+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pen drive - USB

    Pessoal, bom dia.
    Uma ajuda, por favor.
    Sempre que coloco um pen drive no meu SUSE 10.0, ele monta automaticamente o drive e utilizo ele normalmente, mas quando tento desativá-lo em modo seguro, da um erro dizendo que não tem essa partição na fstab.
    Mas aí eu retiro o pen drive, sem desmontar mesmo. E aparentemente o SUSE esta normal.
    Posso sempre fazer este procedimento? Não causará nenhum defeito no hardware ou no sistema operacional?

    Muito obrigado a todos.

    Att

    Diogo

  2. #2

    Padrão Re: Pen drive - USB

    No sistema operacional não creio que venha a dar problemas, mas para o pen drive pode ser fatal, pois tem um colega que perdeu o pen drive tirando diretamente...
    Quando você dá o comando mount ele não aparece na lista ???

  3. #3

    Padrão Re: Pen drive - USB

    Na realidade Marcio, ele monta automaticamente pelo SUSE, mas não consigo "clacando" com o botão direito do mouse em remover com segurança, diz que o dispositovo não pode ser removido.
    Será que é porque estou como usuário padrão e não root?
    Muito obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Pen drive - USB

    Bom, o problema não deve ser permissão, já que você consegue montar (mesmo que de modo automático).
    Você tentou desmontar fora da parte gráfica, isto é, em um terminal ?
    A princípio o Linux deve gerenciar isso, como eu monto e desmonto diretamente no modo texto, não sei como funciona no modo gráfico. Qual X você usa ? (gonome, kde, etc)

  5. #5

    Padrão Re: Pen drive - USB

    Ola Marcio, eu uso o KDE.
    Como poderia fazer para desmontar o pen drive no terminal? Tipo seria umount /dev/pendrive?
    Muito obrigado

    Att

    Diogo.

  6. #6

    Padrão Re: Pen drive - USB

    ola, vc pode tentar desmontar no terminal de duas maneiras, mas estando como root, pra facilitar.

    A primeira maneira é digitando umount /mnt/pendrive (caso vc tenha criado um diretorio para o pendrive no /mnt)

    Outra forma, é tentar com umount /dev/pendrive ...mas claro q tudo isso depende da configuração que vc fez ae no suse. Não tenho certeza se no suse o diretorio padrao de montagem é /mnt , ou /media....

    Caso de algum erro, poste-o aqui, e coloque uma cópia do seu fstab aqui para nos podermos analisar melhor....

    []s...Renato

  7. #7

    Padrão Re: Pen drive - USB

    Valew Renato.
    Amanhã posto no Under o fstab.

    []´s

    att

    Diogo