+ Responder ao Tópico



  1. #1
    crisleio
    Visitante

    Padrão Como configurar um segundo HD em micro

    Ai galera eu tava precisando de um aajudinha de vcs, eu estou querendo colocar 2 hd em meu pc, para instalar o linux em um e o ruindows em outro, vcs tem algum tutorial ai pra me arrumas Valeu desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar um segundo HD em micro

    Bem, quero deixar bem claro que você também pode rodar tudo em um HD só, particionando o mesmo, mas fica a seu critério.

    Na verdade, nem tem tanto onde se enroscar... você pega o segundo HD e coloca na máquina normalmente. Boota o computador com o CD-ROM da distro escolhida e vai instalando. Vai chegar determinado momento da instalação que ele vai falar sobre os discos-rígidos e particionamento e se você colocou o disco novo na IDE primária como slave, ele vai aparecer como /dev/hdb (Para mais informações sobre reconhecimento de discos em GNU/Linux, você pode olhar este link).

    Preste muita atenção na hora da formatação para não fazer alguma confusão e perder seus dados que estão no outro disco. Se possível faça um backup.

    Se for a primeira vez que você está instalando alguma distribuição e não tem noção alguma da tarefa em si ou do sistema, eu recomendo o acompanhamento de um guia. A Debian possui um guia oficial, mas toda distribuição também possui um. Você pode inclusive pegar o último link e utilizar como uma base, porque os procedimentos de instalação entre as distribuições são muito similares e existem apenas nuâncias entre uma e outra.


    Se pintar alguma dúvida, fala aqui com a gente no fórum.


    Um abraço!

  3. #3
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Como configurar um segundo HD em micro

    Instale o Ruindows primeiro, na HD master da primária (o Ruindows costuma dar problemas se for instalado na secundária ou em drives slave, e tem o problema da letrinha do drive, que pode mudar se você depois instalar um CD-ROM, por exemplo).
    Depois de resolver os conflitos, travamentos, etc. que vem como brinde da M$ :lol:, instale a distribuição Linux na segunda HD. Quando for perguntado onde gravar o boot indique o MBR da primeira HD. A maioria das distros já reconhece quando há outro S.O. instalado e configura o carregador, mas se isso não ocorrer é só procurar no manual da mesma para saber como configurar manualmente o lilo, grub ou outro carregador qualquer que for padrão da distribuição escolhida.

  4. #4
    crisleio
    Visitante

    Padrão Re: Como configurar um segundo HD em micro

    Muito obrigado Rapaziada estou tentando fazer a instalação, as dicas me ajudou a abrir a cabeça Valeu pela ajuda qualquer coisa volto