+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gustaveiras
    Visitante

    Padrão informações sobre máquina virtual

    Olá pessoal,

    Não sei se este é o lugar certo desse tópico, Moderador favor mova-o se necessário! Estou interessado em saber mais sobre máquinas virtuais. Se vale a pena, que tipo de hardware é recomendável, etc.

    Trabalho em uma empresa de engenharia e infelizmente necessito de softwares baseados em windows. Ao mesmo tempo, me foi pedido que configurasse um servidor LAMP para testar o conceito de gerenciamento de projetos usando o netoffice. A questão é que a máquina que me deram para testar esse conceito é um k6-2 500MHz com 128 Mb de RAM. Sei que não poderei usar interface gráfica. Então pensei em usar a minha estação, que hoje roda Windows, para testar esse conceito. Pensei em rodar o servidor nela e o Windows como máquina virtual dentro do linux. Isso funciona? Onde eu consigo mais informações a respeito?

    Atenciosamente,

    Gustavo

  2. #2

    Padrão Re: informações sobre máquina virtual

    Bem... se eu bem entendi, tu quer trabalhar com virtualização na sua máquina Windows. Eu não conheço outro software senão o VMware. Você pode fazer um trial dele por 30 dias, construir suas máquinas virtuais, e depois utilizar o VMware Player, que é freeware, para somente executá-las. Resolve seu problema. =)


    Abraços!

  3. #3
    gustaveiras
    Visitante

    Padrão Re: informações sobre máquina virtual

    Acho que não me expressei direito...

    Quero fazer um sistema linux e deixá-lo ligado o tempo todo. E quero rodar, dentro do linux, em máquina virtual, o Windows.

    Sim, conheço de nome o VMware e o VMplayer. É isso que pretendo utilizar.

    A pergunta é, principalmente, a respeito do desempenho do Windows rodando como máquina virtual dentro do linux. Fica bom? Não fica? Sei que para esse tipo de aplicação, hardware nunca é demais, nem RAM, mas qual é um núimero razoável para começar a brincar?

    Gustavo

  4. #4

    Padrão Re: informações sobre máquina virtual

    Olha, difícil falar um valor médio a partir do momento que eunão sei exatamente o número de requisições que essa máquina vai resolver ou a pressão em cima da mesma, mas claro que há uma queda de performance em relação ao SO rodando sem ser por máquina virtual. Você vai conseguir fazer praticamente qualquer coisa que tu fazia antes (Menos jogar Unreal em modo 1280xalgumacoisa). Uma máquina com 512 de RAM e um processador de pelo menos 1.6 GHz seria um bom começo...


    Abraços!

  5. #5
    gustaveiras
    Visitante

    Padrão Re: informações sobre máquina virtual

    É exatamente isso que eu disponho! E, não, no trabalho não rola de jogar Unreal - ou qualquer outro jogo! Não sei se vou fazer isso por que tenho outras coisas para fazer, mas que seria interessante o aprendizado, seria!

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: informações sobre máquina virtual

    Olha... se isso serve como estímulo... eu adorei as minhas horas dedicadas ao brincar com o VMware. É que eu já tomei minhas decisões à respeito de distribuição, mas para quem está querendo começar a estudar qual é a que você mais gosta, é uma ótima também.

  7. #7
    gustaveiras
    Visitante

    Padrão Re: informações sobre máquina virtual

    Stéfano,

    Eu conheço basicamente duas distribuições: O Slackware 10.2 e o Kurumin/Ubuntu (já que as duas são baseadas no Debian). Ambas têm seus prós e contras - assim como qualquer uma e, como vi em outro tópico, discutir qual a melhor distribuição é mais ou menos como discutir política, futebol, religião, sexo dos anjos, etc.

    Sei que ainda há um universo a aprender em cada uma das distribuições, e algo percebi é que o suporte em fóruns é muito bom - desde que você saiba fazer as perguntas certas!

    Estou montando, para uso em casa, uma máquina. A idéia de usar o VMware partiu da decisão que tomei em não fazer dual boot. Vou deixar um linux rodando e as aplicações que precisar de windows farei dentro de uma máquina virtual. Não sei exatamente qual máquina será, mas já tenho algumas premissas: 1 Gb RAM (DDR400 dual channel), HD SATA de 120Gb ou mais e processador AMD-64 939P. Como o processador será a última coisa a comprar, talvez compre um de núcleo duplo - daí só alegria. Isso deve acontecer no decorrer do próximo mês!