+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão lixeira no console nao funcionou

    ola, estou tentando fazer uma lixeira no konsole. Ja fiz o script, mas ainda assim não esta funcionando. Abaixo segue o script da minha lixeira. Criei a pasta /home/renato/lixo, e inseri no meu .bashrc a linha alias rm='~/.srm' porém ainda nao esta funcionando, apesar de tar tudo "certo". Eu apago os arquivos sem problemas, mas ao ir no /home/renato/lixo/, não ha o arquivo apagado que deveria estar la. Obs1: Minha distro é Slackware 10.2 .Obs1: o nome do script é .srm e eu colei ele no /home/renato/ .Alguem sabe me dizer pq não está funcionando ?

    #! /bin/bash

    trash="/home/renato/lixo" #caminho da lixeira
    arq=$1 #recebe o arquivo a ser apagado

    if [ -e $arq ] #verifica se o arquivo existe
    then
    mv -f $arq $trash #move o arquivo para a lixeira (pasta lixo)
    else
    echo "$arq nao existe" #caso arquivo não exista, exibe mensagem
    fi;;

    esac


    #Para que o script funcione, de permissão de execução para ele
    #alias rm='~/.srm'
    #Agora, toda vez que for apagar qualquer arquivo, ele irá primeiro para a lixeira ao invés de #apagar.


    e agora, toda vez que eu tento me conectar como root, digitando su e no momento que eu digito a senha (correta) e conseguindo me conectar, aparece a seguinte mensagem:

    renato@slackware:~/lixo$ su
    Password:
    bash: reading: command not found
    bash: wrote: command not found
    bash: reading: command not found
    bash: wrote: command not found

  2. #2

    Padrão Re: lixeira no console nao funcionou

    Opa e ai amigo, tranquilo muito legal sue script uma das dores de cabeça que tenho é quando excluo alguma coisa que não podia rsrsrss mais pode ser uma pecima dica mais como todos estamos aki para ajudar ou pra tentar judar ai vai! Vc da comando # alias rm='~/.srm' como root? Pq pelo que vi o script ta na home do usuario normal então o caminho ta errado deveria ser alias rm='/home/xxxx/.srm' testa ai espero q tenha ajudado!!!


    .:: bA q:-)