Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Todo mundo sabe a dificuldade quando der um problema em um AP MK quando se trata de um PC instalado em uma caixa la em cima da torre e estiver chovendo ou coisa do tipo.

    Para isso estave pensando em fazer igual as operadores de Celular fazem, colocar tudo em baixo na Casinha da Torre e os paineis la em cima, sei do problema de perda de sinal em relacao ao cabo RGC, mas se utilizar cartões com mais potencia sera que nao supre a perda do cabo ?


    Quem puder tirar essa duvida fico muito Grato.

  2. #2

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Pode até ser. Quem sabe usando aqueles cartões Ubiquiti de 400mW + Cabos LMR400 ou LMR600...mas eu nunca trabalhei com esses cabos. Alguém que conhece sabe dizer qual o melhor? Se funfa fazer isso!?

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    tem cabos com menor atenuação q o rgc213, como o cf 1/2, mas é caro, acho + viavel por o pc em cima da torre...vc já viu o tamanho dos excitadores das operadoras de celular?

  4. #4

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    bem, eu uso aki pcmcia 200 Mwts na torre, alguém sabe me dizer em % quanto perderia de sinal usando a omni na torre e o ap mik em baixo, tem 15 Metros ? usando rgc 213

  5. #5

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Cara em porcentagem não saberia te dizer, mais veja bem um experimento que fiz... eu ultilizava aqui um ap senao em cima da torre apenas com um pigtail tenho uma lan house a 4km da torre, onde chegava o sinal com 77%... então sem mudar a antena coloquei uma ubiquiti sr2 em baixo da torre no servidor onde uso 20mts de cabo RGC213 da marca (KMP), dizem que é a melhor marca... a ubiquiti chega a 400mw em G, porém estou trabalhando com ela em B. o sinal na lan house que antes chegava com 77% agora ta com 94%.

    tive um problema nos horários de pico com pings q chegavam a 3000 ms, suspeitei da ubiquiti, mais cheguei a conclusão que o preblema erão as conexões simultâneas... agora, tudo resolvido e com 20mts de cabo.

  6. #6

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por Colt
    Cara em porcentagem não saberia te dizer, mais veja bem um experimento que fiz... eu ultilizava aqui um ap senao em cima da torre apenas com um pigtail tenho uma lan house a 4km da torre, onde chegava o sinal com 77%... então sem mudar a antena coloquei uma ubiquiti sr2 em baixo da torre no servidor onde uso 20mts de cabo RGC213 da marca (KMP), dizem que é a melhor marca... a ubiquiti chega a 400mw em G, porém estou trabalhando com ela em B. o sinal na lan house que antes chegava com 77% agora ta com 94%.

    tive um problema nos horários de pico com pings q chegavam a 3000 ms, suspeitei da ubiquiti, mais cheguei a conclusão que o preblema erão as conexões simultâneas... agora, tudo resolvido e com 20mts de cabo.
    Tenho um rolo de 100 Metros do cabo 213 da marca KMP também, vou fazer uns teste aki hoje a tarde, vou instalar uma omni que tenho aki parada e ver o sinal nos clientes, posto o resultado pra voceis saberem como foi...

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    atenuação em 100 metros Rgc-213 62 Dbm, Rgc-58 82 Dbm

  8. #8

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    olá colega aki eu uso um cartao senao de 200mw, meu micro ap fica uns 10 mts do chao e la na ponta, ou seja mais 20 mts pra cima eu coloquei um amplificador e 2w e uma omini, nao estou tendo problemas nao...

  9. #9

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Eu Tenho uma com Cabo Rg8 com 15 metros com cartao Dwl G520 e o sinal esta tranquilo, na verdade nao usar cabo Rgc ou usar 15 metros nao muda nada nao percebi diferenca de sinal nos clientes.

  10. #10

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por patrickcanton
    Eu Tenho uma com Cabo Rg8 com 15 metros com cartao Dwl G520 e o sinal esta tranquilo, na verdade nao usar cabo Rgc ou usar 15 metros nao muda nada  nao percebi diferenca de sinal nos clientes.
    O amigo quiz diser o rgc58?

    Bem, minha torre tem apenas 18 metros, estou fazendo uma caixa com 2 metros do chão, ou seja, vou utilizar 16 metros de cabo rgc 213, e a depois vou trocar para o rgc 58, pra ligar o pcmcia (senao sl-2511cd ext2 Plus) 200 Mwts até na omni, alguém arrisca opinar sobre perda ou não de sinal, posto o resultado a noite...

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Muda muito, quanto menor o cabo menor é a atenuação do sinal até a antena, esses dias fiz um teste pratico, a 2 km da minha torre usei um kit cliente composto por antena Proeletronic + 10 metros do cabo rgc213 + pigtail + placa realsat 63 mw
    tava com sinal de 72%
    tirei o pigtail, o cabo rgc 213 e arraquei o conector da antena, soldei direto no cabo da antena 10 metros do cabo rgc 58 (aquele + fino) e na outra ponta comprei um conector pra por na placa, resultado:
    sinal de 72% pulor para 94%
    o rgc 58 perde + sinal q o 213 mas tirei do jogo 3 conectores q cada um perde no minimo 0,75 de db + economia de 44 reais pois pago 6,3 reais no 213 e o rgc58 custa 1,90 sem contar q o conector é a metade do preço do pigtail!
    Vivendo e aprendendo!!!

  12. #12
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    ele deve estar falando rg8 (lmr 400) tem menor atenuação q o rgc213
    Citação Postado originalmente por wagnercandioto
    Citação Postado originalmente por patrickcanton
    Eu Tenho uma com Cabo Rg8 com 15 metros com cartao Dwl G520 e o sinal esta tranquilo, na verdade nao usar cabo Rgc ou usar 15 metros nao muda nada nao percebi diferenca de sinal nos clientes.
    O amigo quiz diser o rgc58?

    Bem, minha torre tem apenas 18 metros, estou fazendo uma caixa com 2 metros do chão, ou seja, vou utilizar 16 metros de cabo rgc 213, e a depois vou trocar para o rgc 58, pra ligar o pcmcia (senao sl-2511cd ext2 Plus) 200 Mwts até na omni, alguém arrisca opinar sobre perda ou não de sinal, posto o resultado a noite...

  13. #13

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Com certeza o que eu disse 'e o RGC 8 tem perda menor que o 213 o 58 nao da pra usar nem pra pigtail perde 2 db por metro.

    Citação Postado originalmente por wagnercandioto
    Citação Postado originalmente por patrickcanton
    Eu Tenho uma com Cabo Rg8 com 15 metros com cartao Dwl G520 e o sinal esta tranquilo, na verdade nao usar cabo Rgc ou usar 15 metros nao muda nada nao percebi diferenca de sinal nos clientes.
    O amigo quiz diser o rgc58?

    Bem, minha torre tem apenas 18 metros, estou fazendo uma caixa com 2 metros do chão, ou seja, vou utilizar 16 metros de cabo rgc 213, e a depois vou trocar para o rgc 58, pra ligar o pcmcia (senao sl-2511cd ext2 Plus) 200 Mwts até na omni, alguém arrisca opinar sobre perda ou não de sinal, posto o resultado a noite...

  14. #14

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    15 mts do cabo RGC213 vai dar uma perda de 4dbm, em torno de 0,265dbm por metro. Se for em 2.4Ghz em 5.8Ghz a perda é maior.

  15. #15

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Gostaria de fazer o apelo a todos os amigo que façam a leitura desse artigo "Inimigo de peso em redes wireless" e vejam a importancia de saber como usar com o cautela essa maravilhosa ferramenta que é a transmissão de dados por RF.

    http://tecnociencia.jor.br/index.php...id=14&Itemid=1

  16. #16

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    naum lembro direito mas acho q é isso..se alguem souber me corrija..

    Cabo RGC 213 - Perca por Metro 0,26 DB

    Cabo RGC 58 - Perca por Metro 0,65 DB

    Emenda com Conector - Cada perde 0,50 DB

    Situação

    Antena com PC no Chão e 10 Metros de Cabo

    Usando RGC 213:

    Perca no Cabo (2,6 DB) + Perca nas 3 Emendas dos Conectores (1,5 DB)
    Total - 4,1 DB

    Usando RGC 58:

    Perca no Cabo (6,5 DB) + Perca nas 2 Emendas dos Conectores (1,0 DB)
    Total - 7,5 DB

    Vejam q a diferença é grande....isso soh em 10 metros e pra quem usa mais..

    OBS: Não contei a perca do Tamanha do Cabo do PIGTAIL e nem da Emenda Interna da Antena...

    isso ae..espero ter ajudado..

    até...

  17. #17
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Nota sobre o cabo RGC58: Muitas pessoas afirmam ERRONEAMENTE que o cabo RGC58 é muito inferior ao cabo RGC213 e que não funciona bem, causa perda, etc... ISSO É MITO. Em testes TÉCNICOS, que executamos, o cabo RGC58 apresentou inferioridade de 8% (OITO POR CENTO!!!) em relação ao cabo RGC213, ou seja, se você capta 70% de sinal com o RGC213, com o RGC58 você irá ter uma perda de 8%, captando apenas 65% de sinal, o que praticamente não influencia na velocidade de conexão. Quem realmente entende de wireless sabe analisar e comprovar a situação. O cabo RGC58 é o melhor custo x benefício do mercado, além de ser infinitamente mais fácil de trabalhar do que o RGC213. Se você não conhece as conexões diretas com cabo RGC58, EXPERIMENTE !

    Características Dimensionais*
    DIÂMETRO NOMINAL DO CONDUTOR CENTRAL = 1,024 (mm)
    DIÂMETRO NOMINAL DO DIELÉTRICO = 3,00 (mm)
    BLINDAGEM SECUNDÁRIA = 80 (%)
    DIÂMETRO NOMINAL DA CAPA = 4,95 (mm)

    Características Elétricas*
    IMPEDÂNCIA NOMINAL = 50 (O)
    VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO NOMINAL = 85 (%)

    ATENUAÇÃO NOMINAL
    FREQÜÊNCIA: (MHz) / ATENUAÇÃO: (dB/100m)
    10 / 2,90; 50 / 7,00; 100 / 10,35; 200 / 14,40; 400 / 20,80; 600 / 25,70; 800 / 30,50; 1000 / 34,90

  18. #18
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom

    Emenda com Conector - Cada perde 0,50 DB

    conector com pino de latão atenuação de 0,50 db pino de cobre 0,75 db

    OBS: Não contei a perca do Tamanha do Cabo do PIGTAIL e nem da Emenda Interna da Antena...

    atenuação do pigtail 1 DB!

  19. #19

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Galera, me desculpa essa correção CHATA, mas eu vou fazer, pq eu vejo demais esse erro no meio da galera que discute sobre Wireless e isso tá me deixando muito agoniado:

    Não é "PERCA por metro"; o certo é "PERDA por metro"

    Então vamo lá. O certo é: "Perda de sinal"; "Perda de pacotes"; etc...

    Agora o certo com a Palavra PERCA: "Que a ARGENTINA PERCA todos os jogos de futebol"....

    Putz, sei que eu fui o maior mala, mas meu já tava agoniado mesmo!!! :-P

    Agora voltando ao tópico, e sobre os Cabos LMR (400/600) ninguém tem nada a dizer sobre?

  20. #20

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por patrickcanton
    Todo mundo sabe a dificuldade quando der um problema em um AP MK quando se trata de um PC instalado em uma caixa la em cima da torre e estiver chovendo ou coisa do tipo.

    Para isso estave pensando em fazer igual as operadores de Celular fazem, colocar tudo em baixo na Casinha da Torre e os paineis la em cima, sei do problema de perda de sinal em relacao ao cabo RGC, mas se utilizar cartões com mais potencia sera que nao supre a perda do cabo ?


    Quem puder tirar essa duvida fico muito Grato.
    Caro Patrick e demais usuários,

    Então essa sua idéia passa pela cabeça de todos nós. Infelizmente não podemos nos comparar com operadoras de telefonia móvel que têm em seu orçamento 500 mil reais para estruturar uma torre simples enquanto nós nos quebramos com 5 a 10 mil (quando conseguimos tudo isso).

    Para que você coloque um computador dentro da casinha da torre em uma torre de 50 metros, por exemplo, e você irá utilizar pelo menos 55 metros de cabo o OS RG/RGC são impraticáveis pois a atenuação (que é logaritmica e por isso não é possível medir em porcentagem) seria um absurdo (nem me prendi ao cálculo mas chuto algo na ordem dos 90 dB).

    Façamos a conta simples de que com paines de 12 dB + 24 dB nos clientes + placas + amplificador... Nem assim chegaria perto de ter sinal.

    A solução seria usar cabos com menos atenuação como o LMR600. Infelizmente não são cabos fáceis de encontrar e muito menos baratos. Um cabo de 55 metros com conectores usando o LMR600 deve custar algo na faixa de 4 mil reais (chutei). E ainda assim teria uma atenuação da ordem de 22~28 dB.