uma grana pra comprar kits etc... parece que tudo vai bem.. me me ajudem em algo.

    Em nossa empresa de Ti, prestamos consultoria em casos de o cliente necessitar de conectividade com Internet e sempre indicamos a coordenamos o projeto para a Embratel etc... na maioria das vezes de um Frame Relay de 256, ou 512 etc... Daí vos pergunto. posso usar um link desses em meu provedor, de 1 mb etc.. ou não presta...

    Por exemplo um de 512 me custaria uns 650 reais por mes com 64 ip's etc.. e cir de 128k (banda garantida), temos um na empresa e fazemos download á 52, 60k, depende do horário.

    o de 1 mb tá por 1.200 com 128 ip's se nao me engano.

    Eles têm também o tal de Link Dedicado mas estou esperando a proposta ainda... me ajudem postanto o que usam, o que eu deveria usar para vender planos de 128k para user mais simples e um de 256 para outros.. FrameRelay presta para isso ? o meu caiu 1 vez em quase 1 ano.

    Pq tá tenso, só falta quase que isso, já vi RAGIOS e vi que a latencia é alta, já vi Star One etc..

    ### esqueci do desabafo ###

    Olha tenho empresa á quase 6 anos e sempre soube das dificuldades neste país de se ganhar dinheiro, mas poxa, tá tenso levantar o provedor aqui... taxa de um lado, taxa de outro, num pode usar ADSL, mesmo pq é tenso a qualidade deles (funciona bem demais, mas quando cai fica 5 horas off) link é caro, tudo é caro.. dá vontade de subir minhas antenas, tudo homologadinha, dentro da potência certa, kits cliente tudo filé, empresa aberta, 2 instaladores, pessoal no telefone e deixar o pau quebrar.. mas ilegal ? dormir pensando que amanha tudo pode acabar e ainda ser preso ou processado por estar trabalhando.. NUNCA, gosto de bota a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com minha esposa, mesmo sabendo que tem gente batendo na minha porta 8hrs da manha perguntando se já tem "internet aérea" como ouvi hoje... tenso viu, sei que to deixando de ganhar uns pingado agora e não posso trabalhar... ... desculpa o texto grande.. mas precisava dar uma vomitada sobre o assunto...

    Ajuda aew pessoal !

  2. #2
    NewCyber
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Concordo plenamente com vc, hoje em dia esta muito dificil no brasil de se trabalhar, tambem trabalho com informatica a algum tem, agora estava pensando em abrir um provedor de internet via wireless mas confesso que ja estou desanimando desse jeito, eh mta complicação.

    Mas esse eh o jeito do brasileiro ("Porque facilitar se podemos complicar tudo").


    Abraços

    NewCyber

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Caro colega Alam,

    Também estou passando pela mesma situação.
    Já adquiri os equipamentos para as torres e alguns kits clientes.
    Estive verificando junto a Anatel e os equipamentos homologados são em sua maioria nacionais. Detalhe: comprei tudo importado, pois são os melhores em minha opnião.

    Já os links dedicados que podem ser compartilhados são muito caros e temos que ter inicialmente uns 20 ou 30 clientes somente para cobrir o custo de link, servidor, energia, instalações, etc... fica muito despendioso.

    Tenho um ADSL Vip de 800 da Brasiltelecom, é um primeiro passo, tendo em vista que este serviço não limita conexões simultâneas, e é bem barato.

    Estive pensando tb em adquirir um IP dedicado de pequena velocidade somente para regularizar a situação e ir usando a ADSL mesmo, somente em caso de queda mudar para o IP. Mas o menor link comercializado hj pela BRT é de 512k com custo aproximando de 600,00 mais aluguel do roteador.

    Como te disse, vou começar com os conhecidos, correndo o risco e posteriormente se compensar, regularizar.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  4. #4
    eduardoria
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Bom, tenho um provedor aqui, erguemos ele sofrivelmente, mas hoje estamos bem, ja fizemos loucuras no começo e antes de fazermos a parceria pra SCM foi trash, tinhamos medo de investir e no dia seguinte a anatel chegar e fechar o provedor e parar, e o pior, deixar nossos clientes na mão, ai lutamos,e fizemos uma parceria com a RN (www.redenetworks.com.br) recomendo, dai pra frente perdemos o medo de crescer e quadruplicamos o numero de clientes em 4 meses, e perdemos o medo de investir, hoje nao sou o maior da cidade, mas pelo menos tenho conciencia de que estou prestando um serviço de qualidade e estou fazendo o que eu gosto e dando um bom suporte aos clientes (nosso trunfo), e porque eu gosto, não é só pela grana. Faz uns 45 dias recebemos uma visita da Anatel, nossa, foi assustador, nós mesmo sabendo que fazemos tudo certinho ficamos apreensivos (tipo qdo vc é parado num bloqueio da policia, mesmo sabendo que ta tudo certinho, é ruim encarar) os caras que vieram aqui sao muito gente boa, nao sao o bicho papão, se perceberem que voce trabalha certinho, tratam a gente muito bem, eles verificam basicamente documentação (contrato de parceria, licensa de funcionamento de estação, alguns contratos de clientes) equipamentos homologados (radios, antenas, roteadores) só isso, nao fuçam na rede, nem nos servidores, só olharam, nos disseram que estava bem organizado, o link tem q ser link ip, adsl nao vale, inclusive a questao do colega, o link é frame relay com a embratel, que dá 2 blocos de 64 ip's (/26) o nome do serviço é Business Link, a garantia de banda é excelente, extremamente estavel, uso router da CISCO, Linux e FreeBSD nos servidores, o serviço da embratel é muito bom, inclusive o suporte deles tb. Quanto à servidores, tenho um como bridge na saida do link pra controlar banda dos outros servers, pois faço co-location de servidores de terceiros aqui, um servidor pra gateway da rede dos clientes de acesso (Mikrotik) onde faz controle de banda, mac, etc.. um servidor de DNS (freebsd) e um servidor de email e web (freebsd), funciona tudo filé, nao da trabalho nenhum, durmo tranquilo com minha esposa, faço o que gosto, pra mim é um brinquedo, leio muito, frequento bastante o forum, testo muitas coisas, gosto de aprender na raça, nao sou formado em informatica (só em eletronica), pra mim é um hobby, se disser que nao visamos grana eu seria hipocrita, hoje nao ganhamos muito, como eu tenho outro emprego, tudo o que lucramos re-investimose sei q isso da muita grana, se trabalhar direito e fizer tudo certinho, cobrar um preço justo vamos ganhar dinheiro, e passear, viajar tranquilos, curtir a familia, porque é isso o que importa.
    Bom, acho q escrevi demais, acabou sendo pra mim tb um desabafo.
    Se quiser bater papo um dia adicona no msn ai, troco bastante figurinhas com donos e administradores de provedores do brasil inteiro, e isso é o melhor, a amizade.
    Um abraço à todos
    Eduardo Doria MSN: [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por eduardoria
    Bom, tenho um provedor aqui, erguemos ele sofrivelmente, mas hoje estamos bem, ja fizemos loucuras no começo e antes de fazermos a parceria pra SCM foi trash, tinhamos medo de investir e no dia seguinte a anatel chegar e fechar o provedor e parar, e o pior, deixar nossos clientes na mão, ai lutamos,e fizemos uma parceria com a RN (www.redenetworks.com.br) recomendo, dai pra frente perdemos o medo de crescer e quadruplicamos o numero de clientes em 4 meses, e perdemos o medo de investir, hoje nao sou o maior da cidade, mas pelo menos tenho conciencia de que estou prestando um serviço de qualidade e estou fazendo o que eu gosto e dando um bom suporte aos clientes (nosso trunfo), e porque eu gosto, não é só pela grana. Faz uns 45 dias recebemos uma visita da Anatel, nossa, foi assustador, nós mesmo sabendo que fazemos tudo certinho ficamos apreensivos (tipo qdo vc é parado num bloqueio da policia, mesmo sabendo que ta tudo certinho, é ruim encarar) os caras que vieram aqui sao muito gente boa, nao sao o bicho papão, se perceberem que voce trabalha certinho, tratam a gente muito bem, eles verificam basicamente documentação (contrato de parceria, licensa de funcionamento de estação, alguns contratos de clientes) equipamentos homologados (radios, antenas, roteadores) só isso, nao fuçam na rede, nem nos servidores, só olharam, nos disseram que estava bem organizado, o link tem q ser link ip, adsl nao vale, inclusive a questao do colega, o link é frame relay com a embratel, que dá 2 blocos de 64 ip's (/26) o nome do serviço é Business Link, a garantia de banda é excelente, extremamente estavel, uso router da CISCO, Linux e FreeBSD nos servidores, o serviço da embratel é muito bom, inclusive o suporte deles tb. Quanto à servidores, tenho um como bridge na saida do link pra controlar banda dos outros servers, pois faço co-location de servidores de terceiros aqui, um servidor pra gateway da rede dos clientes de acesso (Mikrotik) onde faz controle de banda, mac, etc.. um servidor de DNS (freebsd) e um servidor de email e web (freebsd), funciona tudo filé, nao da trabalho nenhum, durmo tranquilo com minha esposa, faço o que gosto, pra mim é um brinquedo, leio muito, frequento bastante o forum, testo muitas coisas, gosto de aprender na raça, nao sou formado em informatica (só em eletronica), pra mim é um hobby, se disser que nao visamos grana eu seria hipocrita, hoje nao ganhamos muito, como eu tenho outro emprego, tudo o que lucramos re-investimose sei q isso da muita grana, se trabalhar direito e fizer tudo certinho, cobrar um preço justo vamos ganhar dinheiro, e passear, viajar tranquilos, curtir a familia, porque é isso o que importa.
    Bom, acho q escrevi demais, acabou sendo pra mim tb um desabafo.
    Se quiser bater papo um dia adicona no msn ai, troco bastante figurinhas com donos e administradores de provedores do brasil inteiro, e isso é o melhor, a amizade.
    Um abraço à todos
    Eduardo Doria MSN: [email protected]
    Quantos clientes você tem???
    Qual o custo dessa parceira que voce tem com a RN??




  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por eduardoria
    Bom, tenho um provedor aqui, erguemos ele sofrivelmente, mas hoje estamos bem, ja fizemos loucuras no começo e antes de fazermos a parceria pra SCM foi trash, tinhamos medo de investir e no dia seguinte a anatel chegar e fechar o provedor e parar, e o pior, deixar nossos clientes na mão, ai lutamos,e fizemos uma parceria com a RN (www.redenetworks.com.br) recomendo, dai pra frente perdemos o medo de crescer e quadruplicamos o numero de clientes em 4 meses, e perdemos o medo de investir, hoje nao sou o maior da cidade, mas pelo menos tenho conciencia de que estou prestando um serviço de qualidade e estou fazendo o que eu gosto e dando um bom suporte aos clientes (nosso trunfo), e porque eu gosto, não é só pela grana. Faz uns 45 dias recebemos uma visita da Anatel, nossa, foi assustador, nós mesmo sabendo que fazemos tudo certinho ficamos apreensivos (tipo qdo vc é parado num bloqueio da policia, mesmo sabendo que ta tudo certinho, é ruim encarar) os caras que vieram aqui sao muito gente boa, nao sao o bicho papão, se perceberem que voce trabalha certinho, tratam a gente muito bem, eles verificam basicamente documentação (contrato de parceria, licensa de funcionamento de estação, alguns contratos de clientes) equipamentos homologados (radios, antenas, roteadores) só isso, nao fuçam na rede, nem nos servidores, só olharam, nos disseram que estava bem organizado, o link tem q ser link ip, adsl nao vale, inclusive a questao do colega, o link é frame relay com a embratel, que dá 2 blocos de 64 ip's (/26) o nome do serviço é Business Link, a garantia de banda é excelente, extremamente estavel, uso router da CISCO, Linux e FreeBSD nos servidores, o serviço da embratel é muito bom, inclusive o suporte deles tb. Quanto à servidores, tenho um como bridge na saida do link pra controlar banda dos outros servers, pois faço co-location de servidores de terceiros aqui, um servidor pra gateway da rede dos clientes de acesso (Mikrotik) onde faz controle de banda, mac, etc.. um servidor de DNS (freebsd) e um servidor de email e web (freebsd), funciona tudo filé, nao da trabalho nenhum, durmo tranquilo com minha esposa, faço o que gosto, pra mim é um brinquedo, leio muito, frequento bastante o forum, testo muitas coisas, gosto de aprender na raça, nao sou formado em informatica (só em eletronica), pra mim é um hobby, se disser que nao visamos grana eu seria hipocrita, hoje nao ganhamos muito, como eu tenho outro emprego, tudo o que lucramos re-investimose sei q isso da muita grana, se trabalhar direito e fizer tudo certinho, cobrar um preço justo vamos ganhar dinheiro, e passear, viajar tranquilos, curtir a familia, porque é isso o que importa.
    Bom, acho q escrevi demais, acabou sendo pra mim tb um desabafo.
    Se quiser bater papo um dia adicona no msn ai, troco bastante figurinhas com donos e administradores de provedores do brasil inteiro, e isso é o melhor, a amizade.
    Um abraço à todos
    Eduardo Doria MSN: [email protected]
    Adorei seu texto... é extamente este tipo de coisa que queria ouvir, quando ao framerelay da embratel, eu conheço de trás pra frente, tanto que já coloquei em uns 10 clientes e realmente suporte é nivel 100 !!! liga e resolvem quase na hora. Vou pedir um de 512 inicialmente para ver o que dá. Sucesso e eu vou te Add para conversar amigo ! Vlw mesmo ...

    Citação Postado originalmente por netosdr
    Caro colega Alam,

    Também estou passando pela mesma situação.
    Já adquiri os equipamentos para as torres e alguns kits clientes.
    Estive verificando junto a Anatel e os equipamentos homologados são em sua maioria nacionais. Detalhe: comprei tudo importado, pois são os melhores em minha opnião.

    Já os links dedicados que podem ser compartilhados são muito caros e temos que ter inicialmente uns 20 ou 30 clientes somente para cobrir o custo de link, servidor, energia, instalações, etc... fica muito despendioso.

    Tenho um ADSL Vip de 800 da Brasiltelecom, é um primeiro passo, tendo em vista que este serviço não limita conexões simultâneas, e é bem barato.

    Estive pensando tb em adquirir um IP dedicado de pequena velocidade somente para regularizar a situação e ir usando a ADSL mesmo, somente em caso de queda mudar para o IP. Mas o menor link comercializado hj pela BRT é de 512k com custo aproximando de 600,00 mais aluguel do roteador.

    Como te disse, vou começar com os conhecidos, correndo o risco e posteriormente se compensar, regularizar.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!
    Penso nisso também e meu irmão, um grande advogado aqui do Estado, analizou tanto o contrato de parceria, quanto a papelada toda da anatel, um amigo que tem SCM me passou, consultou o site e me falou o seguinte.:
    1-) É CRIME SEGUNDA A LGT, FORNECER *** ILEGALMENTE** *** CLANDESTINAMENTE** SERVIÇOS DE INTERNET, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE ONDAS DE RÁDIO ETC. ETC. ETC.. voces conhecem a lei..

    2-) Como estarei com minhas ESTAÇÕES DE RÁDIO licensiadas, autorizadas e homologadas pela anatel, mesmo que por outra empresa, eu não serei CLANDESTINO NEM ILEGAL.

    3-) Quanto ao Velox, Brturbo, adsl etc.. é o seguinte. O contrato deles tem falhas etc.. uma delas: Diz realmente que não é permitido compartilhar etc.. portanto o máximo que pode dar é uma briguinha na justiça, se der e eles são obrigados a instalar e manter o serviço funcionando até sair uma ordem judicial, pois a própria anatel diz sobre a discriminação. Outra coisa, partindo do principio da legitimidade do usuário, eu pago o serviço, contratei o mesmo e não foi assinado contrato por ambas as partes (O TSJ ainda tem duvidas sobre isso, tem que assinar ou não.. uns dizem que somente a aceitação do serviço é a aceitação do contrato, mas isso cai em caso de processo) portanto posso alegar que NÃO SABIA.

    4-) A Anatel não fiscaliza o serviço de outras operados, EXIGE sim um link descente, IP dedicado etc... mas não diz nada sobre o uso de outras tecnologias, mesmo que esta esteja em desconformidade com o contrato.

    5-) palavras dele.. ".... contrate um link legal (ele nao entende dessas coisas) que não caia e que você possa se manter, e em conjunto, contrate um link desses de 8 megas ADSL para ajudar na empresa e use a vontade, o serviço é seu é você quem paga, depois vc cancela e segue em frente quando tiver grana.. se eles encherem o saco me liga que eu resolvo.

    MAS LEMBRANDO QUE PODE DAR CADEIA DAR UMA DE PROVEDOR SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DA ANATEL MESMO QUE SEJA COMO FRANQUIA, TEM QUE TER UMA DAS DUAS COISAS, ISSO É COMO UM GATO ENTENDERAM ? não pode, se estiver tudo certinho, detalhes são detalhes.

    Olha pessoal, eu na minha empresa viso sempre qualidade etc.. não vou abrir um provedor e sair vendendo ADSL, quero que entendam isto, vou ter meu FRAME RELAY de inicio de 512 ou 1mb (1.200), mas preciso de um link maior e vai ser ADSL, só para ajudar.

    passamos a semana toda enfiada dentro de um escritório conversando com advogados, até um promotor etc.. vendo as questões legais, e FRANQUIA é sim permitido dentro das imposições da Anatel, tem partes inclusive na OUTORGA que diz que é permitido a utilização da rede e estrutura de terceiros, desde que a AUTORIZADA seja responsável legalmente e pelo funcionamento.

    Desculpe o texto gigante, mas esta semana foi reveladora !! LETS GO !!!

    Abraço a todos

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    compartilhar ADSL eh crime.. e da cadeia... !!

    o link dedicado é o que voce precisa para iniciar o provedor... dedicado indica que voce terá 1MB garantido...

    ele é mais caro..

    com 1MB vc consegue atender cerca de 100 clientes (64k e 128k) ...


  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Sem querer ser pessimista, mas provedor de internet não dá dinheiro!

    Se você realmente está interessado em entrar nessa ramo de atividade procure alguma forma de inovar, pense sempre no seguinte princípio:
    INTERNET OS OUTROS JÁ OFERECEM, PRECISO OFERECER ALGO MAIS!

    Esse é o ponto de partida para quem dejesa vencer nesse mercado com disputa tão acirrada.

    Estou nesse mercado a cerca de 4 anos, aprendi muita coisa nesse meio tempo ... você tem que definir bem seu plano de ataque, fazer uma análize de mercado e também situação econômica/poder de aquisição desse mercado.

    Quando fui iniciar meu provedor eu achava que era uma mina de dinheiro, antes de montar eu tinha uma carteira de de aproximadamente 85 interessados (que diziam com certeza).... quando a coisa começou a funcionar a história foi outra!
    Só Deus sabe o sacrifício que foi para eu colocar 100 clientes pra rodar.

    Enfim, cada caso é um caso, você quem conhece sua cidade e seus futuros clientes. Conforme for surgindo dúvidas poste aqui no fórum que o pessoal com certeza vai lhe orientar ... e você vai deixar de cair em diversos problemas que muitos já passaram.

    Tudo o que estiver ao meu alcanse eu ajudarei com o maior prazer.

    Boa sorte.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    compartilhar ADSL eh crime.. e da cadeia... !!

    o link dedicado é o que voce precisa para iniciar o provedor... dedicado indica que voce terá 1MB garantido...

    ele é mais caro..

    com 1MB vc consegue atender cerca de 100 clientes (64k e 128k) ...

    Cadeia só dá se for você estiver clandestino daí cai no Art. 183 da LGT, sem Anatel, e sem pelo menos uma franquia com as torres certificadas.. isso já obtive resposta de quem entende.. é certo ? CLARO QUE NÃO.. mas cadeia por causa da telemar.. bem difícil.. primeiro, ela precisa de provas consistenciais, para isso, tem que entrar no local, daí precisa de mandato, depois vai para o promotor, que decide ou não a suspensão do serviço e por aí vai... NAO TO DEFENDENDO O USO DE ADSL PARA PROVEDOR, NEM QUERO ISSO PRA MIM,, SOMENTE DISCUTINDO O ASSUNTO.... :-)

    Vlw pelas considerações e vou sim precisar de ajuda !! Vlw


    Citação Postado originalmente por ijr
    Sem querer ser pessimista, mas provedor de internet não dá dinheiro!

    Se você realmente está interessado em entrar nessa ramo de atividade procure alguma forma de inovar, pense sempre no seguinte princípio:
    INTERNET OS OUTROS JÁ OFERECEM, PRECISO OFERECER ALGO MAIS!

    Esse é o ponto de partida para quem dejesa vencer nesse mercado com disputa tão acirrada.

    Estou nesse mercado a cerca de 4 anos, aprendi muita coisa nesse meio tempo ... você tem que definir bem seu plano de ataque, fazer uma análize de mercado e também situação econômica/poder de aquisição desse mercado.

    Quando fui iniciar meu provedor eu achava que era uma mina de dinheiro, antes de montar eu tinha uma carteira de de aproximadamente 85 interessados (que diziam com certeza).... quando a coisa começou a funcionar a história foi outra!
    Só Deus sabe o sacrifício que foi para eu colocar 100 clientes pra rodar.

    Enfim, cada caso é um caso, você quem conhece sua cidade e seus futuros clientes. Conforme for surgindo dúvidas poste aqui no fórum que o pessoal com certeza vai lhe orientar ... e você vai deixar de cair em diversos problemas que muitos já passaram.

    Tudo o que estiver ao meu alcanse eu ajudarei com o maior prazer.

    Boa sorte.
    Olá amigo,
    Fizemos as devidas pesquisas , moro aqui á mais de 20 anos e não estamos somente interessados no serviço de Internet, mas sim, em atender por completo nossos clientes, oferecer um suporte diferenciado, não esse 0800 que ficamos horas esperando e depois ouvimos.. ".. senhor o sistema está indisponível e não podemos cadastrar sua ligação, favor ligue mais tarde.. bla bla bla bla..".. pretendemos dar desconto em manutenção dos micros etc..

    Em fim, adicionar em nossa empresa atual, mais uma atividade que através dela estaremos tentando trazer o cliente para nossas atuais atividades..

    E eu sei como é o atendimento da Telemar aqui, meu vizinho por exemplo, ficou sem mais de 8 dias, disseram que era a linha de telefone (mas é ela quem venda a mesma), veio outra empresa ver e disse que era os fios (uma casa com 3 anos de obra ?!?!? ), por fim... era o modem, que era deles.. eu fui lá e testei o meu e vi que o danado, ele comprou um modem e largou o deles de lado..

    Valeu pelas considerações..

    Abraços

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Meu amigo o Alexandre Correa tem razão compartilhar ADSL é crime e da ate 5 anos de cadeia, pois o ADSL não pode ser comercializado, locado, e dependendo do plano nem mesmo compartilhado, possa dar o exemplo do Speedy Home, onde vc nem mesmo pode compartilhar tendo um multa de 10.000,00, e mais eles não precisam vir ate o loca ja que da mesma forma que nos administradores de provedor, podemos monitorar, bloquear o compartilhamento oq impede as operadoras de fazer o mesmo com seu serviço de ADSL.

    Tem essa noticia aqui de um provedor, que alem de ilegal vendia contratado de outro provedor, o mesmo vale pro ADSL.

    http://dftv.globo.com/Dftv/0,6993,VD...8421-0,00.html

    Agora a respeito do link recomendo um link dedicado, pois dessa forma vc tera garantia de qualidade, vc pode começar com um link menor e aumentar de acordo com sua necessidade.

    Falow

    Clecio

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Ufa, é isso aí.

    Em síntese ninguém quer começar irregular, nem correr riscos mas começar com 10 ou 20 clientes com uma estrutura que custa mensalmente muito dinheiro pode dar bastante prejuízo até essa empresa crescer e aumentar sua carteira de clientes.

    Ninguém começa grande, os clientes virão com o tempo.

    Já que o tópico foi levantado, alguém sabe da legislação pertinente completa da Anatel e qual seria o custo para aquisição da licença de operação, e quais as burocracias para conseguí-la?

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Recomendo também o frame relay da embratel! A um custo acessível, lhe dá em média 80 a 95% da banda nomimal. Me surpreendeu! Para provedores começando do zero, recomendo começar pelo link de 256/64k e ir aumentando.

    Mas logo que sua demanda justifique não hesite em migrar para o IP dedicado.

    Abraços.

    Maurílio

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por foxibr
    Recomendo também o frame relay da embratel! A um custo acessível, lhe dá em média 80 a 95% da banda nomimal. Me surpreendeu! Para provedores começando do zero, recomendo começar pelo link de 256/64k e ir aumentando.

    Mas logo que sua demanda justifique não hesite em migrar para o IP dedicado.

    Abraços.

    Maurílio
    Obrigado pessoal !!

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    olha na boa, alguem consegue me dizer até que ponto é ilegal, pelo que sei apenas cidades com 500 mil hab pra cima que precisa de licença, a minha não tem isso, como procedo, não tenho muitos clientes mas os poucos que tenho fiz o seguinte:
    bolei um contrato de prestação de serviços ou seja, o cliente paga pelo um serviço de manutenção remota via radio, no caso é como se fosse manutenção via vnc, claro que não veridico, mas o cliente paga por esse serviço e não por internet, assim como meu link do virtua não tem limitaçoes de compartilhamento automaticamente o cliente tem net na casa dele, ou seja eu não vendo internet dou de lambuja , não sei se entenderam, gostaria de saber opinioes sobre isso que estou fazendo, se existe algum perigo eminente.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    precisa de licença sim... acima de 500.000 precisa de licença em TODAS as torres

    abaixo disso.. vc precisa licenciar apenas onde tem contato direto com a internet (onde tem seu roteador)..

  16. #16

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Se tiver menos de 500.000 mil, precisa somente de licensa para a torre principal ? E as repetidoras ?? Tem certeza ? Ou vc quis dizer que nao precisa de nada no cliente, na antena dele ?

    Abraços

  17. #17

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    só complementando minha duvida, se for ligação entre empresa por ex, filiais no caso, exige a licença?

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por alamdias
    Se tiver menos de 500.000 mil, precisa somente de licensa para a torre principal ? E as repetidoras ?? Tem certeza ? Ou vc quis dizer que nao precisa de nada no cliente, na antena dele ?

    Abraços
    Em cidades com menos de 500.000 habitantes, vc precisa de licença para a base e para as estações que atendam diretamente a clientes. No caso de uma repetidora, que apenas lança o sinal para outro POP não precisa, mas no caso do POP em si precisa de licença. Cidades acima de 500.000 habitantes e estações acima de 400mW de EIRP precisam de licença; até um simples cliente com plaquinha PCI; são as estações terminais, conforme a Anatel.

    Agora isso tudo é um buraco que não tem fim, pois as resoluções são passíveis de interpretação e nesse caso o assunto deixa de ser técnico para tornar-se jurídico.

  19. #19
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por smashclever
    só complementando minha duvida, se for ligação entre empresa por ex, filiais no caso, exige a licença?
    Ligações entre mesmo CNPJ não precisam de licença para estação, só é necessário equipamentos homologados. Isso em cidade até 500.000 habitantes, pois caso contrário, cai na legislação dos 400mW de EIRP, onde toda estação precisa ser licenciada.

  20. #20

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    cara franqui é buxa a unica coisa que te falo, e realmente para o provedor funcionar bacana tem q ter link dedicado, por exmplo c vc tiver 512 dedicado da pra vc colocar 20 clientes com velocidade de 256 conectados simultaneamente....

    tb sei dessas dificuldades de valores tabalho a 5 anos montando provedores e sei que os gastos realmente sao elevados....