+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPoE x Hotspot

    Pessoal, tendo em vista o bom funcionamento de ambos modelos de autenticação, quero perguntar aos usuários mas experientes qual tipo de conexão que oferece mais segurança para o cliente , pppoe ou hotspot ?

    [],s

  2. #2

    Padrão Re: PPPoE x Hotspot

    Os dois são excelentes, cada um com sua caracterísitica. Mas prefiro o hotspot pela facilidade de configuração. Faça um teste nos dois e tire sua conclusão, o que for melhor pra sua estrutura vc adota. Mais em termos de segurança todos dois são excelentes.

  3. #3

    Padrão Re: PPPoE x Hotspot

    pppoe eh mais seguro, por criar um tunel de ponta a ponta evitando boradcast na rede (um cliente vendo o outro)...


  4. #4

    Padrão Re: PPPoE x Hotspot

    Citação Postado originalmente por fabmotcam
    Pessoal, tendo em vista o bom funcionamento de ambos modelos de autenticação, quero perguntar aos usuários mas experientes qual tipo de conexão que oferece mais segurança para o cliente , pppoe ou hotspot ?

    [],s
    fab,

    Eu uso apenas PPPoE em toda minha rede. Comecei ainda com o RP-PPPoE e hoje estou com todos meus concentradores migrados para Mikrotik.

    O protocolo é excelente e a qualidade da conexão também... mas... existe um porém: você precisa de sinal estável para que o protocolo se mantenha.

    O sistema PPPoE manda pacotes de pesquisa para saber quem está online. No Mikrotik em 4 ou 5 segundos de inatividade (sem resposta) o MK desconecta aquele cliente. Isso acontece mais em sistemas Windows. Já em servidores linux que conectam ao MK é rara a desconexão.

    Mas além desse percalço ainda temos o problema de "BIOS", no caso dos clientes, que atrapalha muito o andamento. Eu levei quase 6 meses para ensinar meus clientes o que era a conexão e porque necessitavam dela. Ainda assim perdi clientes para modens ADSL que fazem a conexão... Alguns mudaram para modens USB e ficaram indignados porque tinham que discar também.