+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro arquivo passwd


    Galera, boa tarde a todos .....
    Temos um servidor rodando o Conectiva 8 numa empresa. Eu fui hoje adicionar um novo usuário através do comando adduser nome_do_usuario e aparece a seguinte mensagem :

    #adduser usuario
    #adduser : unable do lock password file

    Ou seja, está dando a entender que o sistema não consegue bloquear o arquivo password para incluir um usuario.

    Alguém aqui já passou por esse problema ? Se puderem me dar alguma dica, fico grato.
    Obrigado ....... :?

  2. #2

    Padrão Re: Erro arquivo passwd

    êrro estranho, caso vc não esteja, por algum motivo, com êle aberto em outro terminal.

    bem, chame o vipw (como root), para poder refazer o banco de dados. Apenas entre, olhe, depois "shift :wq" . Depois verifique se funciona normal. SE não, volte aqui, vamos ver o que é..




  3. #3

    Padrão Re: Erro arquivo passwd


    Irado, boa noite. Obrigado pela resposta. Infelizmente eu executei o comando que você mencionou e dá uma série de mensagens de erros. Na verdade eu acho que essa máquina está toda baleada. Como no cpd o no-break deixou de funcionar tem um bom tempo e a empresa não investe nisso, dá muito pique de energia na região onde se encontra a empresa. Não tem sistema operacional nenhum que segura isso. Já aconteceu de num mesmo dia, dar 3, 4 picos de energia num espaço muito curto. As vezes a máquina está reiniciando e vem outro pique de energia. Eu vou reinstalar o sistema operacional e aproveitar colocar outra distro.
    Mas valeu mesmo ... Muito obrigado .... um grande abraço .... :-)

  4. #4

    Padrão Re: Erro arquivo passwd

    opa, mano veio, foi gentileza comentar/compartilhar conosco isso aí. Bem, só espero que vc tenha (pelo menos) alguma coisa de backup para poder resgatar (principalmente) arquivos de usuários, senão vc vai ouvir um bocadão.

    sugestão (forte): mude o SO para (por exemplo) mandriva última versão, ou fedora ou SuSE. São boas distribuições corporativas (eu sou mais pela SuSE). Ou Slackware, que é (habitualmente) minha opção. O conectiva foi descontinuado e o 8 é bem antigo.

  5. #5

    Padrão Re: Erro arquivo passwd

    Oi irado ,

    aproveitando o thread e também não querendo começar um flamewar sobre distros, você disse que:

    mude o SO para (por exemplo) mandriva última versão, ou fedora ou SuSE. São boas distribuições corporativas (eu sou mais pela SuSE).
    Minha dúvida ficou sobre o que você considera um distribuição corporativa, só a título de curiosidade.

    Um grande abraço, Duca :-)

  6. #6

    Padrão Re: Erro arquivo passwd

    são as "distribuições" de caixinha, pelas quais vc paga um pouco mais - tá bem, paga um pocão a mais - mas tem o suporte do "empacotador", se surgirem problemas. Como exemplo cito uma situação que me ocorreu, alguns anos atrás, na instalação da SuSE (acho que 7.2) em um pc-power (máquina risc). Ficamos dias "conversando" com um pessoal da alemanha, suporte feroz, com 2 a 3 zé-mail dia, até que o problema foi resolvido: a IBM havia alterado o hardware (digamos, série 601 para 601.a) sem comunicar a ninguém que o 'firmware' havia mudado. A SuSE correu atrás da IBM, furiosamente, até conseguir os novos 'hooks' e fazer um patch.

    Imagino que as grandes emprêsas não têm grande dificuldade de desembolsar 200 ou 300 paus pra ter essa mordomia, daí minha classificação de "corporativa". Pessoalmente, uso Slackware e Debian, mas grandes emprêsas NORMALMENTE gostam de suporte externo (ou garantia de).

    Mas enfim, isso é opinião PESSOAL e vc sabe, "opinião é como bunda, todo mundo tem uma, mas só a do outro fede"

    flames > /dev/null


  7. #7

    Padrão Re: Erro arquivo passwd

    Valeu cara !!!

  8. #8

    Padrão Re: Erro arquivo passwd


    Irado, boa noite mais uma vez, nobre amigo. Graças a Deus, eu tenho backup sim. Esses problemas surgiram na verdade, porque eu instalei da semana passada prá cá, um outro OpenVPN. Precisavámos conectar uma empresa do grupo, na matriz. Na matriz, tem 2 servidores, servindo 30 máquinas. Um rodando o Slackware 10.2 que compartilha a internet. E o outro com o Conectiva 8, que foi instalado tem muito tempo, rodando os sistemas de gestão da empresa. No lado filial, também instalei o Slackware, só que a versão 11, RC1. Mas deu problema até dizer chega. Mas aí percebi que a máquina que me arrumaram estava bichada também. Peguei então um velho Pentium 200 MMX, instalei o Slackware 10.2 e o OpenVPN roda um show. A minha dor de cabeça começou quando eu fui criar algumas regras de Iptables nesse Conectiva 8 para permitir o redirecionamento do Slackware para o Conectiva onde roda aplicativo em Cobol. O Conectiva não permite nem pingar nele. E ele também não pinga do outro lado do OpenVPN. Mas no resto, a rede inteira é vista no ambiente de rede, tanto de um lado quanto o outro, que dá de um lado 30 máquinas e do outro, 5 máquinas. Dá para fazer uma salada de mapeamento na rede. Mas infelizmente esse Conectiva está todo corrompido. Vou instalar nesse sábado o Slackware ou o próprio Debian, que são distros que eu utilizo. Tem uma filosofia entre empresários, principalmente aqui em Goiânia que eu particularmente, fico indignado. O Linux tem a fama de rodar em máquinas antigas. E os empresários acham que colocar um Pentium 4, Pentium 3, enfim uma máquina mais moderna é desperdício de equipamento. Aí ficam empurrando prá gente K6/2-300/500, Pentium 200, Pentium 333, etc. E querem que a coisa funcione. A gente olha para o parque de informática da empresa, neguinho tudo trabalhando em Pentium 4, Celeron, Dell, etc, mas o aonde tem que ter máquinas boas, não deixam mesmo. A gente vai lá e faz, mas aviso antes, que a máquina pode não suportar. E que se der problema, azar do empresário. Os caras não gostam de ver uma máquina como servidor parada, sem ninguém usando ela. Êta filosofiazinha idiota e pobre desses empresários.
    Mas valeu Irado. Obrigado mais uma vez ... Um grande abraço .... :-)