+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Como alguns já sabem, estou começando um provedor aqui na cidade, legalizado, tudo bonitinho pois já tenho empresa e não posso arriscar ter "problemas" com a lei, mesmo pq, tudo que começar errado, pode terminar errado.

    PRECISO DE TUDO HOMOLOGADO, POR TANTO SÓ VALE EQUIPAMENTOS HOMOLOGADOS OK ?


    Vamos lá, passada a faze da papelada, site survey etc.. agora vou comprar os equipamentos para começar a instalar a Base, depois vem o link etc..

    Eu tenho um server, prontinho com Mikrotik, mais os computadores para administração etc...

    De início para 50 clientes, não vou usar o MK como ap,ele vai ficar em baixo, não na antena, e ficará como gateway.... controle de banda etc...

    O que posso usar de rádio, nada muito caro pois já todo gastando uma grana.. ???

    Estou em dúvida entre:
    AP SENAO SL 3054 B/G
    AP SENAO SL 2611cb3
    ABOCOM WR254
    Samsum SL3000 não tenho certeza se é esse o modelo.
    Podem indicar algum também !!

    E antena omni homologada ? Penso em usar as aquario setoriais que postei em um tópico anterior, aquelas branquinhas de 60 graus 12 dbi homologadas. Não poderei comprar setoriais caras agora.. a grana tá curta.

    Postem suas experiências, quantos usuários conectados.. isso vai me ajudar muito..
    Conto com vcs amigos.
    Abraços. Alam Dias

  2. #2

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Pessoal to precisando muito disso.. devo comprar os equips essa semana

    Vlw

  3. #3

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Brother, pelamordedeus, não usa o SENAO 3054...é uma merda como AP Outdoor. Eu usei um, não chegeui a colocar nem 10 clientes, o bixo começou a não aguentar mais.

    Pode colocar um SENAO CB3 2611, é bem melhor, mas tipo, acho que no máximo uns 20 clientes simultâneos. O que você pode fazer, e o que é recomandado, é usar painéis setoriais, e em cada painel usar um desses SENAO, ai você pode chegar ai nuns 80/100 clientes por repetidora. Porém, fora Mikrotik/LinuxAP, o que o pessoal mais recomenda por ai é o AP2000, ai vc coloca cada painél num cartão (lembrando que o AP2000 pode ter 2 cartões cada).

    Como painél setorial, vc pode usar o de 14 dBi da Hyperlink ou os painéis da Pluton (PTX16), que por sinal, são ducaralhu mesmo!

  4. #4

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    se va nao investir em sua torre.. acho melhor vc nao montar...

    senao athe uns 25~30 clientes.. custuma funcionar.. dps disso.. começa a acontecer coisas "estranhar" .... ping alto... conexoa lenta...

    recomendo vc usar como ap, ap2000 ou terabeam ap plus.. com cartoes orinoco gold..

    antenas vc usa painel setorial pluton ou hyperlink ... recomendo o hyperlink 14db 90 graus .. eh homologado.. e tem polarização contraria da omni.. ja ajuda a nao ter interferencia se tiver algum concorrente... sem falar que o sinal fica showw.


    eh muito melhor vc chegar no cliente e ja ter certeza que o problema eh no cliente...

  5. #5

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    HeuHUEH...Aê alexandre, acho que agente tava respondendo esse tópico "ao mesmo tempo"...HEuhUEhuEH

  6. #6

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Penso sim em investir na torre, mas caraca, essas hyperlink é caro com força, mas fazer o que né ..

    Alguém me passa uns preços aí !!

    Agradeço desde já amigos !!

  7. #7

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    mas nao adianta vc economizar muito na torre.. porque tem muita antena que com o tempo passa a oxidar.. enxer de agua.. ai... barato sai caro :P

  8. #8

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    seguinte, os APs SENAO 2611 vc encontra numa média de 600,00. As antenas PLuton PTX-16 tá numa faixa de 900,00 cada. AP2000 você consegue por 1400,00 com um cartão. todos os preços em reais. (é uma média de preços hein!)

  9. #9

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    ap senao 400 reais ...

    www.americansatelite.com.br

  10. #10

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Os rádio Ovislink presta ?

    Abraços

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Citação Postado originalmente por alamdias
    Os rádio Ovislink presta ?

    Abraços
    Para usar como AP, esquece...

    Se quise gastar pouco, comece ao menos com uns swl 3300 da sansumg. Melhor seria o AP2000 da proxim com uma setorial em cada cartão (orinoco gold ou silver). Antenas setoriais IDEAL de 12 dbi, há pouco tempo estavam custando 200 e poucos reais.

  12. #12

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Isso aew pessoal.. cheio de dicas !! Vlw mesmo..

    Mas vamos á uma coisa boa para todos..pelo menos eu acho..

    Em contato com a TSM Antenas http://www.tsm.com.br eles me passaram o valor dessa antena:

    Painel Setorial 9 Dbi 120Graus Polar. Verti. *HOMOLOGADA* R$ 237,00
    (+10por cento Desc. para pagamento á Vista)
    http://www.tsm.com.br/produto.jsp?id=186

    Painel Setorial 12, Dbi 90Graus Polar. Verti *Homologada* R$ 235,00
    http://www.tsm.com.br/produto.jsp?id=1

    O que acham ?
    No caso de usar as de 120 graus, preciso de 3 ok ? estava pensando em usar pra começar colocar 3 PCI DWLG510 em cada antena dessa de 9dbi no meu mikrotik..

    O que acham ? ficaria legal ?

    Deem suas dicas aew e desde já agradeço a atenção de todos

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Sobre a TSM só tenho uma coisa a dizer: são as melhores antenas nacionais que já vi. Agora se fosse vc preferiria as de 12 dbi 90°. :-)

  14. #14

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Certo... então teria que usar 4 antenas dessa para dar 360graus... posso usar as 4 PCI DWL G-510 ? Estava olhando e vi que têm 32mw de saída.. será que cubro meus 2km á 5 km aqui ?

    Abraços

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Não sei sua topologia nem a altura do POP, mas com as antenas de 12 dbi e esses cartões 32 mW, conseguirá cobrir essa área entre 2 e 5 km, sem muitos problemas.

  16. #16

    Padrão Re: Qual Rádio (AP) usar agora ??? Colaborem

    Aqui é tudo plano, plano mesmo.. tem 3 prédios na beira da praia, o resto é prédin de 4 e 5 andares.. visada muito boa... a torre vai ficar em uma casa de 4 andares, + 6 de altura ou seja 18 metros..

    E sergio, vlw pela prontidão nas resposta !!