+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vitorld
    Visitante

    Padrão SuperComputador Caseiro

    Pessoal Gostaria de Tirar uma duvida. tenho em casa 3 celeron 600 com 128 mb de ram cada gostaria de saber se eu montar um cluster com eles. qual seria o desempenho deles, tipow ele ficara com um p4 ou um atlhon..

  2. #2

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    vitorld,

    Um cluster com 3 celerom 600 não chegaria nem perto de um P4. Com base na sua pergunta acho que você não conhece sistemas de clusters, por isso vou tentar de dar umas dicas.

    Em primeiro ligar a eficiencia de uma cluster não esta associada somente a velocidade de seus processadores; existem outras coisas envolvidas como a velocidade de sua rede, por exemplo. Na realidade, a velocidade da rede é um dos fatores que mais contribui para a velocidade a eficiencia do cluster.

    Outra coisa é que para os programas funcionarem em cluster (de forma paralela) eles precisa ser feitos para isso, ou seja, não espere que seu amarok, kde, office, etc funcionem em cluster porque não vão funcionar. A programa para cluster (programação paralela) é bastante complexa e geralmente destinado (na maioria das vezes) a softwares de engenharia, geofisica, meterologia e renderização.

    Caso você tenha interece neste assunto existe um bom livro em portugues chamado "CONSTRUINDO SUPERCOMPUTADORES COM LINUX " do Marcos Pitanga.

    [] Dotta

  3. #3

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    Mas existem sistemas que permitem que programas não específicamente escritos para clustesr possam ser utilizados em tais ambientes, como o clássico openMosix, que permite a migracao de tarefas entre máquinas no cluster, de forma que aplicativos que não caibam em algumas restricoes (memória compartilhada e etc) possam ser usados com *possíveis* ganhos de performance

  4. #4

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    evandrofisico,

    O openMosix não paraleliza as tarefas, mas sim manda para um nó dos cluster nemos carregado.

    [] Dotta

  5. #5

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    Eu não disse que o openmosix magicamente paraleliza a execucao de softwares.....
    No caso de algumas situacoes de uso softwares não paralelizados podem ter ganho em performance por ocupar uma CPU "sozinho", além de que existem softwares comuns com a opcao de utilizar-se mais de um processo, havendo ganho de performance quando executados em clusters, como por exemplo o Maple, John the Ripper e weplab, por que nestes casos o ganho de performance é semelhante ao otido no uso de multiplos processadores.
    As desvantagens são que a comunicacao do stub (que fica na máquina que carregou o processo) e a parte que está lteralmente sendo executada no host remoto ocorre a uma velocidade inferior ao de ums sistema SMP legítimo e existirem restricoes ao tipo de processo que pode ser migrado. Para aplicacoes onde vc mesmo pode escrever o código e definir rotinas paralelizadas (ou por meio de bibliotecas e protocolos como os do MPI e PVM, por exemplo) existe SIM um ganho em relacao a execucao em uma máquina standalone.
    Agora, vitorld, que tipo de aplicacao vc quer dar para o seu cluster caseiro?

  6. #6

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    evandrofisico,

    Eu sei o que você esta falando e o a os software que vc citou quase todos são de engenharia. No caso se vc tiver uma boa rede e nós bosn o ganho com cluster é muito bom, eu já fiz varios teste. É evidente que não se compara com o smp (por ex. de uma SGI Altix).

    [] Dotta

  7. #7

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    Estou gostando do debate... interessante, interessante... só não vamos baixar o nível daqui à 5 posts, ok?

    Mandem bala! Ops... quer dizer... nodes... ah, vocês entenderam!

  8. #8

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    Citação Postado originalmente por Stéfano
    Estou gostando do debate... interessante, interessante... só não vamos baixar o nível daqui à 5 posts, ok?

    Mandem bala! Ops... quer dizer... nodes... ah, vocês entenderam!
    Sim nós é nodes em portugues... hehehe

  9. #9

    Padrão Re: SuperComputador Caseiro

    Eu sei =).

  10. #10

    Padrão

    Só lembrando ao o openmosix é baseado em migração de processos entre sistemas pares.

    Portanto, se uma máquina está sobrecarregada ele migra os processos para outro nó.

    []'s

    Marcos Pitanga