+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Queues

    Olá amigos do fórum....
    Estou com uma dúvida tremenda na hora de fazer minhas regras...
    Seguinte.. Tenho um LP de 512K e estou liberando banda pros clientes. Meu MK está rodando muito bem, fazendo cache e web-proxy tudo perfeito.
    Porém tem sempre as horas de pico, como não tem como eu aumentar o link, preciso de uma solução pra todo mundo ficar feliz. Já limitei o p2p do range inteiro e agora quero fazer uma regra, nem que seja pra cada cliente, para que possa limitar um pouco, distribuir igualmente, ou algo assim..

    Por exemplo se eu usar o burst com burst time pro pessoal começar novegar sempre blz e limitar o down, etc.. gostaria que vcs postassem alguns exemplos de como vcs fazem isso e fica blz, pois meu link é pequeno e tenho um pessoal bom já pendurado, sempre havendo aqueles engraçadinhos fazendo down e comendo a band dos outros..
    No mesmo tempo não queria limitar em 64K por exemplo pra também que naum fiquei com link de folga e os usuários possam aproveitar ao máximo o link...

    Aguardo respostas...


    Abraços a todos..

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Quantos clientes ? Qual a banda contratada por seus clientes ??

    Qual o perfil do cliente ? Navega ? MSN, Stream ou donwload ??

    A melhor forma de vc distribruir seu link por igual é conhecer o cliente.. por exemplo.. estamos em fazes de testes aqui e usei um amigo de cobaia, joguei para 100k o link dele e falei que tinha mexido no sistema pra melhorar, ele disse . "caraca ficou rapidão..." .. m*rda nenhuma, é que ele só usa pra navegar e usar MSN... e nem sente.

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Citação Postado originalmente por alamdias
    Quantos clientes ? Qual a banda contratada por seus clientes ??

    Qual o perfil do cliente ? Navega ? MSN, Stream ou donwload ??

    A melhor forma de vc distribruir seu link por igual é conhecer o cliente.. por exemplo.. estamos em fazes de testes aqui e usei um amigo de cobaia, joguei para 100k o link dele e falei que tinha mexido no sistema pra melhorar, ele disse . "caraca ficou rapidão..." .. m*rda nenhuma, é que ele só usa pra navegar e usar MSN... e nem sente.

    Abraços
    Então.. Tem uns 50 clientes, a banda contratada é um link de 512 pra todos, como a city é pequena e por haver apenas esse provedor, a net não está ruim, porém quando alguém resolve baixar a toda fica complicado.. Até to pensando em destinar uma cota pra cada um, mas eu queria uma idéia..
    Tipo colocar max 256K pra todo cliente e ativar o burst time com uns 90 segundos, por exemplo..
    E dar prioridades ao pontos mais importantes como prefeitura, escolas, etc...

    Mais ou menos isso...

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    512k pra todos ai.. ferrou..

    usa prioridade.. garantia de banda..

    pra quem usa p2p... vc garante 64k .. e deixa 512k... ai quando tiver cheio.. ele vai sacrificar quem ta fazendo download..


  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Citação Postado originalmente por Nazzi
    Citação Postado originalmente por alamdias
    Quantos clientes ? Qual a banda contratada por seus clientes ??

    Qual o perfil do cliente ? Navega ? MSN, Stream ou donwload ??

    A melhor forma de vc distribruir seu link por igual é conhecer o cliente.. por exemplo.. estamos em fazes de testes aqui e usei um amigo de cobaia, joguei para 100k o link dele e falei que tinha mexido no sistema pra melhorar, ele disse . "caraca ficou rapidão..." .. m*rda nenhuma, é que ele só usa pra navegar e usar MSN... e nem sente.

    Abraços
    Então.. Tem uns 50 clientes, a banda contratada é um link de 512 pra todos, como a city é pequena e por haver apenas esse provedor, a net não está ruim, porém quando alguém resolve baixar a toda fica complicado.. Até to pensando em destinar uma cota pra cada um, mas eu queria uma idéia..
    Tipo colocar max 256K pra todo cliente e ativar o burst time com uns 90 segundos, por exemplo..
    E dar prioridades ao pontos mais importantes como prefeitura, escolas, etc...

    Mais ou menos isso...
    Nazi,

    Duas coisas tu pode fazer para melhorar o desempenho da sua rede:

    1) Limite o número de conexões por IP. No seu caso por ser uma situação crítica limite em 15 ou menos conexões.

    2) Use os queues com o modo burst ativado, assim: velocidade de burst 128k, velocidade de thresold 64k, velocidade limite 32k durante pelo menos uns 300 segundos. Assim seus clientes terão um burst (pico) de velocidade durante um tempo "x" que determinará a média da velocidade. Para quem estiver fazendo download, seja de onde for, por mais de 3 a 4 minutos o sistema irá limitar ele em 1/4 da banda (32 kbps)...

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Nazi,

    Duas coisas tu pode fazer para melhorar o desempenho da sua rede:

    1) Limite o número de conexões por IP. No seu caso por ser uma situação crítica limite em 15 ou menos conexões.

    2) Use os queues com o modo burst ativado, assim: velocidade de burst 128k, velocidade de thresold 64k, velocidade limite 32k durante pelo menos uns 300 segundos. Assim seus clientes terão um burst (pico) de velocidade durante um tempo "x" que determinará a média da velocidade. Para quem estiver fazendo download, seja de onde for, por mais de 3 a 4 minutos o sistema irá limitar ele em 1/4 da banda (32 kbps)...
    Amigo... Vlw mesmo pela dica... Vou implementar aqui e após posto aqui dizendo como ficou, mas era essa a idéia que eu queria ver mesmo...

    Obrigado...

  7. #7
    jocelmo
    Visitante

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Citação Postado originalmente por Nazzi
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Nazi,

    Duas coisas tu pode fazer para melhorar o desempenho da sua rede:

    1) Limite o número de conexões por IP. No seu caso por ser uma situação crítica limite em 15 ou menos conexões.

    2) Use os queues com o modo burst ativado, assim: velocidade de burst 128k, velocidade de thresold 64k, velocidade limite 32k durante pelo menos uns 300 segundos. Assim seus clientes terão um burst (pico) de velocidade durante um tempo "x" que determinará a média da velocidade. Para quem estiver fazendo download, seja de onde for, por mais de 3 a 4 minutos o sistema irá limitar ele em 1/4 da banda (32 kbps)...
    Amigo... Vlw mesmo pela dica... Vou implementar aqui e após posto aqui dizendo como ficou, mas era essa a idéia que eu queria ver mesmo...

    Obrigado...
    Olá pessoal também quero testar vou usar essa mesma configuração de 128k, só q fiquei um pouco confuso. Tenho as opções:

    Limit At 128k
    Max limit 32k
    Burst limit 128k
    busrt Threshold 64k
    busr Time 300s

    é isso ??

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    tenhu o mesmo problema q o seu e eu faço assim , ficou uma maravilha! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    o cliente abre paginas a 90k ,e faz down a 64k ,que vai dar uns 10k de down :-D :lol: :wink:

  10. #10
    rodriguesandersom@hotmail
    Visitante

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Como Faso para entra no meu msn sem ser no saite www.msn.com.br????????????????

  11. #11
    jocelmo
    Visitante

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Valeu Amigão muito obrigado pela dica vou testar e depois falo aki como ficou.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Olá.. observe o gráfico abaixo, onde temos as seguintes configurações como exemplo:

    max-limit=256000, burst-time=8, burst-threshold=192000 e burst-limit=512000
    http://www.mikrotik.com/docs/ros/2.9...ueue_burst.jpg

    Observe que a linha vermelha, vai logo para 512k, que foi o burst-limit, ou seja limite máximo instantâneo.

    Quando a linha verde (velocidade média), ultrapassa a linha azul clara burst-threshold a linha vermelha velocidade atual de download, desce imediatamente para o limite da queue, ou seja, 256k, e notamos que no oitavo segundo, a linha verde tende a baixar para o limite também, 256k, mesmo porque, a verde é a velocidade média.

    Entenderam ? O burst-threshold é o limite onde, o burst-limite pode atuar, até a velocidade média, após o tempo limite, chegar ao limite máximo da queue, 256k.

    Abraços e vamos discutir mais este assunto tão importante.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    muito boa explicação.. parabens e obrigado... nao uso mikrotik.. mas.. ja eh mais conhecimento


  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Ótima ajuda Alam...

    Já deu pra ter o máximo de noção.. Porque até então eu colocava as taxas por colocar, sem saber o que realmente elas faziam...

    Vlw pela dica..

    Abraços

  15. #15
    jocelmo
    Visitante

    Padrão Re: Ajuda com Queues

    Caro amigo Alam muito obrigado pela sua ajuda consegui entender melhor .