+ Responder ao Tópico



  1. #1
    crazy4tech
    Visitante

    Padrão Arquivo passwd

    Ola pessoal,

    Eh o seguinte, deu um pau no hd do meu servidor, e consegui recuperar parte das informações.

    Recuperei o arquivo passwd, mas a pasta home dos usuarios nao...

    Existe uma maneira de eu recriar as pastas home com base nos usuarios do arquivo passwd??

    Uso o CentOS 4.3 (se nao me engano...) hehehehe

    Desde ja agradeço

    Abraços!

  2. #2
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Re: Arquivo passwd

    Olá...

    Sim, você pode recriar sim. No arquivo passwd você tem as informações dos usuários, "homedirs", uid, gid... Se for muitas informações, crie um script para pegar o nome dos usuários e criar as pastas. Não esqueça de dar as devidas permissões para a pasta dos usuários e alterar o grupo.

  3. #3

    Padrão Re: Arquivo passwd

    Sarve!!!

    Joga isso dentro de um script no seu /home, dê permissão de execução e manda bala.

    Código :
    #!/bin/bash
     
    for i in `cut -d':' -f1 /etc/passwd`; do
      mkdir $i
    done

    Na hora do aperto, a gente faz o negócio meio por cima para dar uma idéia, mas tenha em mente que os usuários que possuem um diretório dentro do /home são aqueles que possuem um UID maior que 1000 (Não é exatamente convencionado, mas é de bom uso)[/b]. O script acima vai criar diretórios para todos os usuários, inclusive os usuários de sistema com o UID abaixo de 1000. Das duas, uma: Ou você cria tudo e deleta depois o quê não for ou você joga um if ali para que crie apenas os que possuam UID maior ou igual à 1000.


    Um abraço!


  4. #4

    Padrão Re: Arquivo passwd

    nao se esqueca de inserir no script pra ele mudar o dono e o grupo de cada pasta.
    chown $1:users /home/$1 -R

    como um exemplo.. rrs
    abraço :-P