+ Responder ao Tópico



  1. #1
    JAJ
    Visitante

    Padrão qmail-scanner

    Ola pessoal tudo bem?
    tenho um servidor de e-mail com qmail,vpopmail, SquirrelMai etc.... e com o Clam Anti Vírus, SpamAssassim e qmail-scanner. Esta tudo funcionando normalmente, esta barrado vírus e spam, o problema é que quando as ferramentas de antivírus e antispam detectam um vírus ou Spam elas deletam ou mandam para quarentena mas não mandam uma mensagem para o emissor do vírus ou spam avisando que sua mensagem foi apagada ou esta em quarentena. Ou seja, avisando que não foi possível a entrega do e-mail para o destinatário. Sabem onde devo configurar para que isso passe a acontecer???

    Obrigado
    JAJ

  2. #2

    Padrão Re: qmail-scanner

    Bom dia JAJ,

    edite o arquivo "qmail-scanner-queue.pl" em "/var/qmail/bin/", localize a linha citata abaixo:

    "#Addresses that should be alerted of any quarantined Email
    my $NOTIFY_ADDRS='admin';"

    Altere para:

    "#Addresses that should be alerted of any quarantined Email
    my $NOTIFY_ADDRS='admin,sender';"

    Efetue o stop / start do qmail.

  3. #3
    JAJ
    Visitante

    Padrão Re: qmail-scanner

    Ola tudo bem, Obrigado cara, era justamente isso que precisava para deixar meu servidor de e-mail mais profissional. Fiz o que vc sugeriu e colocando a palavra “sender” quando eu tento envia um e-mail com vírus do meu domínio, ou seja do meu webmail ele avisa que o e-mail que estava tentando envia não foi entregue e tal, Legau, mas outra coisa que eu também queria era que quando alguém de um outro domínio por exemplo do “clic21” [email protected] me enviasse um e-mail com vírus o meu servidor enviasse um e-mail pra ele avisando que naum foi possível entregar o e-mail dele porque continha vírus. Baseado no que vc me passou pesquisei e encontrei os seguintes parâmetros que podem ser passador na variável my $NOTIFY_ADDRS:

    none|sender|recips|precips|admin|nmladm|nmlvadm|all

    Tentei todos mas nem um deu certo para o que eu queria. O parâmetro “recips é legau, quando alguém de outro domínio tenta me envia uma mensagem com vírus ele me avisa que o cara tentou me enviar um e-mail com vírus. Mas não avisa o cara que o e-mail que ele tentou enviar possuía vírus. Que era justamente o que eu queria.

    Vc sabe se existe como fazer isso??
    E se naum for abusar , naum consegui descobrir onde fica o arquivo com as mensagem que avisam que o email continha vírus pra traduzilos. Se souber e puder me ajudar ficarei grato.
    Obrigado
    JAJ

  4. #4

    Padrão Re: qmail-scanner

    Caro JAJ;

    o "sender" notifica aos usuários independende do dominio, talvez não tenha funcionado no seus testes pq esqueci de colocar um comando que deve ser executado após alteração "qmail-scanner-queue.pl" o comando é "/var/qmail/bin/qmail-scanner-queue.pl -g". Feito isso re-inicie o qmail.

    Quanto as mensagens de notificação tambem não sei informar aonde ficam para traduzi-las, mas no meu caso elas estão em pt_BR. Essa opção foi setada durante o processo de instalação, dentre as opções de configurações informadas utilizei --lang pt_BR. Acredito que seja necessário re-complilar seu qmail-scanner com essa opção para as mensagens ficaram em pt_BR.