+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    fala galera, como estão as coisas??

    pessoal, tenho um servidor aqui q ha uns tempo atrás o AP levou um raio, queimou a placa de rede do servidor, o AP foi testado e funcionou belezudo.

    troquei a placa de rede do servidor, configurei ela blz..

    mas acontece o seguinte, qdo reinicia o servidor ele para de compartilhar a internet e do nada volta a funcionar...

    a placa de rede que queimou era uma onboard, e estava como eth0, desabilitei esta placa no BIOS e coloquei outra pci, configurei como eth0 e com seu devido IP e máscara.

    alguém sabe de alguma explicação para isso??

    valeu

  2. #2

    Padrão Re: Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    Cara, se a placa de rede era onboard, dificilmente voce pode ter certeza que somente ela foi danificada com o raio, afinal de contas não existe muita separacao e protecão entre componentes onboard. Talvez o poblema seja com a placa mãe, que apesar de estar aparentemente OK trava de tempos em tempos. Um PC meu atingido por raio tinha o mesmo comportamento aleatório, travando do nada as vezes

  3. #3

    Padrão Re: Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    cara..

    mas aqui ele só dá problema depois q reinicia, se não reiniciar fica funcionando belezudo

    um dos porém é q eu não pude fazer testes no servidor pessoalmente, a única coisa q eu pude fazer é entrar remotamente no servidor, se eu pelo menos estivesse lá entraria como um micro cliente e daria um tracertroute pra verificar onde está parando...

    é estranho, pois parece q ele deixa de fazer o roteamento dos pacotes

    qdo um micro cliente pinga um IP destino chega no servidor mas não passa... :/

  4. #4

    Padrão Re: Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    coisas que me ocorrem, de imediato..
    rota - por algum motivo a rota se perde..
    gateway default - idem
    forward de pacotes - idem

    essas são coisinhas que a gente tem que ver - ou remota ou localmente - usando as ferramentinhas tradicionais, vc sabe como é.

    cá entre nós, vc não deu muitas informações para que a gente pudesse estimar algo, não é mesmo? Nem a distribuição a gente tá sabendo.


  5. #5
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Re: Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    uma coisa q vc pode testar se quando rebora o arquivo
    /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    esta setado como 1 ... senao , nao vai compartilhar internet ne ca pompa ,.. como nosso amigo disse acima ... forward dos pacote ... vc nao passou muitas informacoes pra ajudar !

  6. #6
    clebereng_2004
    Visitante

    Padrão Re: Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    Olá amigo, depois de reiniciar tenta esse procedimento abaixo, e verifica se resolve o problema. ??
    abra um console do linux. OK
    crie um script com o nome
    --> vi net.sh
    dentro dele digite as seguites linhas
    #ROTEAMENTO
    modprobe iptable_nat
    echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
    iptables -P INPUT ACCEPT
    iptables -P FORWARD ACCEPT
    iptables -P OUTPUT ACCEPT
    #-------------------------------- FINAAL do script------
    para torna-lo executavel
    digite chmod +x net.sh
    agora execute esse script digite do console ./net.sh
    agora tenta ir na maquina cliente de verifica se a internet esta funcionando, OK, depois me responda se funcionou.. valew fui.

  7. #7

    Padrão Re: Servidor após reiniciar não compartilha mais internet

    pessoal...

    é o seguinte...

    acredito q dei informações suficientes para entenderem meu problema, mas só pra relembrar o q eu já descrevi:

    01 - possuia um servidor rodando belezudo
    02 - queimou a placa de rede onboard - eth0 (ligada aos clientes)
    03 - desabilitei a placa no BIOS
    04 - coloquei uma placa nova como eth0 (RTL-8139)
    05 - configurei-a com os valores de IP que a eth0 antiga tinha

    ip_forward já está marcado como 1 no sysctl.conf, ainda mais que já estava funcionando antes da placa queimar

    após ligar o servidor ele não compartilha a internet imediatamente, mas após alguns minutos passa a compartilhar, parece servidor NTP, só funciona depois de algum tempo.

    mas no servidor a internet funciona sem problemas.

    Informações adicionais:
    Debian Sarge 3.1r1

    acho um pouco difícil, mas qdo se troca uma placa de rede quais são as coisas que precisamos configurar? até onde sei é configurar o módulo e o endereço IP..

    valeu