+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conectiva 10 ou Debian

    Boa noite pessoal estou iniciando no linux e gostaria de saber qual dessa distros e melhor pra começar???e onde acho tutoriais de instalaçao e configuração das mesmas

    vlw

  2. #2

    Padrão Re: Conectiva 10 ou Debian

    cara...

    acabei de escrever isso em outro tópico... mas vamos lá...

    distribuição vai depender de vc, vai do gosto de cada um...

    tem gente q gosta do conectiva, tem gente que gosta do debian, tem gente q gosta do kurumin, ou ubunto, ou redhat, ou fedora.. e assim vai..

    vc deve ter ouvido as frases do tipo: "slackware é muito dificil", "debian é muito dificil", "conectiva é bem fácil", "conectiva é ruim".. e assim vai...

    eu comecei no conectiva, fiquei um bom tempo com esta ditro, resolvi esperimentar o slack, tudo no braço, é o mais unix-like que existe, gostei muito dessa distro...

    depois troquei conectiva por debian, puts... distribuição muito boa, nao volto mais pro conectiva..

    resolvi testar o CentOS, nao gostei nenhum pouco, nao sei pq...

    é como disse... depende de cada um...

    vai depender também do q vc vai fazer??

    vc quer ele pra usar como desktop? servidor? ou oq???

    se vc for usar como servidor, geralmente é tudo em modo texto, o slack é uma boa pedida, pois se aprende muito com essa distro, pois é tudo no braço...

    se for usar como desktop, vai depender da sua vontade, o kurumin e o ubuntu são bem fáceis de usar, mas se vc quer algo bruto, use debian, tanto pra desktop como pra servidor...

    valeu

  3. #3

    Padrão Re: Conectiva 10 ou Debian

    como menciona o colega lucianogf, distribuição é questão de opção inteiramente pessoal, como religião, mulher, profissão.. aquela que fizer mais a sua cabeça será a sua. Vou apenas complementar.

    a) A debian é considerada sempre como "antiga". Um pacote atualizado nela deve ter sido lançado lá pelo tempo dos dinossauros. Já houve (estão havendo) discussões fortes a respeito dessa "mania" de testar, testar, testar.. enquanto o tempo passa, passa, passa.. e as outras distro se mantêm mais atualizadas (BTW, em que pese essa consideração pela segurança, servidores importantes foram invadidos em 2x menos de um ano).

    b) conectiva.. hmm.. bem, foi descontinuado. Descontinuado significa OBSOLETO. Como o fusca 64, vc encontra usuários, mas não é um Logus. Ou BMW. Foi substituido pelo Mandriva, que é bem atualizado.

    Experimente todas. Fedora, SuSE, Debian (a mocinha de 170 anos), Slackware.. uma delas vai se encaixar certinho com vc.

    ps: uso Debian e Slackware


  4. #4
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Conectiva 10 ou Debian

    O que dizem da Debian é uma verdade parcial. De fato a distribuição estável (stable) é um pouco defasada porque somente entram softwares super-hiper testados, porém o atraso não é muito grande, cerca de um ano ou menos (tem gente que ainda usa o Ruindows 95 :-) ). É recomendada para uso em máquinas de produção (servidores, roteadores, etc), que não podem ficar dando pau. Eu acho que é uma das mais fáceis de se administrar, desde que que respeitemos a sua política e disciplina.
    Para quem quer ficar mais atualizado, tem a árvore "testing", muito boa para desktops e que virá a ser a próxima "stable". Os malucos sem vida social além do computador ainda podem escolher a "unstable", com o software que ainda está no forno.
    A Mandriva, assim como a Suse e a Redhat, são produtos comerciais, com o objetivo claro de ganhar dinheiro e, para isso, algumas vezes preterem a estabilidade e a segurança, ao incorporar softwares menos maduros para seduzir o usuário. Possuem ferramentas bastante cômodas, que facilitam o dia a dia, mas que, na minha opinião, podem viciar.
    A Slackware é um caso à parte. Foi uma das primeiras a se popularizar e é excelente para quem gosta de "pegar à unha". Entretanto não possui um bom sistema de gerenciamento de pacotes, o que exige bastante atenção na hora de instalar, remover ou atualizar alguma coisa.
    Uma boa novidade é a Gentoo, flexível e relativamente fácil de ser administrada. Ainda não tive muito tempo para conhecê-la direito, mas eu acho que promete.
    Distribuições como a Knoppix, Kurumim, Ubuntu ou Famelix aliviam um problema, a instalação e configuração, mesmo assim parcialmente, porque quando cismam de não detectar algum hardware, por exemplo, acabam por exigir o conhecimento necessário para se usar distros mais robustas. Por serem gráficas por padrão, não rodam bem em computadores modestos, e são indicadas apenas para desktops e iniciantes.
    É isso. No mais, assino embaixo do que o pessoal já postou neste tópico.

  5. #5

    Padrão Re: Conectiva 10 ou Debian


    Tópico legal esse para iniciantes. E as respostas de forma bem madura. Eu também iniciei no Linux pelo Conectiva 8, depois 9 e 10. Mas sempre querendo conhecer outras distros. Quando o Conectiva parou e ficou o Mandrake e virou Mandriva, andei dando uma olhadela nela. Como disseram aqui, Conectiva, Mandriva, SuSE, RedHat, são distros bastantes amigáveis. Bom para quem é iniciante. Kurumin e Ubuntu também se encaixam bem nisso. Agora, realmente concordo com a opinião do pessoal. Eu uso o Slackware e andei instalando o Debian. São distros mais para quem já tem um conhecimento maior de Linux. E essas duas, para servidores, são bem interessantes. Mas como falaram, o forte é o ambiente texto, onde quem vem do windows, com certeza não deve gostar. Mas, essas 2 distros, nos dá uma oportunidade maior de conhecer o Linux por dentro. Aí realmente vai depender muito do seu gosto pessoal. Mas comece com alguma, participe de fóruns, pesquise no Google, e com certeza você irá conhecer outras distros.
    Um grande abraço .... :-)