Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Galera, me desculpa essa correção CHATA, mas eu vou fazer, pq eu vejo demais esse erro no meio da galera que discute sobre Wireless e isso tá me deixando muito agoniado:

    Não é "PERCA por metro"; o certo é "PERDA por metro"

    Então vamo lá. O certo é: "Perda de sinal"; "Perda de pacotes"; etc...

    Agora o certo com a Palavra PERCA: "Que a ARGENTINA PERCA todos os jogos de futebol"....

    Putz, sei que eu fui o maior mala, mas meu já tava agoniado mesmo!!! :-P

    Agora voltando ao tópico, e sobre os Cabos LMR (400/600) ninguém tem nada a dizer sobre?

    nem vo fala nda pra naum criar caso...

    atéeeeeeeeeeeee

  2. #22

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Mr_Doom,

    Essa correção do português já foi feita aqui várias vezes. Infelizmente ainda contamos com alguns clientes que não conseguem ver que existe uma diferença e, bem colocado pelo roney, é agoniante ver escrito "perca"... Nem leio mais os posts com erros desse modo.

    Sei que não sou perfeito no português mas sei que todos os meus posts são entendíveis. Infelizmente as vezes não sei expressar o que quero, mas o texto em sí pode ser lido sem problemas.

  3. #23

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    obrigado....

    bom eu uso o fórum pra tirar dúvidas relacionados a wireless e ao mikrotik (assim como a maioria)...naum me procupando muito com a forma q escrevo..tento apenas deixar compreencivel....pois naum tenho tempo de verificar se aquilo ou se isso...

    se tem algumas pessoas q pensam q estaum usando o fórum do UnderLinux como Literatura..o problema é de vcs..

    to aqui pra soma em conhecimento Wireless e Mikrotik....naum em Portugues...

    fuisssssssss

    OBS: só pra esclarecer..naum é Mr_Doom e sim Mr_Dom..

  4. #24

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Ola patrickcanton !!
    cara.. as torres de celular. fazem assim porque a estrutura e os equipamentos deles foram proprios para isso então fica mais facil.
    mas nada impede de voce fazer algo parecido tambem. logico que se voce colocar 30 metros de cabo vai complicar.. e voce nao pode nem pensar em usaro o RGC213
    e sim o LMR600 ou 900 que sao cabos muito caros !!!
    mas colocando um amplificador externo la na ponta proximo a antena ja ajuda legal.
    com uma distancia nao tão grande..
    mas ainda recomendo ver um PC-AP mais estavel eu recomendo usar aquelas placas da Intel D865PREL ja usei sao muito boas. .nao precisam nem de video para iniciar. super Estaveis e tambem iniciam sozinhas caso tenha sido deslidadas incorretamente por falta de energia..

    Um grande abraço a todos !! Vlw

  5. #25

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Amigos, a imagem diz tudo, dão uma olhada, só tem uma observação, as duas omnis são da mesma marca, hypertec, a primeira é a geração 2, e a de baixo é a primeira geração, que ja tem + - 8 meses de uso, e a geração dois é zera, chegou ontem... do retante é tudo igual, marca e modelo, a única direrença é os 15 metros de cabo que to usando na geração 2...

    vai entender agora...

    desculpa ai. agora sim...

  6. #26

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por wagnercandioto
    Amigos, a imagem diz tudo, dão uma olhada, só tem uma observação, as duas omnis são da mesma marca, hypertec, a primeira é a geração 2, e a de baixo é a primeira geração, que ja tem + - 8 meses de uso, e a geração dois é zera, chegou ontem... do retante é tudo igual, marca e modelo, a única direrença é os 15 metros de cabo que to usando na geração 2...

    vai entender agora...
    vc ia por uma foto ak. pq nau estou endendendo nada.

    inte..............

  7. #27

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por wagnercandioto
    Amigos, a imagem diz tudo, dão uma olhada, só tem uma observação, as duas omnis são da mesma marca, hypertec, a primeira é a geração 2, e a de baixo é a primeira geração, que ja tem + - 8 meses de uso, e a geração dois é zera, chegou ontem... do retante é tudo igual, marca e modelo, a única direrença é os 15 metros de cabo que to usando na geração 2...

    vai entender agora...

    desculpa ai. agora sim...
    Faz o mesmo teste usando um cartão ORINOCO e mostra pra gente o Link Test dele... Depois que tu fizer isso ai sim a gente volta a comparar...

  8. #28

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por wagnercandioto
    Amigos, a imagem diz tudo, dão uma olhada, só tem uma observação, as duas omnis são da mesma marca, hypertec, a primeira é a geração 2, e a de baixo é a primeira geração, que ja tem + - 8 meses de uso, e a geração dois é zera, chegou ontem... do retante é tudo igual, marca e modelo, a única direrença é os 15 metros de cabo que to usando na geração 2...

    vai entender agora...

    desculpa ai. agora sim...
    Faz o mesmo teste usando um cartão ORINOCO e mostra pra gente o Link Test dele... Depois que tu fizer isso ai sim a gente volta a comparar...
    Amigo, não disponho deste cartão aki, mais sem querer acabei percebendo um detalhe que me chamou a atenção...
    Coloquei os cartões em canais diferentes, cartão01 no canal 1 e cartão02 no canal 11
    para minha surpresa o cartão 01 trabalhou blz, a imagem diz tudo, e o cartão02 conectava mais dava muita perda de pacote, sem condições de trabalho, ai veiu uma luz de coloca-lo no canal 1 para testar, e adivinha, os dois cartões estão pau-a-pau no sinal, e ainda to usando os 15 metros de cabo. pq, o canal manda tanto assim, alguem sabe me dizer o que aconteceu ?

  9. #29

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por wagnercandioto
    Amigo, não disponho deste cartão aki, mais sem querer acabei percebendo um detalhe que me chamou a atenção...
    Coloquei os cartões em canais diferentes, cartão01 no canal 1 e cartão02 no canal 11
    para minha surpresa o cartão 01 trabalhou blz, a imagem diz tudo, e o cartão02 conectava mais dava muita perda de pacote, sem condições de trabalho, ai veiu uma luz de coloca-lo no canal 1 para testar, e adivinha, os dois cartões estão pau-a-pau no sinal, e ainda to usando os 15 metros de cabo. pq, o canal manda tanto assim, alguem sabe me dizer o que aconteceu ?
    O canal 1 por ter menor comprimento de onda pode sim melhor muito o desempenho de um sistema wireless. Normalmente utilizamos o canal 1 para enlaces de longa distância. Técnicamente é algo complicado de eu explicar aqui no fórum mas, enfim, o canal 1 têm melhor desempenho.

    Quanto a explicar essa situação a unica forma é usando um software que mostre o sinal tanto que você recebe quanto o que o provedor envia em dB e não em % pois é difícil de identificar qualquer solução ou mesmo resolução em um sistema logaritimico medindo ele em %...

    Além disso precisamos ver o signal level e o noise level de ambos os lados.

  10. #30

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Amigo, acho que é isso que vc quer saber, o software da placa pci não mede assim, só em %, mais esta tela do mikrotik mostra de onde parte o sinal como esta... tem como vc dar sua opinião sobre ela ? a ajuda ta sendo de muita utilidade... obrigado...

    só pra dizer, a placa que recebe este sinal está sem antena externa, somente com a anteninha padrão que vem com ela, e está a + 60 metros da torre...

  11. #31

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    olha Amigos entrei em contato com o pessoal da DataLink ele tem o cabo lmr 1200 e custa +- 40,00 o metro e os conector para ele custa 53,00 cada tipo eu tenho um torre de 48 mts de altura então vou gastar entorno de 106,00 + 2000,00 = 2.106,00 para colocar o ap em baixo da torre, olha seria muito bom fazer isto mais e muita grama.
    o vendedor me disse que as empresa de celular usa um cabo mais grosso que este LMR 1200. outra coisa aqui neste site tem um com paração de quanto os cabos de diversa bitola tem de perda por 100 mts o LMR 1200 e equivalente ao 7/8. http://www.maila.com.br/suporte/cable_loss.html as operadoras de celular usa CellFlex 1 5/8 , que pede 4,8 db em 100 mts .
    Olha usando o cabo LMR 1200 50 mts ele tera um perda de 3,4 em 50 mts + 0,75 + 0,75 dos contor então uins 5 db se vc tiver um equipamento com 400Mw acho ele chegaria la na antenas no minimo de 126mW (26 db) - 5 db 21 db e ai então isto e e o que os calculo matematicos mostra e ai alguem quer pagar este preço para testa na pratica ?
    http://www.maila.com.br/suporte/db_mw.html calculo de Decibels para Milliwatts
    http://www.maila.com.br/suporte/link_margin.html Margem de link:
    http://www.maila.com.br/suporte/free_space_loss.html Freespace loss


    estou outros links tem mais coisa interesantes

  12. #32

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    amigos, é seguinte, instalei na minha torre duas omnis, uma de 8,5 e outra de 18,5, todas hypertec, e estou usando 15 metros de cabo rgc-213 para liga-las aos cartões senao de 200 Mwts, antes de montar, fiz alguns testes de sinal e a perda foi mínima em comparação ao ap em cima da torre, usando apenas o pigtail do cartão, vou concluir as instalações hoje e posto como ficou o sinal nos clientes pra voceis saberem...

  13. #33

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por pro2
    olha Amigos entrei em contato com o pessoal da DataLink ele tem o cabo lmr 1200 e custa +- 40,00 o metro e os conector para ele custa 53,00 cada tipo eu tenho um torre de 48 mts de altura então vou gastar entorno de 106,00 + 2000,00 = 2.106,00 para colocar o ap em baixo da torre, olha seria muito bom fazer isto mais e muita grama.
    o vendedor me disse que as empresa de celular usa um cabo mais grosso que este LMR 1200. outra coisa aqui neste site tem um com paração de quanto os cabos de diversa bitola tem de perda por 100 mts o LMR 1200 e equivalente ao 7/8. http://www.maila.com.br/suporte/cable_loss.html as operadoras de celular usa CellFlex 1 5/8 , que pede 4,8 db em 100 mts .
    Olha usando o cabo LMR 1200 50 mts ele tera um perda de 3,4 em 50 mts + 0,75 + 0,75 dos contor então uins 5 db se vc tiver um equipamento com 400Mw acho ele chegaria la na antenas no minimo de 126mW (26 db) - 5 db 21 db e ai então isto e e o que os calculo matematicos mostra e ai alguem quer pagar este preço para testa na pratica ?
    http://www.maila.com.br/suporte/db_mw.html calculo de Decibels para Milliwatts
    http://www.maila.com.br/suporte/link_margin.html Margem de link:
    http://www.maila.com.br/suporte/free_space_loss.html Freespace loss

    estou outros links tem mais coisa interesantes
    Bem interessante esse site... Um dia ainda terei grana pra comprar um CellFlex 5/8... hahahaha... Mas está longe pacas esse dia...

  14. #34

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    E ai Wagner alguma novidade?
    fez os testes?

  15. #35

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Citação Postado originalmente por Silvawireless
    E ai Wagner alguma novidade?
    fez os testes?
    Fiz sim, a perda de sinal foi em média de 15 à 18%, ou seja, onde pegava 80% passou a pegar 65 até 70%. usando 12 e 15 metros do rgc-213, em alguns casos a perda foi maior, nos clientes mais longes. os clientes onde o sinal éra forte, nem da pra sentir, apenas alguns % a menos, mais ja faz diferença na hora de conectar alguém mais longe, com sinal um pouco mais fraco...
    Resumindo, no meu caso não foi compensativo, visto que tenho muitos clientes distantes, e muitas árvores...

  16. #36

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Tive dando uma olhada no cabo LMR600
    ELE TEM PERDA MINIMA! 14,5 db por 100mtrs de cabo!
    se usarmos ele em uma torre de 30 mtrs da uma perda colocamos 35 mtrs dele da uma perda de 5,075 db Vale a Pena!
    http://www.kerax.com.br/produtos/lmr600.pdf

    O que naum vale a pena eh o preço dele fica em 30,00 o metro ou seja 35mtrs X R$ 30,00 = R$1.050,00


  17. #37

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Silva,

    Se você está conseguindo esse cabo a R$ 30,00 o metro ainda assim vale a pena e muito. Eu nunca encontrei LMR600 a menos de R$ 63,00. Fora que os conectores também são carinhos.

    Eu estou estudando a meses uma opção para minhas torres e provavelmente a partir do ano que vem eu passe a migrar elas para modelos estilo celular.

  18. #38

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    Como assim Nataniel? Isso muito me interessa!!!

  19. #39

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    roney,

    O modelo que falo é de colocar apenas os paineis no topo das torres e deixar todos os equipamentos em uma caixa refrigerada. Para isso eu preciso de cabos com menor perda (e não "perca"). Os cabos LMR600 são a melhor opção mas são caríssimos. O amigo falou que conseguiu a R$ 30,00 o metro, estou aguardando para que ele me diga onde foi e qual vendedor.

  20. #40

    Padrão Re: AP MK embaixo e Antenas la em Cima.

    uEhuhEHe (perca)...cara, eu tbm quero fazer isso daqui um tempo, mas por enquanto o custo x perda do cabo fica muito alto!