+ Responder ao Tópico



  1. #1
    xangas
    Visitante

    Padrão liberar o acesso externo a uma intranet

    Galera tenho uma intranet em PHP c/ MYSQL, rodando no APACHE 2.0

    tenho um ip válido da VELOX mas este IP é dinâmico, consegui resolver este problema com o site www.no-ip.com, que me oferece um serviço grátis de Dynamic DNS, mas as pessoas não estão conseguindo ver a intranet externamente a empresa, de dentro da rede consigo acessar

    Acredito se meu firewall que esta barrando, alguém sabe como posso resolver este problema?

  2. #2

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    Exatamente quais serviços rodam na sua intranet que devem ser disponibilizados na extranet?


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    Se for acesso via Web, basta apenas liberar as portas 80 e 443 (claro fazendo um DNAT no firewall para estas portas)

    Até :-o :-o :-o

  4. #4
    xangas
    Visitante

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    Caro Stéfano,

    Os serviços são:
    - Acesso via http a intranet, que tem uma agenda de compromissos
    - Acesso via FTP a pastas e arquivos do servidor

    Já consigo isso na rede interna, mesmo com o serviço de dynamic DNS, ou seja, quando estou dentro da rede, em qualquer máquina(todas LINUX-Mandrake 10.1), abro o firefox e digito: http://xyz.no-ip.org/intranet e consigo vizualizar a página, depois digito ftp://xyz.no-ip.org e ele pede o login e senha de acesso as pastas, ou seja de dentro da rede dá tudo certo, mas externamente as pessoas não conseguem.

    O pessoal que pedi p/ testar não abre nada, mas o IP esta correto, ou seja o serviço de dynamic DNS esta funcionando, como meu IP é dinâmico preciso dele p/ atualizar p/ o mundo de forma transparente. Mas os serviços não estão sendo disponibilizados. Por isso acredito ser o firewall que esta barrando.

    Gostaria galera de um help mesmo bem detalhado, se possível, utilizo como servidor o Mandrake 10.1 e o IPTABLES como firewalll. Qual comando habilito o acesso a porta 80 e 21 externamente?





  5. #5

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    Inclusive então, um DNAT para o FTP:

    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 20 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 21 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 80 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 443 -j DNAT --to <ip_interno>

    Espero ter ajudado!

  6. #6
    xangas
    Visitante

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    Caro Mtec

    Vou testar estes comandos aqui no server, mas estes comandos vão ser perfeitamente compreendidos pelo meu LINUX?

    "$fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 20 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 21 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 80 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -i ppp0 -s $EXT --dport 443 -j DNAT --to <ip_interno> "



    Obg pela ajuda.

  7. #7

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    N&#227;o... desculpe!! :-D

    $fw &#233; uma variavel para o path do iptables. No meu caso o script fica dessaforma:

    fw=/usr/sbin/iptables

    se vc executar direto no terminal, use iptables ao inv&#233;s de $fw.

    At&#233; :-o :-o :-o

  8. #8
    xangas
    Visitante

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    OK


  9. #9
    xangas
    Visitante

    Padrão Re: liberar o acesso externo a uma intranet

    e o $EXT o que significa?