+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Patxi
    Visitante

    Padrão Reinicio automático numa hora determinada

    Alguém conhece cómo fazer que o sistema Ubuntu reinicie automaticamente numa hora determinada (à hora que eu queira) é posíbel?
    eu acho que tem alguém um script pra o inicio, mais nao conheço onde pô-lo, e tampouco o conteúdo do script.
    Ciao! e muito agradecido pelas dicas

  2. #2

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    vc pode acessar o arquivo /etc/crontab e agendar um horario para o reboot do sistema..

    procure aprender como funciona o cron,aprendi semana passada e ele é muito útil,faz o q vc quiser na hora que vc quiser...

  3. #3

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    O comando shutdown permite que voce agende o reboot do sistema em determinada hora. Caso voce precise fazer isso esporadicamente (sem uma frequencia definida de tempo), utilize o proprio shutdown. Caso voce precise reinicia-lo com frequencia (diariamente, semanalmente, etc.. ) utilize o cron.
    A sintaxe para o comando shutdown é

    shutdown -r hh:mm

    ex.: shutdown -r 01:00

    irá reiniciar o servidor uma hora da matina.

    Fabio K. Lima
    LPIC1/81913

  4. #4

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    cara..

    por curiosidade, qual a finalidade do reboot?

  5. #5
    Patxi
    Visitante

    Padrão Muito agradecido pelas dicas...

    Muito agradecido pelas dicas!!!
    Agora vai pra faze-lo...

    O motivo do reinicio é o seguinte: tenho um pc reproduzindo uma continuidade (um vídeo streaming), porém a connexao dos pcs é WiFi, e tem problemas, algumas vezes falha, e devo reiniciar as equipes. Pensei que se reinicia a cada dia (mínimo o vlc) numa hora que não se necessite soluciono o problema, e não preciso fazer uma viagem cada vez que falha.

    Saudades... Patxi

  6. #6

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    a conexão wifi falha e resolve-se somente reiniciando o micro??

  7. #7
    Patxi
    Visitante

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    oi!!! nao entendeu..... eu tem os dois pcs: 1:Emisor videoStreaming 2:Receptor

    Preciso uma conexao continuada... numa cidade com muita interferença electromagnética e a distancia entre os dois é 15 Km. O WiFi tem num momento mais largo de banda e num momento é menor... entao o receptor, ao faltar-lhe alguns pacotes para a reproduçao momentaneamente. Numas veces recupera, porém nao é sempre asim. Precisa o reinicio do VLC periódicamente, e pode despreocupar-se. Entao preciso o control horario do reinicio... e não lhe faz nenhum dano à equipe reiniciar diáriamente.
    Ainda nao provei o cron...vai pra lá.... ciao gente!!!

  8. #8
    Patxi
    Visitante

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    AAHH!!!! a distribuçao é XUBUNTU.... pra ter menos no sistema. Mais é o mismo. Nao muda nada da base do Ubuntu convencional. Só que tens menos pacotes instalados.
    Ciao!!

  9. #9
    Patxi
    Visitante

    Padrão É facil

    Eu procuré com o cron e ao fim encontrei!!

    No Webmain pode se faser. O webmain tem pra a creaçao dos scripts do cron. E pode determinar a hora, o dia, a frecuença...tudo.

    Muito agradecido gente.... ate a proxima. Ciao!! Saudades desde Barcelona...

  10. #10

    Padrão Re: Reinicio automático numa hora determinada

    editar no cron, /etc/crontab ,esse arquivo tb tem no ubuntu

  11. #11
    Patxi
    Visitante

    Padrão um artigo com a explicaçao

    Oi! tem um artigo onde pode encontrar a explicaçao detallada do cron e o seu funcionamento.

    Olha: http://www.infowester.com/linuxcron.php

    Lá tem tudo, ao menos é o melhor que encontrei.

    Ate logo.... agradecido ao fim...