+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas sobre qmail

    ola, estou tentando instalar um servidor qmail com vpopmail, SquirrelMail, Courier-Imap, QmailAdmin e me surgiram algumas duvidas:

    1 - Sei que o Vpopmail tem como objetivo auxiliar no gerenciamento de dominios virtuais com qmail. Mas na prática, qual seu real papel, o que ele faz d verdade ?

    2 - Se eu quiser instalar o QmailAdmin, eu preciso ter o Apache rodando ?

    3 - Qual a diferença de usar Maildir e Mailbox ?

    4 - Caso eu quisesse, eu poderia ter o qmail funcionando, somente instalando o qmail e mysql, ou preciso de mail algum outro pacote para fazer o qmail funcionar ?

    5 - Tem como eu instalar Qmail e testá-lo sem ter um dominio virtual registrado ?

    6 - Algumas empresas tem o site como: www.empresa.com.br, e nesse sites as vezes tem "outros sites" dentro do endereço, (ex: www.empresa.com.br/fulano). Como eu posso fazer isso ?


    []s......renato

  2. #2

    Padrão Re: duvidas sobre qmail

    1 - Sei que o Vpopmail tem como objetivo auxiliar no gerenciamento de dominios virtuais com qmail. Mas na prática, qual seu real papel, o que ele faz d verdade ?
    O vpopmail é um software voltado para o facil gerenciamento de dominios virtuais para o qmail ou postfix, ou seja, voce nao precisa do mesmo para configurar seu qmail com varios dominios virtuais, mas ele facilita e muito a tarefa.
    Retirado do site oficial: http://www.inter7.com/vpopmail
    "prover uma forma facil de gerenciar dominios virtuais e nao /etc/passwd (ou seja, contas de email que nao sejam de sistema) contas de email em seus servidores de email qmail ou postfix."

    2 - Se eu quiser instalar o QmailAdmin, eu preciso ter o Apache rodando ?
    Sim, voce precisa do apache. o qmailadmin nada mais é que um cgi-bin, escrito em C, GPL também. Logo voce precisa do apache para hospeda-lo e faze-lo disponivel.

    3 - Qual a diferença de usar Maildir e Mailbox ?
    Mailbox mantém todos os emails em um unico arquivo.
    Imagine voce recebendo centenas ou milhares de email por dia, e os mesmos sendo anexados a esse arquivo. Para ler um email em especifico, é necessario localizar, nesse arquivo, tal email. Para apagar um email em especificio, e' preciso apagar um pedaco do arquivo onde fica o email, e depois restaurar o mesmo.

    Com Maildir, cada email tem seu proprio arquivo. Para localizar, apagar etc.. voce precisa fazer uma 'varredura' no diretorio do usuario em busca do email desejado.

    REsumidamente, Mailbox cai bem para pequenas caixas de correio, ja Maildir para grandes quantidades.

    4 - Caso eu quisesse, eu poderia ter o qmail funcionando, somente instalando o qmail e mysql, ou preciso de mail algum outro pacote para fazer o qmail funcionar ?
    Basicamente voce precisa apenas do qmail (nao levando em consideracao as dependencias) para dizer que tem um servidor de emails rodando e funcionando corretamente. Cabe a voce decidir qual backend de manipulacao/autenticacao irá utilizar (mysql, vpopmail, ldap, etc.)

    6 - Algumas empresas tem o site como: www.empresa.com.br, e nesse sites as vezes tem "outros sites" dentro do endereço, (ex: www.empresa.com.br/fulano). Como eu posso fazer isso ?
    Basta criar subdiretorios no diretorio configurado como seu DocumentRoot no apache.


    5 - Tem como eu instalar Qmail e testá-lo sem ter um dominio virtual registrado ?
    Sem problemas. Para isso, basta hospedar um dominio virtual localmente em seu servidor DNS e fazer os testes. O unico porem é que voce nao poderá enviar emails externamente, mas localmente voce poderá testar normalmente.


  3. #3

    Padrão Re: duvidas sobre qmail

    obrigado, ajudou muito 10!!! ^_^.....abraços...