Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Assim é dificil começar

    Comprei uma distribuição sot linux da revista cdexpert. Agora nao consigo utilizar o computador para nada. Quando faço o login, aparece uma frase dizendo quando foi feito o ultimo login e na linha seguinte a wxpressao Bash-2,05# verifico que depois dessa expressao eu posso teclar e dar enter. Mas fazer o que. Vcs poderiam me informar um meio de fazer isso ir adiante. A tela eh preta e nao ha nenhuma jamela. Parece que a unica soluçao e teclar um comando adequado.

  2. #2

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Qual foi a distribuição que comprou e como fez a instalação ?
    Deu algum erro no processo de instalação ???

  3. #3

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Cara, procure se informar melhor sobre uma distribuição linux antes de começar.

    Algumas são feitas com mira nos usuários mais avançados, outras são focadas em usuários iniciantes.

    Recomendo a vc não comprar os linux mais esquisitos. Procure por ubuntu, ou kubuntu ou ainda suse, mandriva ou fedora.

    Será uma experiência mais interessante para você, acredite.

    Boa sorte

  4. #4
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    O comando no caso pra você iniciar o ambiente gráfica, que seria o gerenciador de janelas e etc, é
    "startx"
    Portanto, quando na tela "bash#", digite "startx"

    bash# startx [enter]

    Para fazer com que o sistema abra automaticamente o ambiente gráfico, sem antes passar por esse processo todo, edite o arquivo: /etc/inittab, procure a linha: "id:3:initdefault:" (Ultima linha do arquivo), e altera o "3" para "5".
    Salve o arquivo e da proxima vez ele iniciara a parte grafica automaticamente.

    Um editor de texto que voce se identificaria facilmente seria o "pico" ou "mcedit".

    pico /etc/inittab ou mcedit /etc/inittab

    Qualquer duvida volte a postar!


  5. #5

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Olá rsroberto,
    Calma, não fique frustrado se não deu certo nessa primeira tentativa.
    O linux é algo a mais que "next-next-next-finish" entende?
    Não sou nenhum perito, mas conheci o linux há pouco mais de 3 anos e demorei um pouco pra me adaptar, tanto que foi só quando precisei no meu serviço que pocurei saber mais sobre o assunto e acabei aderindo (isso há pouco mais de um ano).
    Neste portal você pode tirar todas as suas dúvidas e espero que você continue tentando e que goste de linux, o q eu não fiz quando conheci linux na escola.

    Abraço

  6. #6
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Re: Psy, startx

    Caro Psy, depois de ler sua mensagem, fui correndo para tentar o startx. A máquina deu uma resposta de uma página inteira. Aparecem frases desse tipo:
    Parse error on line 360 of section Device
    vga is not a valid keyword in this section
    fatal server error, no screens found
    X10 fatal IO error 104 (connection reset by peer) on X server ":0,0" after 0 requests (0 known processed) with 0 events remaining

  7. #7

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    O "X" não deve estar corretamente instalado, ou faltam alguns componentes...

  8. #8
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    De fato, seu Xorg nao deve estar instalado corretamente, digite no console:

    xorgconfig

    E acompanhe os passos pra configura-lo. Qualquer duvida volte a postar!

  9. #9

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Rsroberto, boa noite. Como disseram aqui, tenha calma. Antes de mais nada, não fique assustado, apreensivo, ou já criticando o Linux. O "ambiente", é outro, o aprendizado é outro, etc, etc. E como mencionaram, não tem essa coisa de next, next, next e finish.
    Aliás até tem sim. Quando instalamos um Firefox, Opera, Adobe, etc, da vida, é assim mesmo ....hehehehehe .... E é mesmo.
    Tem muitas distros muito amigáveis na internet e que você pode baixar a vontade. Procure na internet, usando o Google, as distros, SuSE, Kurumin, Ubuntu, Mandriva, que são distribuições voltadas para desktop. A instalação é no estilo windows. Não entre nessa de distros desconhecidas. Esses CD's nem sempre trazem distribuições Linux conhecidas. As vezes são pagos para difundir algum "Linux" qualquer. Busque as mais procuradas. Hoje mesmo, estava vendo um colega instalando o Mandriva 2006 e é um showzão para quem quer uma distro para iniciantes. É do tipo próximo, próximo, próximo e parabéns. Você acaba de instalar o Linux.
    O aprendizado no início é meio nebuloso. Mas nada que faça você desistir.
    Boa sorte, sucessos e felicidades. Bem vindo ao fabuloso mundo Linux .....
    Que Deus te abençõe e tenha perseverança ................ :lol:

  10. #10
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Psy: command not found

    Caro Psy, eu teclei xorgconfig e a resposta foi command not found. Eu teclei depois do bash2.05# e bash2.05$. Não sei se está certo, se vc considera isso como console.

  11. #11

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    tente o comando xf86config

  12. #12
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Psy: um passo adiante, e outro problema

    Caro Psy, utilizando o xf86config, deu para ir adiante, saí daquela tela preta, e aparecem telas coloridas com figurinhas... já melhorou... há um espaço semelhante a barra de endereços, tentei acessar sites da internet, mas nada entra, se peço o site www.folha.com.br aparece como resposta www.folha com.br could not be found.
    Por outro lado, não consigo rolar a imagem no sentido vertical, as teclas de rolagem não funcionam.

  13. #13
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    A qualidade da imagem está perfeita?
    Voce consegue distinguir qual ambiente gráfico voce entrou?

    KDE, Gnome, etc?

  14. #14
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Caro Psy, em algum lugar eu vi escrito KDE. A imagem está extremamente grande, mas pensei que este problema seria menos importante que a impossibilidade de acesso. Fora o tamanho, nenhuma restrição a qualidade da imagem.

  15. #15
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Certo, legal, ele inicou uma interface gráfica entao.
    Bom, naquela telinha preta que voce configurou (xf86config), voce tem a opcao de definir a resolucao que voce deseja que ele utilize, tente rodar o comando mais uma vez e configurar uma resolucao maior para seu monitor.

    Em todo caso, antes do comando, entre no ambiente grafico (startx) e tenta dar um: CTRL ALT +.

    Qualquer duvida volte a postar!

  16. #16
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Mas o acesso a internet, como fica?

    Caro Psy, fico a pensar que as sugestões de sua ultima resposta poderão corrigir o problema do tamanho e talvez a rolagem. O computador não está na minha frente agora. O que mais me preocupa é o acesso a internet. Eu gostaria de primeiro tentar corrigir esse problema. Estou com medo de, ao tentar mexer no tamanho, faça algum erro. Gostaria de tentar corrigir o tamanho depois de conseguir acessar a internet.
    Como o CD de instalação não configurou toda essas "coisas" que constavam no xf86config, fico a pensar que falta configurar mais coisas que a CD deveria ter lido mas não leu, como telefone do provedor. Mas não sei como fazer isso. Se, na sua opinião, a sua ultima sugestão vai corrigir o problema de acesso a internet, diga-me.

  17. #17
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Bom, seria DSL, Cabo ou modem?

  18. #18

    Padrão Re: Assim é dificil começar

    Olá amigo rsroberto, td bem?

    Cara, vou te dar uma dica muito preciosa e se você souber utilizar, você irá aprender muito sobre linux.
    Primeiro entre em http://focalinux.cipsga.org.br/ para você saber um pouco o que é Foca Linux e depois entre em http://focalinux.cipsga.org.br/download.html para você fazer o download da apostila para Iniciantes.
    Esse material é muito bom, eu aprendi e ainda aprendo muito com ele. Depois que você for aprimorando seus conhecimentos, você pode pegar as apostilas versão Intermediário e Avançado. Espero que seja de muita utilidade pra você assim como foi pra mim e muitos outros que aprenderam Linux com as apostilas Foca.
    Falow...

    Abraço


  19. #19
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Linha telefonica comum

    Utilizo linha telefonica comum. O modem deve estar dentro da caixa (gabinete), penso.

  20. #20
    rsroberto
    Visitante

    Padrão Não existe download para iniciantes

    Thiago, a intenção de ajudar sempre tem valor. Agora que o linux tirou meucomputador de funcionamento por mais de um mes preciso pagar caro para acessar e não gostei do contraste entre a propaganda e a realidade. No site que vc recomendou há um download para iniciantes. Ora, ora, iniciante não sabe fazer download. Por que tem gente que adora tanto colocar as coisas para fazer download? Vejo alguns sites que são verdadeiros livros que podem ser vistos sem fazer download. No blogspot coloquei textos que poderiam formar um livro de mais de 100 páginas e não é preciso fazer download.
    O computador deveria trabalhar para nós e não nós para o computador. Ainda espera receber ajuda para poder acessar a internet, o básico. Mas, não conseguindo em mais alguns dias, vou acabar tendo que comprar um windows, e um windows legítimo. Não tenho 7 anos e tempo de sobra. De qualquer maneira, cabe ressaltar que nos outros sites não recebi ajuda que me fizesse avançar um milimetro, e aqui já houve sugestões, principalmente do Psy, que trouxeram um razoável avanço.