+ Responder ao Tópico



  1. #1
    serena
    Visitante

    Padrão Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Olá!

    Preciso escolher um banco de dados livre com o qual eu realizarei trabalhos de auditoria fiscal e gostaria de contar com a ajuda dos mais experientes para esta escolha.

    Esses dados serão oriundos de informações apresentadas por empresas em arquivo texto (formato SINTEGRA para quem conhece).

    Inicialmente, realizarei a conversão dos arquivos texto para tabelas.

    A seguir, conforme o trabalho que eu deva realizar, manipularei dados e estruturas. Portanto, dados e estruturas deverão ser alterados com relativa facilidade, no BD escolhido.

    Este banco de dados não será acessado simultaneamente por dois ou mais usuários.

    Os dados serão acessados, sempre, no disco rígido local.

    Os bancos de dados terão, normalmente, tamanho de até 1GB, mas, eventualmente, poderão chegar a 10GB.

    A idéia inicial é desenvolver em SL para rodar em SL, mas como poderei eventualmente disponibilizar o que for desenvolvido para a utilização de outros colegas, seria interessante que o resultado do trabalho pudesse rodar também em Win.

    Futuramente, desenvolverei um aplicativo mais automatizado para acesso a este banco de dados, usando uma das seguintes linguagens: Python, Java ou Free Pascal.

    Agradeceria muito pelas as opiniões sobre qual o banco de dados utilizar.

  2. #2

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Bem, essa "escolha para banco" de dados depende muito da linguagem utilizada para desenvolvimento e se você prefere estabilidade ao invés de rapidez. O MySQL é um banco muito bom, mas eu não sei se ele suportaria esse tanto de informação que você mencionou aí (Lembre-se... 10 GB de banco é um valor muito grande. Tenho um banco que possui tabelas com milhões de registros e que não passam de 120 MB). Na minha opinião, PostgreSQL seria uma boa para você. Fora isso, tenha em mente que a licença do MySQL é paga quando você vende a sua aplicação. Claro que existem outros bancos, como o Firebird, que poderiam suprir o seu caso sem problemas, mas de prontidão são essas as opções que surgem na minha mente.


    Um abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Você tem muitas boas opções...
    MySQL - é o mais simples e mais versátil, tem muitas restrições quanto a funcionalidades, mas é um bom "armazenador" de informações e bastante rápido para extrações...
    PostgreSQL - seria a minha indicação, é bastante seguro e "aguenta" uma massa de dados grande
    MSDE (SQL Server) - Até 4 G de dados é free... está entre os melhores bancos
    Oracle 10g - Até 4GB é free... no meu ponto de vista é o melhor banco do mercado...
    Firebird - eu não conheço, mas também é free...

  4. #4

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Caro amigo, eu uso o MySQL e nunca tive problemas, porém uso bancos bem pequenos...
    Tenho um amigo que é programador e o mesmo que sempre utilizou MySQL, a um tempo migrou para o Firebird e nunca mais usou o MySQL, me garantiu que o Firebird é bem melhor e estável...
    Acho que vc realmente deveria pelo menos fazer um teste com ele.

    Um abraço e boa sorte!
    Fernando.

  5. #5
    wnbraulio
    Visitante

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Bom dia!

    Dos bancos free que eu USO e usei, seguem os fatos:
    * MySQL: Rápido e bem simples de configurar e usar. Pode-se usar integridade referencial, como também não, ou seja, bem maleável. Só que para backup, você precisará fazer dump, pois os dados ficam em arquivos distintos e podem dar problemas se somente 'zipá-los'. Utilizado diariamente em um sistema que desenvolvi para meu pai em Kylix Open Edition (Cerca de 100Mb);
    * PostgreSQL: A experiência que tive com a versão 7 foi a mais indesejável possível. Mesmo indexando as chaves, o relacionamento entre duas tabelas de 300 mil registros cada demorava 80 segundos para a resposta de uma única linha. Não sei se consertaram nas versões 8.
    * Firebird: Semelhante ao Oracle em muitas coisas (Ex.: do PL/SQL), muito bom em integridade referencial, guarda o banco de dados em um arquivão único (Facilitando backup's) é o que eu mais uso da vender meus programinhas. Tenho um bancão com 400Mb e funciona bem, mas não tão rápido quanto o MySQL. O problema fica quando 'corrompe' o banco; a recuperação de dados pode ser traumática.

    Boa sorte na escolha!

  6. #6

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    tenho postgres 8 e mysql 5 implementado aqui e sinceramente para um banco de 10gigas nao vejo alternativa melhor que o postgres, mysql somente para projetos menores devido a falta de consistencia nas ferramentas.

  7. #7

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    mysql-max aguenta .

    o mysql-max "anda" junto com o oracle em desempenho..

  8. #8

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    mysql-max aguenta .

    o mysql-max "anda" junto com o oracle em desempenho..
    Desculpe... mas como DBA, ler esta afirmação é bastante complicada...
    Para pequenas bases, o MySQL é realmetne muito rápido, justamente por ser bastante "enxuto"..
    Para uma base de 10GB, nem o SQL Server consegue uma performace tão boa quanto o Oracle...
    Das base que eu trabalho (Oracle, SQL Server, PostgreSQL e MySQL) nenhuma supera o Oracle em grandes bases e segurança...
    Eu costumo sugerir o banco de acordo com a necessidade do cliente, quanto maior a segurança e a disponibilidade, mais recursos são necessários, o MySQL não atende, porém é ótimo para páginas WEB pois são rápidos...
    É a mesma coisa que comparar um projeto em PHP e em Java com todas as camadas, especificações e complexidades, o PHP é mais rápido, porém não tem o mesmo nível de segurança do Java. Portanto, para cada projeto, uma solução diferente...
    Eu programo em PHP, ASP, JSP e Java, por isso posso dizer com propriedade qual a melhor solução para cada empresa...

  9. #9
    atf
    Visitante

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    MySQL é um método de acesso sequencial-indexado (ISAM) com uma periferia de padrâo SQL. Tem inúmeras limitações em termos de SGBD mas, para pequenos volumes é muito bom.
    Com o PostgreSQL você poderá armazenar seus textos em formato íntegro, isto é, na forma original, usando o recurso de "grandes objetos" (large objects - lo). PostgreSQL é SL e tem versão para "windows"(cruz-credo).

  10. #10
    Herlon
    Visitante

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Como DBA, tambem faço das palavras do Márcio de Souza Almeida
    as minhas.
    Para um banco com este tamanho, não pensaria em outra alternativa senão o Oracle e diga-se de passagem em um servidor, não maquina workstation, pois um volume deste de dados creio eu que necessite de um excelente controle de segurança e estabilidade.

  11. #11

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    http://www.mysql.com/industry/web/

    tem os cases ai... sao empresas realmente "pequenas" ...

  12. #12
    514ck
    Visitante

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Pessoal, Seguinte

    Se eu redirecionar meu servidor mysql para a internet, Quais os problemas de Segurança eu poderei ter, é válido eu fazer isso pra ter acesso ao banco de dados da loja na minha casa??????

    Alguém pode entrar e pegar os meus dados só por saber o ip e a porta????

    Brigadão....

  13. #13

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    acho que banco de dados... quanto mais longe da internet ficar melhor !!

    melhor vc montar uma VPN simples... e conectar nela.. ai vc consegue acessar o ip local de rede ...

  14. #14

    Padrão Re: Qual o Banco de Daddos Livre usar?

    Como disse o Alexandre Correa, não é bom que o banco de dados seja acessível pela internet, por isso existe o projeto de camadas, onde a camada web fica entre o usuário final e o banco de dados.
    Qualquer banco que fique esposto à internet fica vulnerável a ataques de crackers...